Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COMO DESENVOLVER SEU CORPO SEM ENTRAR NA ACADEMIA?

COMO DESENVOLVER SEU CORPO SEM ENTRAR NA ACADEMIA?
Felipe Kutianski
nov. 18 - 2 min de leitura
030

Quando pensamos em aumento de massa, definição muscular, emagrecimento, etc, é inevitável relacionar as academias de musculação e box de Crossfit. Mas será que tudo é depende exclusivamente de levantar cargas altíssimas? 

Nossos músculos não sabem o que é um wod de crossfit ou uma aula de handstand de calistenia. Ele responde apenas aos estímulos aplicados e aos processos fisiológicos de recuperação. 
 

POR QUE PRECISAMOS DE UMA ACADEMIA?

Claro que existem estímulos específicos que precisam de determinados equipamentos para melhor desenvolvê-los, mas o nosso corpo sozinho consegue apresentar um leque enorme de possibilidades de treinamento e resultados, sem investir R$1,00 em academia.

Uma ''simples''  sequência de  Surya Namaskar (Saudação ao Sol), pode ativar rapidamente mais de 40 grupos musculares (isso é um recrutamento muscular superior há muitos exercícios tradicionais de musculação) de forma dinâmica, isométrica ou mista,  entre 10 e 45 minutos. Bem mais efetivo que ficar caminhando na esteira por 40 minutos, não acha?

Alguns praticantes regulares de yôga (independente de sua linha) podem apresentar tanto uma contração voluntária máxima e potência anaeróbia superior aos corredores amadores de longa distância. Os resultados desta pesquisa sugerem que uma prática de yôga com um grupamento mínimo de seis asanas (posturas) podem exercer um estímulo similar ou próximo de esportes que exijam alto grau de força e potência muscular dos membros inferiores, como agachamentos e levantamentos terra.

Concordo que existe um universo filosófico e muitas vezes mistico caminhando ao lado destes tipos de práticas, mas a ciência já faz parte do yôga a muito tempo, principalmente em linhas de estudos sobre flexibilidade.

Inúmeros estudos ao redor do globo já apresentaram evidências significativas sobre o aumento da flexibilidade dos isquiotibiais e lombar em apenas 6 semanas de prática, com uma frequência de 90 minutos (mesmo volume de frequência de trabalhos de HIIT) por semana apenas.

Outros estudos demonstram  melhoras na composição corporal, no consumo máximo de oxigênio, dos níveis de cortisol e creatina quinase, em apenas 12 semanas de treino.

Olhar para o seu corpo como sua melhor academia, pode ser uma ótima estratégia para melhorar sua qualidade de vida e consequentemente, ter uma boa economia no orçamento ao final do mês. 

 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você