Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

4 habilidades para ser um técnico de corrida

4 habilidades para ser um técnico de corrida
Leonardo Pontarolli
mai. 16 - 3 min de leitura
000

Técnico de corrida? Muitas vezes essa função teve algo irônico por trás. Já fui questionado, por exemplo, por que alguém pagaria para ser “ensinado a correr”? Ou por que o valor de algumas academias é mais barato do que o de uma Assessoria? Ou ainda, se tem desconto caso o aluno não vá ao treino presencial. Mas, hoje tudo isso está muito diferente!!

Técnicos de Corrida são agora os multitarefas mais especiais na vida de muita gente. E, se você quer entrar nessa área da Educação Física, sinto lhe informar uma coisa: NÃO BASTA SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Se a sua ideia era apenas sentar no parque e pedir para os seus alunos correrem 30 minutinhos, também sinto lhe informar que você está fadado ao fracasso. Por muito tempo os professores em academias se contentaram em conduzir treinos de corrida apenas orientando que o aluno simplesmente corresse. Mas, hoje a realidade é outra. Uma quantidade enorme de pessoas de “fora da corrida” decidiram que agora “são da corrida”, e isso exige uma série de qualidades do treinador.

Um trabalho eficiente em termos de motivação, condução e planejamento técnico deve ser feito de acordo com a necessidade de cada atleta. Confira algumas virtudes essenciais aos técnicos e futuros técnicos de corrida:

1- Paciência

Talvez a primeira e mais importante virtude. É preciso saber escutar, decifrar e entender a necessidade de cada atleta, para adequar o treino da melhor maneira possível. Com a quantidade de iniciantes nesta atividade temos que entender e respeitar as limitações. Cada um tem o seu ritmo e o seu objetivo em correr.

2 - Capacidade de liderança 

Você será uma referência. Muito do que você fizer será notado e por muitos tomado como molde. Portanto, alinhar sua filosofia de treinamento com aquilo que você realmente prega e executa como ideal é fundamental. Você tem responsabilidade sobre muitas das decisões dos seus atletas.

3 - Psicologia

A capacidade de atendimento e solução dos problemas pode ser peça-chave na melhoria de seus atletas. Saber a maneira como conduzir cada atleta é um dom. Alguns precisam de mais rigidez, outros de mais carinho. Atender da melhor maneira implica em extrair o melhor resultado do aluno em cada momento do treino.

4 - Conhecimentos técnicos

Não basta ser o maior motivador e referência. Planilhar treinos de corrida é uma ARTE! Uma arte tão complexa que exige um pensamento minucioso sobre rotinas, cargas, intensidades, aspectos particulares e outras mil coisas envolvendo o seu atleta, seja ele de alto rendimento ou um caminhante iniciante.

Agora, é só cruzar todas estas qualidades e conduzir o trabalho da SUA MANEIRA! Você é o principal artista da sua Assessoria, portanto SEJA SUA MELHOR VERSÃO!

Grande abraço!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você