Grandes "ondas" abalaram o oceano fitness em 2018 e, sem sombra de dúvidas, a Calistenia foi uma delas.
Alguns dizem que ela teve sua origem muito tempo antes de Cristo, outros que ela estruturou-se como conhecemos atualmente a partir da Suécia dos anos 60.
Mas hoje não queremos saber de história, mas sim de vantagens. A variabilidade de ações que podemos desenvolver e comercializar com a calistenia é muito ampla, por isso vamos colocar apenas cinco:
1 - MENOR CUSTO
O custo para começar uma aula de calistenia é praticamente ZERO. Como não é necessário equipamentos ou acessórios específicos para sua realização, essa modalidade ganhou muita força no último ano.
2 - MAIOR INCLUSÃO
A calistenia é uma das atividades mais democráticas do universo fitness. A utilização do peso corporal como sobrecarga, é uma das grandes chaves da modalidade, pois é possível colocar diferentes alunos com diferentes níveis de condicionamento em uma mesma turma, sem precisar realizar grandes alterações no estrutura da aula.
3 - SUPERAÇÃO SIGNIFICA RETENÇÃO
Trabalhar dentro do limite individual de cada aluno e mostrar como superá-lo, é levar o aluno a um estado de motivação constante. Dentro de uma aula de calistenia, o aluno encontra seus limites e as ferramentas necessárias para ultrapassá-los. Todo esse conjunto de ação, superação e visualização refletem em um número mais significativo de retenção dentro das aulas.
4 - VARIABILIDADE DE GRADE HORÁRIA
A calistenia pode ser aplicada de várias formas: força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, cardio, etc. Isto deixa com uma enorme grade de opções dentro da academia. Em apenas uma modalidade é possível fragmentar várias outras aulas, tornando seu comércio mais atrativo aos olhares curiosos do meio fitness.
5 - RESULTADO É MARKETING
A busca por um lifestyle mais saudável e ativo ajudou a impulsionar as atividades calistênicas em 2018. Os praticantes através das mídias sociais apresentaram ótimos resultados, desencadeando uma busca pela calistenia. A combinação de exercício, alimentação e natureza foi um divisor de águas para algumas empresas, pois através desse nicho de mercado, algumas academias perderam números significativos de alunos para assessorias e consultorias que visam esse tipo de integração.
E aí, concorda?
Até a próxima!