Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

"Passar treino": O fim de uma de Era

"Passar treino": O fim de uma de Era
Luiza Todesco Toledo Barros
nov. 4 - 4 min de leitura
000


Ser valorizado como profissional da area é entender o que você traz de valor a mesa.

Todo professor ou estudante da área já ouviu essa infame frase pelo menos uma vez em sua carreira: " me passa um treino aí, professor".

Geralmente, ela vem carregada de julgamento e desvalorização, como se montar um treino fosse a coisa mais fácil do mundo.  Não que não seja, até porquê o profissional que faz o complexo parecer simples demonstra domínio do que estudou, não é mesmo?

O problema está no fato de que a nossa profissão vai muito além de "passar um treino" ou incentivar os alunos, mas infelizmente muitos ainda se limitam apenas a essas funções.  Às vezes por preguiça, às vezes por bagagem cultural (ensinaram isso pra ele) e outras vezes por se sentir desvalorizado.

O primeiro passo é  analisar o conceito da nossa profissão, nós nos formamos para sermos Profissionais de Educação Física.  Educar vem do latim "educare", que significa alcançar um alto nível de desenvolvimento, nesse caso: do físico.

Se formos mais a fundo e pesquisar o conceito de "educar alguém", vamos perceber que pode ser transmitir conhecimento, e abrange conceitos como estimular o raciocínio e aprimorar o senso crítico.  Sentiu a responsabilidade?

Nós somos responsáveis por educar, formar caráter, criar comportamentos e mudar hábitos! Cabe a nós a evolução do conhecimento e domínio que nosso aluno tem sobre o próprio corpo. Lembrando que corpo e mente estão conectados, então considere que o treino físico vai muito além. 

Acredite se quiser, entregar um papel com alguns exercícios e séries não será suficiente pra cumprir essa função. Eu gosto muito da ideia de utilizar a expressão  "dar aula", pois é na sala de aula de aprendemos muito do que sabemos hoje. Eu sei que o conceito de sala de aula se encontra quase ultrapassado e hoje você tem a oportunidade de dar aula de várias formas: presencialmente, através de aplicativos ao vivo, vídeo, às vezes até mesmo por uma planilha de treinos, desde que nessa contenha mais do que exercícios e números. 

Dar aula significa entender que seus alunos aprendem de diferentes formas, significa passar a informação necessária para que ele tenha confiança de, em algum momento, realizar movimentos e viver momentos sem ter você do lado.

É construir metas juntos, é saber que existe uma infinidade de variações de cada exercício e que podem ser de extrema importância para o seu aluno a depender do objetivo, tempo de treino, tempo disponível, etc. Passar treino é ínfimo perto do que podemos criar, ensinar e aprender enquanto estamos passando conhecimento adiante.

Eu não estou dizendo que seu aluno precisa estudar o que você estudou, mas ele convive com o próprio corpo 24/7, então têm várias coisas que você pode ensiná-lo que vão ser de suma importância no dia a dia.


Imagine que você não precisa estudar tudo que um economista ou um advogado estudou, mas existem várias informações desses mundos que são importantes para você evoluir como cidadão e ser humano, por exemplo.

Por isso, da próxima vez que te perguntarem se você pode "passar um treininho", explique de forma categórica, gentil e confiante que o seu trabalho é desenvolver seres humanos através do movimento, e que o treino é uma pequena parte do conjunto.

Que profissão essa a nossa, não é mesmo? Até a próxima!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você