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Aprenda a atrair alunos para academia em 5 passos

Aprenda a atrair alunos para academia em 5 passos
Tecnofit Tecnologia
dez. 29 - 7 min de leitura
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Muita gente acredita que ter um preço abaixo da concorrência já é o suficiente para atrair uma quantidade cada vez maior de alunos para academias. Contudo, construir um negócio com potencial de atrair alunos para academia ultrapassa a questão do bolso e, mesmo com uma mensalidade atrativa, exige algumas estratégias na maneira de gerir a sua empresa.

Por conta disso, separamos um pequeno guia de 5 passos para você tornar a sua academia ainda mais atraente. O objetivo aqui é criar um pequeno roteiro de atuação básico, norteando a criação de estratégias e até mesmo o escopo de negócio do seu empreendimento.

Preparado? Então, boa leitura!

Passo 1: conheça o seu público

Assim como em qualquer empreendimento, o primeiro passo para atrair clientes para o seu negócio é compreender o seu público. Através dos cadastros de alunos que estão começando e também dos dados dos alunos antigos, entenda se você irá conversar com mais homens ou mulheres, com pessoas interessadas em esportes, musculação ou lutas e etc. Quanto mais detalhado o cadastro, mais rico de informação você estará para munir suas ações.

Como exemplo, o sistema Tecnofit permite a obtenção de um cadastro completo de alunos (incluindo os dados exemplificados acima). Preenchendo com o máximo de detalhes, você terá dados assertivos para sua análise e tomada de decisão. Além disso, o sistema também disponibiliza relatórios sobre esses dados, contribuindo para análise e gestão. Assim, você terá em mãos informações concretas para definir sua estratégia, sem depender de “achismos” ou dados defasados.

Tendo essa base, você não perde tempo e dinheiro tentando atrair um público que não está interessado na sua academia. E, com uma quantidade maior de recursos para atingir um recorte menor de pessoas, todos os seus esforços (de estrutura, comunicação, campanhas e etc.) terão uma taxa de sucesso maior.

Resumindo: tenha definido o seu público-alvo para maior retorno do seu negócio.

Passo 2: mostre a sua marca

Com toda a atuação da sua empresa segmentada para o público certo, chegou a hora de mostrar a sua marca para essas pessoas. O famoso “boca a boca” funciona como comprovação social de qualidades, mas é muito difícil só depender de terceiros — afinal de contas, conversas não escalonam na velocidade necessária, alcançando uma quantidade pequena de pessoas.

Dessa maneira, o segundo passo consiste em investir em divulgação. Se for possível, patrocine eventos, participe de feiras e faça propaganda. Caso seu orçamento de Marketing seja enxuto, o melhor custo-benefício está na internet: crie sua página no Facebook, por exemplo, e a alimente com conteúdo de qualidade (como dicas fitness), mostre a sua estrutura e conquiste potenciais interessados!

A melhor vantagem do Passo 2 é que você será capaz de escapar das sazonalidades. Por exemplo: com a divulgação da sua marca, você vai atrair uma quantidade de pessoas o ano inteiro, evitando prejuízo no período de inverno. Útil, não é?

Passo 3: estabeleça conversas

Ok, sua academia está bem posicionada no mercado e com divulgação em alta.  Muito bem! Porém, o trabalho não termina por aqui. É preciso criar um relacionamento com seus alunos. Você até pode estar se perguntando “para que, se eu já atraí as pessoas que queria?”.

A resposta é simples. Com um canal de comunicação ativo com seus clientes, é possível descobrir suas fraquezas, entender suas qualidades. A partir disso, é um trabalho simples resolver seus pontos negativos e fortalecer os pontos positivos. O resultado é uma estrutura de negócio cada vez mais sólida, com argumentos de venda mais poderosos para toda a etapa de divulgação.

Esse relacionamento pode ser realizado através de conversas pessoais, disparos de SMS, disparo de e-mails, entre diversas outras técnicas. Clique aqui e descubra como Tecnofit pode ajudar você neste quesito!

Passo 4: gere vantagens

Em teoria, você poderia ter finalizado o seu trabalho de atração no Passo 3. Contudo, lembre-se que é preciso atrair o público interno em um processo de engajamento. Caso contrário, você perderá alunos para concorrentes que já ofereçam aquele "algo a mais".

Dessa maneira, fidelização também faz parte dos seus esforços de atração de alunos. E a maneira mais simples e eficaz para isso é gerar vantagens para que o aluno continue matriculado na sua academia. Para isso, ofereça descontos para pacotes extensos, descontos por indicações de terceiros, entre outras vantagens do gênero.

Além disso, os benefícios não precisam ser exclusivamente relacionados a dinheiro. Como exemplo, a Tecnofit oferece em seu sistema a ferramenta Clube Fit, em que permite, entre outras possibilidades, o aluno ter acesso a vantagens como aulas experimentais de modalidades que o mesmo não frequenta, o que pode converter em venda adicional ao seu negócio.

Enfim, use a sua criatividade e torne a sua academia algo único na rotina do seu aluno.

Passo 5: motive! Motive! E motive mais!

Um dos maiores fatores de sucesso do CrossFit é a cultura de motivação, de dizer para o aluno que ele está indo bem, mas que pode ir ainda além. Essa iniciativa tira o teor de obrigação do exercício físico, colocando uma conotação de motivação, tornando os locais de prática mais felizes e “para cima”.

Faça o mesmo na sua academia. Sem perder o foco dos seus diferenciais e público-alvo, coloque a academia nesse ritmo motivacional e positivo, fazendo com o que as pessoas gostem de frequentá-la e encontrem um excelente motivo para estar lá. Isso também potencializa o poder social da academia, inserindo o negócio na rotina e círculo social dos seus alunos.

Todo esse passo 5 pode ser feito em três momentos diferentes. Veja:

  • Divulgação: quando for usar as suas redes sociais, compartilhe informações positivas sobre exercícios, mensagens de motivação e casos reais de melhoria de vida na sua academia.
  • Relacionamento: em meio aos seus disparos de SMS ou E-mail, envie mensagens positivas e perguntas para saber se o seu cliente está satisfeito com o que encontra na academia, mostrando que a motivação é uma via de mão dupla.
  • Vantagens: fidelize seu cliente com programas de acompanhamento, consultas médicas entre outras opções que evidenciem a evolução física e evitem a sensação de “malhar sozinho”.

Esta pode ser a etapa mais trabalhosa do seu planejamento de atração, pois usa um pouco de cada passo para ser construída. Mas, com certeza vai transformar a sua academia em um local ainda mais agradável para o seu cliente. 

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Se você chegou até aqui e está seguindo os 5 passos listados, parabéns: seu ciclo de atração está completo e você tem um futuro promissor pela frente, com grande potencial de atrair alunos para academia. Quer mais dicas como essas? Comente aqui e nos dê sua sugestão. 


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