Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A verdadeira história do Burpee

A verdadeira história do Burpee
Felipe Kutianski
mar. 11 - 3 min de leitura
000

O burpee é, sem dúvida, um dos exercícios mais utilizados atualmente pela comunidade fitness. Principalmente, por alunos e profissionais que buscam o emagrecimento ou a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Mas hoje não vamos falar sobre os benefícios ou dicas de técnicas, o que vamos fazer é descobrir como surgiu esse exercício e como ele se tornou mundialmente famoso, sendo utilizado desde box de CrossFit até dezenas de forças armadas de diferentes nações. 

Os primeiros achados sobre a prática, estão relacionados a tese de doutorado em Fisiologia Aplicada na Columbia University do nova-iorquino Royal Huddleston Burpee (agora você já sabe de onde surgiu o nome), no final da década de 30. Quando ele tentava criar uma estratégia para melhorar e avaliar  a capacidade física de diferentes pessoas. 

The History of the Burpee | Morning Chalk Up

No início dos anos 40 o burpee se tornou muito popular em vários países, influenciado pela inclusão do movimento no processo de avaliação física do exército norte-americano, simular ao nosso TAF (Teste de Aptidão Física).

Aqui no Brasil, nós temos um movimento muito parecido com o burpee norte-americano, o meio-sugado, que também ficou muito popular pela utilização das forças armadas.

O burpee que utilizamos atualmente, é uma versão "lapidada" e ajustada pela United States Marine Corps, afim de otimizar os fuzileiros em situação de combate. 

The History Of The Burpee - Task & Purpose

A militarização do burpee atualmente, vai muito além de avaliar ou melhorar o condicionamento físico dos militares. Hoje uma das funções do exercício é basicamente: (1) proteção rápida de um repentino ataque inimigo (deitar no chão); e (2) contra-ataque rápido, afim de eliminar o inimigo (levantar do chão).

Por ser um exercício muito completo, trabalhando praticamente todo o corpo, e estimulando varias qualidades físicas em um único movimento, o burpee entrou facilmente no universo fitness, principalmente no Crossfit.

Death by burpees: the horrible route to better conditioning – Live Hard

O Crossfit utilizou o burpee como uma estratégia didática (punição para alguns), usando o exercício como forma de "orientar" os alunos a chegarem no horário agendado do treino... ou já sabe, "pagará em burpee" pelo atraso.

Mas uma coisa é fato, o CrossFit foi um dos maiores propagadores do burpee, tornando-o um exercício básico na rotina de qualquer pessoa, do avançado ao iniciante.

Em resumo, a tese de doutorada de Royal H. Burpee nunca imaginou que se tornaria tão popular mundialmente, claro, devido ao processo de militarização através da marinha norte-americana e pela implementação no cenário fitness pelo CrossFit, além de outros eventos posteriores, como: Spartan Races, Civilian Military Combine, entre outros. 

Agora que você já conhece um pouco mais da história do burpee, é só colocar em prática. 

 

 

 

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


REFERÊNCIAS:

Imagens do corpo do texto: 

https://morningchalkup.com/2016/09/28/the-history-of-the-burpee/

https://taskandpurpose.com/health-fitness/the-history-of-the-burpee/#:~:text=Burpee%20was%20a%20physiologist%20in,being%20done%20in%20high%20volumes.

http://www.livehard.co.uk/death-by-burpees-the-horrible-route-to-better-conditioning/

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você