Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fidelize seus clientes em 3 passos.

Fidelize seus clientes em 3 passos.
Gabriela Karasek
dez. 26 - 3 min de leitura
020

Quem nunca teve receio de que seus clientes não retornassem, que atire a primeira pedra!!

A maioria dos negócios está em busca de estratégias para fidelizar seus clientes e sabemos que existem algumas pessoas que não estarão tão comprometidas com o que elas mesmas estão buscando, então para esse tipo de cliente, dificilmente algo que você faça trará algum resultado. Mas calma!! Existem vários tipos que estão procurando por alguém para se inspirar e confiar.

Antes de mais nada, vamos primeiro entender: O QUE É FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES?

Fidelização de clientes pode ser definido como a probabilidade de clientes ou consumidores fazerem compras de forma repetida na mesma empresa e ainda, indicá-la para novos clientes potenciais.

Basicamente, é isso que buscamos!! 

Te darei 3 passos fáceis e infalíveis para tornar seu cliente, seu maior fã.

Passo 1 - Entenda o que seu cliente procura.

Se você souber o que ele está buscando, fica mais fácil desenvolver valor, atendendo suas expectativas. 

Por exemplo: você é nutricionista e seu cliente já chega pedindo prescrições manipuladas e suplementos, sendo que você ainda não analisou que isso se fará realmente necessário. Você terá 3 opções, dentre elas: 

Opção 1 - Não prescrever nada e mostrar que quem "define"a dieta é você.

Opção 2 - Explicar que no momento não seria necessário adicionar prescrições e suplementos, mas assim que for necessário, serão adicionados. 

Opção 3 - Explicar que não há necessidade, a não ser que a pessoa ache de extrema importância, podendo assim, ser incluso de alguma forma dentro da dieta.  

Analisando as 3 opções, qual você acha que fará com que o cliente não volte mais?

Provavelmente, seria a opção 1! 

É claro que a conduta de todo o planejamento é sua mas você precisa ter jogo de cintura para conseguir contornar as situações, sem que o cliente desista do atendimento.

Passo 2 - Crie uma experiência de atendimento única.

  O cliente precisa se sentir especial e, para isso, existem algumas regras básicas, como:

  • Estudar seu cliente antes de atendê-lo:

 Pesquise seus gostos, estilo de vida, dificuldades e anseios. Por exemplo: eu sabia que uma paciente adorava o cheiro de café, por isso, sempre que ela vinha se consultar, eu passava um café fresco para que quando ela chegasse, o cheiro estivesse no ar e ela se sentisse agradada.

  • Quanto mais empatia, mais conexão:

Sei que muitos gostam de manter uma aparência mais impessoal, mas saiba que quanto mais afeto você tiver com seu cliente, mais ele se conectará. Todos gostam de ser chamados pelo nome, de se sentirem confortáveis para conversar sobre sua família, trabalho, ou outro assunto aleatório, por isso, crie uma conexão.

Passo 3  - Envie lembretes de consulta sempre. 

Para reduzir faltas, sempre envie lembretes por e-mail ou mensagens de texto para seus clientes, afinal, muitas pessoas esquecem datas e horários e por mais que você acredite que cada um é responsável pela sua agenda, você tem como dever básico avisá-la sobre os agendamentos. 

Esse passo pode parecer super simples mas muitos não fazem, o que aumenta consideravelmente as faltas. Procure usar algum aplicativo de agenda para automatizar o trabalho ou contrate alguém para cuidar da sua agenda. Caso isso não seja possível, crie o hábito de fazer isso por conta própria. Garanto que reduzirá em, pelo menos, 30% as faltas.

Espero que esses passos te ajudem a melhorar ainda mais seu trabalho.

Em breve, volto com mais passos importantes para esse assunto.

Abraços, 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você