Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Incontinência Urinária e a saúde da mulher

Incontinência Urinária e a saúde da mulher
Luana Franco da Luz Fabiano
fev. 22 - 4 min de leitura
000

Atualmente, estima-se que mais de 50% das mulheres sofrem de IU – Incontinência Urinária. Este problema, que antes afetava a população mais idosa e/ou com sobrepeso, hoje a realidade de muitas mulheres jovens, nulíparas e com IMC normal.

O desequilíbrio do tônus dos músculos do assoalho pélvico, combinado com a ausência de co-ativação (incompetência perineal), causa uma gama enorme de problemas para as mulheres. Dentre elas, a IUE - Incontinência Urinária de Esforço (perda de urina ao tossir, se exercitar), onde é indicado fisioterapia pélvica como tratamento, baseando-se nos exercícios de Kegel, eletroestimulação ou biofeedback para reestabelecer conexões neuromusculares.

Contudo, para potencializar os benefícios, muitos fisioterapeutas estão complementando o tratamento com o Low Pressure Fitness.⠀


Geralmente, pensamos que a causa está no sedentarismo, porém as pesquisas apontam que o aumento do número de mulheres jovens com IU está, exatamente, na prática de atividade física mal orientada. Ou seja, a ausência de um trabalho específico para tonificar os músculos do assoalho pélvico, cuja função é de sustentação dos órgãos extra-peritoniais (bexiga, útero e reto).

Sendo assim, exercícios de alto impacto como crossfit, corrida, step, jump, ou até mesmo exercícios no Pilates e na musculação mal orientados, podem acarretar em um grande aumento da PIA (pressão intra-abdominal).

Como já dito, muitos médicos indicam o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico para tratamento, porém na maioria das vezes, o que a mulher incontinente precisa é de TÔNUS nestes músculos, e não de força. Ou seja , precisa-se de um estado de semi-contração do músculo em repouso, para que este tenha a competência de sustentar os órgãos internos.

Outra competência que estes músculos precisam é a capacidade de co-contração mediante o aumento de pressão intra-abdominal. Isto é, os músculos do assoalho pélvico devem se contrair de maneira INVOLUNTÁRIA toda vez que aumenta-se a pressão interna.


Sendo assim, o LPF é uma excelente ferramenta para melhorar a propriocepção dos músculos perineais, sendo utilizado juntamente com a fisio pélvica para prevenção e tratamento de IUE.

No caso de Incontinência Urinária de Urgência, que é a vontade forte, inadiável  e Noctúria (quando a pessoa urina muito durante a noite), outras ferramentas são necessárias em combinação com o LPF para restabelecer a função Evidências clínicas tem demonstrado que associar o padrão respiratório que o método LPF preconiza (inspirações lentas e profundas seguidas de exalações longas e fase de apnéia expiratória) pode auxiliar no tratamento destas patologias, já que este rítmico respiratório favorece a normalização do SNA.

Apesar de muitos casos serem indicados a cirurgia, atualmente, especialistas estão associando a cirurgia com um trabalho pré e pós operatório com Low Pressure Fitness obtendo resultados cirúrgicos ainda mais expressivos. Evidências clínicas e pesquisas científicas já comprovaram a eficácia do LPF na prevenção e tratamento de IUE, já que o método mostra-se altamente eficaz para tonificar e melhorar a propriocepção dos músculos do assoalho pélvico.

O treinamento sistemático do método regula o tônus basal dos músculos do assoalho pélvico, já que estimulamos as fibras vermelhas (tônicas). Além disso, o LPF promove a ativação do períneo de maneira involuntária (através da aspiração diafragmática). Sendo assim, trata-se de um treinamento neuromiofascial. Com o tônus do assoalho pélvico normalizado e com a sua competência reestabelecida, estes músculos estarão prontos para aguentar qualquer esforço.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você