Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

De olho no calendário de corridas!

De olho no calendário de corridas!
Leonardo Pontarolli
jul. 17 - 2 min de leitura
000

Corredor é VICIADO em datas e calendário! Isso é fato.

E tem que estar ligado mesmo. Ao iniciar na corrida todo atleta fica ansioso e preocupado em busca de sua primeira prova. E a partir daí vira um "Deus nos acuda". Muitos entram em um ciclo incessante de prova atrás de prova, buscando melhorar, ganhar medalhas ou mesmo apenas estar com os amigos. Mas é justamente nesse ciclo imenso de prazer e conquistas que mora o perigo. Sobrecargas são geradas no corpo e o descanso de grandes intensidades aplicadas nas provas vira artigo de luxo. Com esse quadro não é muito difícil que as tão temidas lesões comecem a aparecer.

E é justamente nesses casos que nós, técnicos, temos que ter muita cautela e sensibilidade na orientação. Cabe a nós pensar em alguns aspectos para uma sequência de sucesso com nossos atletas. Confira a seguir 4 pontos importantes:

1- Avaliar o Calendário:

O atleta deve ter a capacidade de enxergar aonde suas provas principais se encaixarão e qual a necessidade de outras competições complementares que possam auxiliá-lo no processo de treino para o foco principal.

2- Respeitar o descanso:

Ao encarar uma prova alvo devemos sempre respeitar um “período de baixa”, que poderá variar de acordo com o volume da corrida em questão. Esse período serve como recuperação do corpo, reavaliação do ciclo em questão, ajustes e reestruturação para uma nova meta.

3- Escolha da prova:

Cuide para que o passo do seu aluno não seja maior que a perna. Ninguém melhor do que você para orientá-lo quanto à escolha de provas e, principalmente, quanto à avaliação da progressão de distâncias.

4- Ter voz ativa:

O técnico deve ter voz ativa junto ao planejamento. Nós devemos saber orientar e ser firmes quanto aos riscos e cuidados em cada tipo de prova. Um técnico que consegue conduzir seus atletas assim, com certeza terá vida longa com seus corredores.

E assim seguimos no jogo com os alunos. Com a orientação presente e adequada conseguiremos ter um atleta realizado, sempre pronto para suas provas, com menor risco de lesões e acima de tudo fiéis à sua filosofia de trabalho.

Portanto, mãos ao calendário!

Abraços!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você