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7 passos para diminuir inadimplência em empresas do segmento fitness.

7 passos para diminuir inadimplência em empresas do segmento fitness.

Você com certeza já sabe que, infelizmente, a inadimplência é um problema bastante comum em empresas do segmento fitness. Afinal de contas, você trabalha principalmente com mensalidades, sendo que a quantidade de pessoas que se esquecem ou desistem de continuar pagando costuma ser relevante.

Acontece que isso não é um problema pequeno. As pessoas que estão matriculadas e inadimplentes configuram um rombo no fluxo de caixa, pois usufruem da sua estrutura, contribuem para os gastos de manutenção e não dão a contrapartida — que é o pagamento. Isso gera um grande desequilíbrio nas suas contas.

Para resolver esse problema e tornar o seu negócio mais lucrativo, criamos um pequeno guia de ações para diminuir inadimplência. Confira!

 

Um aviso prévio!

Em primeiro lugar, precisamos dar um aviso: vez ou outra, clientes deixarão de pagar porque simplesmente se esquecem. Então, nossa função é lembrá-los! Esse aviso pode ser feito pelo próprio Tecnofit, através do envio de um e-mail ou SMS. O maior cuidado que você deve ter é com o conteúdo, para não soar antipático e acabar espantando o aluno.

Uma mensagem simpática e atenciosa ajuda bastante nesses casos. Por exemplo:

Olá, nome do cliente*!

Ainda não verificamos o pagamento da mensalidade referente ao mês X. Para continuar usufruindo de toda nossa estrutura e não perder os avanços conquistados até agora, por favor, procure a recepção e regularize sua situação. Contamos com sua compreensão! Até logo, nome do seu negócio* :)

*Personalize esses campos antes de enviar!

  • Facilite o seu trabalho

Uma das formas mais eficientes de diminuir inadimplência a quase eliminá-la, é utilizando o modelo de Cobrança Recorrente pelo Tecnofit. Através da nossa plataforma, você pode automatizar cobranças online, sem precisar de controle em outros sistemas. Assim, o valor pode ser debitado automaticamente no cartão de crédito do cliente, mês a mês, sem comprometer o limite bancário.

  • Dê recompensas

Além de tornar o processo de pagamento mais prático para o cliente, faça com que isso gere benefícios exclusivos. É o famoso “10% de desconto no pagamento até o dia do vencimento”, entre outras ações desse gênero. Assim, o ato de pagar fica associado a um benefício e não a um gasto, tornando esse momento mais proveitoso para o próprio cliente.

Para encaixar essa dica dentro da sua estratégia de gestão, você pode usar o Clube Fit, que é um clube de vantagens da Tecnofit. É você quem define as regras (como pagar até o dia do vencimento, por exemplo) e o tipo de benefício alcançado (como os 10% de desconto que falamos).

  • Cuidado com a época

A sazonalidade afeta, e muito, o segmento fitness. No verão, por exemplo, as academias sempre lotam. Estes momentos não são propícios para facilidades de matrícula ou mensalidades baixas, simplesmente porque essas condições vão atrair muita gente que, em poucas semanas, deixará de frequentar a sua estrutura.

Não estamos dizendo para você evitar promoções, mas invista nos programas em que a vantagem seja mútua, como mensalidades baixas para pacotes de três meses, desconto progressivo por tempo de matrícula e etc. Assim, você não acaba tendo um rombo no orçamento em questão de alguns dias e, consequentemente, vai diminuir inadimplência.

  • Controle financeiro

Muitas empresas do segmento fitness não se preocupam em manter o fluxo de caixa atualizado. Porém, isso é fundamental para a saúde do seu negócio. Simplesmente porque é necessário saber quem está frequentando sua estrutura sem pagar, o que é prejuízo para o seu bolso e, a longo prazo, deixa a mensalidade mais cara para quem paga em dia — afinal, você precisará reajustar os preços para ter equilíbrio financeiro.

Sendo assim, não se esqueça de manter um controle financeiro constante, estando sempre de olho em quem é inadimplente. Com Tecnofit, essa atividade fica extremamente simples, pois a área de trabalho do sistema reúne todos os detalhes para um monitoramento completo e prático!

  

  • Relacionamento

Se você já tentou tudo isso mas mesmo assim, alguns alunos ainda estão inadimplentes, nossa sugestão é criar uma régua de relacionamento para entrar em contato com quem está devendo — e faça isso com uma linguagem suave, discreta e agradável, a fim de não constranger os devedores.

Para construir esse processo de cobrança, você pode fazer uma progressão de tempo usando as ferramentas automáticas de CRM do Tecnofit. Por exemplo: para inadimplentes há cinco dias, programe apenas disparo de e-mails. Ao chegar à marca de 8 dias, envie um SMS. Em 12 dias, faça uma ligação por telefone.

 

  • Atendimento ao vivo

Se você investe em diferentes meios de pagamento, provavelmente deve ter atendimento no balcão da sua academia, estúdio, box de CrossFit ou qualquer que seja sua atuação no segmento fitness. Portanto, treine bem os colaboradores para um atendimento agradável, impedindo que a cobrança se torne constrangedora para o aluno.

E aqui vale uma ressalva: uma experiência negativa com cobranças, além de gerar desistência por parte do cliente, também é passível de processo. Portanto, o tato é essencial!

  • Controle de catraca

Por fim, se todos os seus esforços de contato não derem certo para diminuir inadimplência, você ainda pode  exercer o controle de catraca, que é a suspensão de serviços pelo qual o inadimplente não pagou.

Com o nosso sistema, você define as regras para o bloqueio - algo como 5 dias corridos de atraso com a mensalidade, por exemplo. Quando o aluno passar a digital, não será possível rodar a catraca e ele conversará com o atendente da entrada.

Assim, apenas usufruem da sua estrutura os clientes que contribuem para a saúde no negócio. Essa iniciativa garante preços justos para todos, além de evitar dores de cabeça.

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Gostou das nossas dicas, mas está precisando de uma ajudinha para aplicá-las? O Tecnofit tem todos os recursos necessários para combater a inadimplência.

Clique aqui para começar a usar nossas ferramentas agora!

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