Pode até parecer uma pergunta óbvia para a maioria dos gestores, mas já parou para pensar o quanto você conhece o seu cliente?
A criação da persona é uma estratégia de marketing de extrema importância para impulsionar os resultados da sua empresa. E sim, isso vale para o segmento fitness. Mais do que isso, vale para negócios fitness de TODOS OS PORTES - desde um Personal Trainer, um studio, um box de CrossFit ou até uma rede de academias.
Faz parte dessa estratégia entender as reais necessidades e dores dos clientes, e assim, fica muito mais fácil saber como atingi-los de maneira eficiente. Para complementar sua leitura, veja também sobre como conhecer seu cliente.
Então, vamos começar com alguns conceitos:
O que é Persona?
Também conhecida como Buyer Persona, o que significa algo como a “pessoa que compra” - o seu consumidor. Por isso, é fundamental que seja sempre baseada em dados reais, e descreva em detalhes quem é o seu cliente/aluno ideal.
Essa criação deve contar com histórias e características específicas, que trazem um pouco das motivações, preocupações, objetivos e desafios que o seu cliente possui. Isso te ajudará a compreender de forma mais clara quem são os seus alunos, ou potenciais alunos, e o que exatamente eles precisam e buscam com o seu negócio.
Mas qual é o impacto disso? É uma decisão que influencia todas as ações de marketing e vendas, já que fica mais assertiva a abordagem e conversa feita com as pessoas mais interessadas nos serviços que você oferece. Ou seja, a chance das vendas aumentarem também cresce!
Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?
Tá, mas você pode estar se perguntando “eu sei quem é meu público, então qual é a diferença?”.
O público-alvo é apresentado em dados e informações de segmentação mais genéricos e amplos, pois considera dados comuns de uma parcela da população. Abaixo, confira um exemplo para entender melhor.
Já a Persona representa de forma humanizada e aprofundada o seu cliente, ou seja, mostra os hábitos diários, os desafios, quem o influencia, onde ele busca informações, o que o faz optar por uma academia, entre outros pontos.
E para descrever tudo isso de forma clara, é criada uma história com características detalhadas/personalizadas. Você consegue dar um rosto à ela, criando uma imagem da pessoa para quem vai direcionar suas ações. Veja um exemplo com a diferença entre os dois:
Como extrair resultados criando a Persona?
Sabendo exatamente os hábitos, os desafios do dia a dia, as frustrações e as necessidades que o seu cliente tem, você conseguirá adequar melhor seus posts em redes sociais, as campanhas que cria internamente, os programas para engajamento dos alunos, etc.
Ou seja, falará o que seu cliente precisa e o que seu prospect (potencial aluno) se interessa. E qual a consequência? Maior conversão e retenção, simples assim.
Se você quiser conhecer as estratégias de redes sociais que geram resultados para academias, box e studios, baixe gratuitamente o ebook "Como usar Redes Sociais no seu negócio fitness". Com ele você você vai descobrir como usar a Internet como sua vitrine, como fazer uma comunicação rápida e inteligente e identificar as melhores formas de monitorar sua marca.
Como criar uma Persona?
Um ponto muito importante é que você não precisa se limitar a apenas uma única Persona.
É possível ter mais de uma, visto que dependendo das modalidades e atividades que você oferece, terá grupos de alunos com perfis bem diferentes. Apenas garanta que cada uma delas represente um grupo significativo de clientes.
Não se empolgue e crie dezenas, pois isso não será estratégico, ok?
Vamos ao passo a passo de como criar a persona para uma empresa fitness:
1- Faça entrevistas e pesquisas para conhecer o seu aluno. Você pode selecionar uma amostra para isso. Veja um exemplo de roteiro de perguntas que você pode fazer:
Idade;
Cargo/profissão;
Hábitos;
Frustrações;
Desafios;
Hobbies;
Estilo de vida;
Quais mídias preferem;
Quem os influencia;
Quais tecnologias usa;
Onde busca informação;
Critérios de decisão na hora da compra.
2- Após interpretar os dados obtidos, procure identificar pontos comuns entre as respostas.
3- A partir disso, você irá estruturar os perfis.
4- Em seguida, crie uma narrativa e dê vida a eles! Isso inclui atribuir um nome, idade, profissão, descrição do cotidiano, hábitos, desejos, interesses, frustrações… É realmente contar uma história, o que fará com que o perfil ganhe realidade.
5- Se possível, valide as personas criadas com seus colaboradores que têm contato direto com os alunos, como recepcionistas e professores.
6- Quando tudo estiver devidamente alinhado, apresente para sua equipe.
Conclusão
Ter personas bem definidas ajudará para que você se identifique ainda mais com o seu público. Com isso, ficará mais fácil atrair novos clientes para o seu negócio, além de oferecer melhores experiências aos que já são seus alunos, mantê-los engajados e investir em estratégias de fidelização mais assertivas.
Tenha ótimos resultados e até a próxima!