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Antecipação de recebíveis: 3 práticas em busca de dias melhores

Antecipação de recebíveis: 3 práticas em busca de dias melhores

Uma prática muito adotada por uma grande parcela das academias é a antecipação de recebíveis. De forma simplificada, corresponde ao adiantamento de valores previstos para os próximos meses para que sejam recebidos no momento presente.

Apesar de comum, este recurso pode causar problemas enormes à gestão financeira da empresa, pois estamos transformando faturamento em caixa, tendo que começar todos os meses do zero!

De forma resumida, trouxe aqui 3 práticas para te ajudar a sair da antecipação:

#1 – Trace um plano de ação de 3 a 6 meses

De nada adianta começar a tomar decisões se você não souber o resultado que deseja obter nos próximos meses. Um planejamento que contemple metas financeiras a curto e médio prazo é essencial para pensar em quais serão as ferramentas utilizadas para alcançar o resultado junto ao seu time. Além disso, ter em vista o que se espera para os próximos períodos gera menos retrabalho, economizando tempo e apontando a direção que se deve seguir.

#2 – Não caia na armadilha das “Campanhas Milagrosas” para salvar seu caixa

Quando o processo de antecipação está instaurado, o caminho mais comum em busca do resultado imediato é o lançamento de uma campanha relâmpago, que em quase 100% dos casos corresponde a vender por um preço menor. Isso pode ser um caminho sem volta, uma vez que seu público começa a vincular suas campanhas sempre voltadas a baixar o preço, como uma regra. Tentar resolver o problema com ações desse tipo pode baixar seu ticket médio a ponto de não cobrir os custos de manter o cliente na academia.

#3 – Cobre taxas adicionais para complemento da receita à vista

Apesar de ser uma prática comum, muitas academias ainda não acreditam que é possível cobrar taxas adicionais (ativação, como complemento das receitas à vista no caixa do mês). Talvez por não estarem atentos à grande contribuição que elas podem representar no total à vista, e que este pode ser um excelente caminho em direção à redução progressiva na antecipação de recebimentos. Além disso, é uma estratégia muito mais saudável do que antecipar valores pagando ainda mais tarifas sobre os valores futuros.

Conclusão

Uma vez iniciado o caminho da antecipação, a reação em busca de sair dela deve ser a mais rápida possível.

Reverter esse cenário é trabalhoso, mas não é impossível! Requer atitude para encarar o problema de frente e calma para colher os frutos, porém, ainda é o caminho mais sadio para a vida da empresa. Do contrário, o ciclo da pobreza estará instalado e dificilmente haverá recuperação, pois não se pode esperar, em hipótese alguma, vender o total necessário para cobrir os custos e a lucratividade desejada no mês com as vendas do mesmo.

Abraço e até a próxima!

Interação Fitness
Herbert Oliveira
Herbert Oliveira Seguir

Atuando no mercado fitness a mais de 15 anos passando por todas as camadas de atuação: de estagiário a proprietário.A mais de 5 anos como consultor em projetos voltados ao desenvolvimento estratégico, estruturação de processos e capacitações.

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