[ editar artigo]

4 etapas para um excelente processo seletivo em academia

4 etapas para um excelente processo seletivo em academia

De cada 100 pessoas, quantas você acha que serão PERFEITAS para sua vaga de emprego? 1? Talvez 3? Não sei quanto você pensa, mas a maioria dos gestores, quando perguntamos isso, dizem que menos do que 5 pessoas serão perfeitas para a vaga.

Se menos 5 pessoas serão perfeitas para sua vaga em cada 100 pessoas, qual é o ponto chave do processo seletivo? Ter 100 currículos, no minimo!

Claro que isso é um desafio, especialmente, para as cidades menores. Então, você que está na cidade grande, busque sempre mais de 100 currículos. Agora, se você é de uma cidade menor, busque no minimo 50 currículos distintos para ter mais efetividade no seu processo. 

Antes de iniciarmos, vamos a outra reflexão:

Quanto tempo você pretende passar com a pessoa que escolher? 1 ano? 5 anos? Sempre esperamos que seja uma pessoa que construa uma carreira, ficando por bastante tempo com você. Mas para que isso seja possível, é preciso dedicar tempo, esforço e, as vezes, até dinheiro.  Citei várias estratégias que vão ajudar você a ter um maior volume de currículos e também fazer ótimo processo seletivo.

Veja como fazer um processo dinâmico e efetivo: 

1ª etapa: ANUNCIE A VAGA

Faça todas as formas de anuncio que você puder, pois como falamos, alcançar o maior número de currículos é ponto chave do processo seletivo e onde a maior parte dos gestores falha. 

Você pode: 

  • anunciar nas suas redes sociais; 
  • anuncia em sites de emprego; 
  • anunciar nas faculdades da região; 
  • procurar por indicações; 
  • colocar cartazes na sua academia; 
  • enviar e-mails marketing; 
  • buscar grupos do Facebook da área. 

Impulsionar  nas redes sociais, ajuda a conseguir maior volume de inscritos.

Pagar sites de emprego ajuda para sua busca se tornar mais rápida.

Fazer palestras gratuitas em faculdades ajuda a divulgar sua vaga, e ainda, sua empresa.

LEMBRE-SE: ter um excelente colaborador dependerá disso.

Faça um anúncio esteticamente equilibrado, não poluído e crie um texto atrativo para que você consiga excelentes candidatos.

2ª ETAPA: SELECIONE OS CURRÍCULOS

Critérios para seleção de currículo:

  1. Dê preferência a pessoas que ficaram por longos períodos nos empregos anteriores;
  2. Pessoas que tenham trabalhado em locais que exigem compromisso com horário, assiduidade e que tenham métodos e regras definidas;
  3. Veja se a pessoa está construindo uma carreira, ou apenas mudando de área; 
  4. Procure por pessoas que buscam se atualizar por meio de cursos, investindo em sua carreira.

Caso você não tenha conseguido um bom volume de currículos, lembre que as dicas acima não são uma regra. Tem muitas pessoas que começam o primeiro emprego na academia com um perfil interessante e vão muito bem.


Em uma empresa com métodos, a pessoa não precisa ter grandes experiências, basta ela ter o perfil, que você ensinará tudo o que ela precisa saber.

Recomendamos até que você abra processos seletivos mesmo sem  vagas abertas  a cada 6 meses ou, dependendo da sua rotatividade,  a cada 3 meses. 

3ª ETAPA: FAÇA UMA DINÂMICA 

Em vez de chamar para entrevistas, primeiro, faça uma dinâmica. 

Quando fazemos entrevistas, levamos 1 hora com cada pessoa e isso toma muito tempo. Entrevistando 10 pessoas, serão 10 horas da sua semana!

Chame os candidatos para uma dinâmica, assim você gasta 1 hora com os 10 escolhidos e consegue otimizar seu tempo. 

4ª ETAPA: FAÇA UMA ENTREVISTA

Após a dinâmica, é possível conhecer um pouco de cada candidato e saber quem se encaixa mais na vaga, podendo assim, convidá-lo para uma conversa mais formal.  Mas o que observar na entrevista? Em resumo, você deve observar o quanto a pessoa é:

  • Humilde: é muito importante que ela seja uma pessoa que escuta, aberta ao feedback, disposta a aprender sempre. Tome cuidado com pessoas “pró ativas” e “cheias de ideias”. Nada de errado com a pró atividade e ideias, elas são coisas muito positivas. O cuidado que você deve tomar com pessoas que parecem muito boas mostrando essa pró atividade, mas que na realidade, não a executam de fato. Ou quando elas tem dificuldades em aceitar as ideias dos outros. Por isso, a humildade deve ser colocada em prática. 
  • Realizadora: sua empresa deve ser organizada, possuir métodos. Portanto, a principal característica de quem for contratado é fazer as coisas que precisam ser feitas!  Diga a ela como você quer as coisas, ensine o método e veja o quanto a pessoa realiza do que é proposto a ela.
  • Tem bom relacionamento: observe o quanto a pessoa demonstra ter um relacionamento. Nós já falamos aqui, não é apenas nas dinâmicas, treinamento e entrevista que você observará o candidato. Desde o momento em que a pessoa chega na empresa, você já vai observá-la. Observe como ela trata as pessoas, se as cumprimenta, interage com todos. Fique atento a essas atitudes para saber como será quando seus alunos precisarem de algo. 

Para a contratação de um bom profissional, é preciso ter foco nos processos. Saber o que procurar, o que observar e o que perguntar é essencial para que a rotatividade da sua empresa não seja absurda. 

Até a próxima!! 

 

 

Interação Fitness
Vitor Kawauchi
Vitor Kawauchi Seguir

Vitor Kawauchi, diretor da BRANDFIT Educação Física pela USP, MBA em Marketing, pela Madia Marketing School, MBA em Gestão de Negócios pela FGV, Coaching Integral Sistêmico, pela FEBRACIS e formação em Marketing Digital pela Udacity

Ler matéria completa
Indicados para você