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A dica mais simples para aumentar sua renovação.

A dica mais simples para aumentar sua renovação.

A renovação é o indicador mais difícil de ser conquistado hoje no mercado. É comum vermos a grande maioria das academias brigando para que esse índice ganhe números mais expressivos.

No meu ponto de vista, o cliente não se engaja com a empresa, porque talvez ela não esteja tão envolvida com o resultado que ele espera.

Quando ele se matricula na academia, compra um plano de 12 meses e por volta do sexto mês ele ainda não percebeu o comprometimento da equipe com seu objetivo inicial. Acontece o mesmo na maioria dos casos em que o sedentário resolve sair do sofá para ir até a academia realizar a matricula, na esperança de que essa seja diferente da anterior, onde ele pagou 12 meses, frequentou 3 meses, ninguém entrou em contato durante o restante do plano e só lembraram do cliente no momento da renovação, porque ele consta na lista de vencimentos do mês.

É mais do que comum recebermos visitantes com pavor de planos longos, por experiências ruins anteriores. Isso em grande parte se dá porque, infelizmente, não foi mostrado a essa pessoa o real envolvimento da academia com o seu projeto.

Uma ferramenta poderosa para evitar esse tipo de situação é realizar uma abordagem inicial bastante rica de informações, de ambos os lados, e a partir daí determinar metas de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, fazemos com que o cliente crie o compromisso com ele mesmo, com seu próprio projeto.

O acompanhamento desse cliente ao longo da estadia do seu plano também é fator fundamental para o alcance dos resultados. Sabemos que o aluno que frequenta pouco renova pouco.

Dessa forma, contatos com periodicidade determinada de acordo com os dias de ausência desse aluno contribuem para a lembrança de que “temos um projeto juntos”, reavaliando os objetivos, as metas que foram alcançadas, realizar as correções de rota, etc.

Podemos facilmente identificar a importância desse tipo de acompanhamento quando visualizamos o trabalho realizado por um personal trainer. A rotação de clientes desse profissional é baixíssima, porque os programas são personalizados, o acompanhamento é próximo e o mais importante, os RESULTADOS são apresentados!

Eventos, aulas especiais, café da manhã, todas essas ações são válidas e devem compor o mix de abordagens com o cliente, mas a grande realidade é que todos querem o seu problema resolvido! Se isso não acontecer, o restante foi somente perfumaria.

Primeiramente, a atitude necessária é a de incorporarmos a importância de mudarmos a nossa abordagem que ainda é muito semelhante a de 15 anos atrás, e talvez por isso o aumento da penetração de praticantes de atividades físicas no Brasil seja tão tímido.

Feito isso, determinar as abordagens e estratégias que serão seguidas com nossos clientes, para que os mesmos queiram permanecer por mais tempo conosco por ter identificado resultados reais e preocupação genuína da nossa equipe.

 

Interação Fitness
Herbert Oliveira
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Atuando no mercado fitness a mais de 15 anos passando por todas as camadas de atuação: de estagiário a proprietário.A mais de 5 anos como consultor em projetos voltados ao desenvolvimento estratégico, estruturação de processos e capacitações.

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