Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crossfit e alimentação baixa em carboidrato combinam?

Crossfit e alimentação baixa em carboidrato combinam?
Chrissy Covatti
fev. 28 - 2 min de leitura
010

A adoção de dietas cetogênicas ou com pouco carboidrato continua sendo uma questão controversa para indivíduos que treinam com resistência, como o caso do Crossfit.

O Crosfit é um exercício que mescla força, resistência, explosão, condicionamento cardiorrespiratório, movimentos ginásticos, entre outros. A via metabólica predominantemente é a anaeróbica, ou seja, aquela via que utiliza como fonte de energia os CARBOIDRATOS.

A especulação é que dietas com pouco carboidrato reduziria os níveis de glicogênio no músculo esquelético levando assim a uma perda de performance.

MAS, será que é isso que acontece na prática?

Bom ainda há poucos estudos sobre dietas baixas em carboidratos e Crossfit, mas TODOS os que eu achei (caso você queira se aprofundar no assunto, os links estão no final do texto) mostram que: NÃO HOUVE DIFERENÇA NA PERFORMANCE ESPORTIVA com uma dieta de baixos níveis de carboidrato com moderada ou alta quantidade de gordura quando comparada ao padrão original.

As justificativas para não haver essa diferença foram que o corpo sofre adaptações com as restrições de carboidratos e essas adaptações mostraram- se suprir a necessidade da demanda energética do corpo, momentaneamente.

Entre as adaptações:

  • Aumento do número de mitocôndrias (onde produzimos energia);
  • Uso como substrato energético corpos cetônicos ao invés do glicogênio muscular;
  • Uso de lactato como fonte energética;
  • Redução do uso do glicogênio muscular como fonte principal de energia.

Os estudos ainda afirmam que: a perda de gordura foi maior em pessoas que tiveram uma dieta POBRE EM CARBOIDRATOS comparado a dietas com padrão tradicional.

No entanto, mais estudos a longo prazo devem ser feitos para confirmar esses resultados. Ou seja, mais uma vez os estudos mostram que "não existe receita de bolo" ou verdade absoluta. O que funciona para um, pode não funcionar para outro. Assim como não tem o treino ideal padrão, a dieta segue o mesmo fluxo.

Artigos:

1. The Three-Month Effects of a Ketogenic Diet on Body Composition, Blood Parameters, and Performance Metrics in CrossFit Trainees: A Pilot Study

2. Novel ketone diet enhances physical and cognitive performance

3. The Effect of a Moderately Low and High Carbohydrate Intake on Crossfit Performance

4. Effect of a four-week ketogenic diet on exercise metabolism in CrossFit-trained athletes.

5. Nutritional strategies for promoting fat utilization and delaying the onset of fatigue during prolonged exercise. Journal of Sports Sciences

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você