O relacionamento com o cliente é uma mão na roda para quem deseja vender e fidelizar de forma inteligente.
Se você acompanha nossas dicas para o segmento fitness, já sabe que falamos de CRM anteriormente. Da sigla em inglês Customer Relationship Management, essa atividade é um conjunto de técnicas e recursos feito para que você se relacione melhor com os clientes, melhorando principalmente a comunicação da sua academia, box de CrossFit ou qualquer outro empreendimento fitness.
O que pouca gente sabe, é que o CRM também pode ser usado para fazer você vender e fidelizar mais, aumentando a geração de receita a curto e longo prazo. Afinal de contas, se você sabe falar melhor com seus clientes, com certeza entenderá melhor o que eles desejam para fechar negócio com a sua marca.
Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar o CRM para vender mais. Olhe só!
1- Conhecer o passado para construir o futuro
O primeiro passo de toda estratégia de CRM é manter um histórico de comunicação com o cliente. Mesmo que ele ainda não tenha fechado negócio com a sua academia, monitore e grave os motivos que o levaram a falar com você, a fechar contrato ou a considerar outra empresa.
Assim, você terá uma fonte de dados muito grande para entender quais são suas forças e fraquezas. Outra dica importante é que você pode organizar essa coleta de informações de forma simples: com formulários, passando tudo para uma planilha (dividida por meses e anos, mostrando a movimentação do seu negócio ao longo do tempo).
A partir disso, será mais fácil elaborar promoções ou pedir para que a equipe de vendas ligue para as pessoas certas.
2- Faça captação online
Você já percebeu como a maioria das empresas modernas faz captação de gente interessada através de site ou outros meios online? Isso acontece por um simples motivo: a partir de um cadastro preenchido, você tem acesso a um nome e e-mail de alguém que já estava procurando pelos seus serviços.
Fazer isso é mais fácil do que parece: basta ter uma página de “Fale Conosco” ou “Contrate Agora” no site da sua academia ou Box de CrossFit, com preenchimento obrigatório de nome e e-mail. A partir disso, basta que a sua equipe de vendas ligue para a pessoa, oferecendo todas as vantagens do seu negócio.
Outro ponto importante é: não perca de vista a dica número 1. Você já sabe o que o seu público pensa sobre a sua empresa, então transpareça suas forças e melhore duas fraquezas!
3- Tenha uma Régua de Relacionamento
Régua de Relacionamento é o conjunto de ações e ferramentas que você tem para entrar em contato com o cliente ou futuro cliente. Se você já tem um histórico e já tem uma fonte de captação online, agora é a hora de você conversar de verdade com seu público-alvo.
Para isso, aconselhamos principalmente o uso de SMS e e-mails, dessa forma, você se comunica muito bem com dois públicos: cliente e não-cliente. Confira nossos exemplos abaixo:
Clientes
Comece com um e-mail de boas vindas, dicas do que fazer para começar a treinar, como dados de acesso e link para download de app;
Mande um e-mail semanal com dicas de como ter uma vida mais saudável;
Mande um e-mail semanal com agenda da semana e link para upgrade de pacote;
Mande um e-mail para parabenizar seu aluno pelo aniversário;
Mande um SMS amigável quando a mensalidade estiver para vencer e também quando vencer, lembrando que a catraca pode ser bloqueada.
Não-clientes
Comece com um e-mail de satisfação, perguntando os motivos de ele não ter fechado um pacote com sua empresa fitness;
Envie um e-mail quinzenal com as novidades da sua empresa e os benefícios das atividades que acontecem nela;
Envie mensalmente um SMS com promoções e oportunidades para que o não-cliente se torne um cliente.
Estes são exemplos básicos, mas, que mostram como a comunicação constante gera valor e uma relação de proximidade com o seu público-alvo. O ideal é adequar essa estratégia para sua academia ou Box de Crossfit, aproximando-a da sua realidade!
E aí, curtiu nossas dicas de como usar CRM para vender mais? Se precisar de mais uma ajudinha, continue lendo nossos artigos!
E claro, não deixe de testar o sistema Tecnofit. Temos um CRM avançado para fortalecer ainda mais o relacionamento com seus alunos.
Até a próxima!