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Iniciativas para um bom atendimento ao cliente no seu negócio fitness

Iniciativas para um bom atendimento ao cliente no seu negócio fitness
Tecnofit Tecnologia
jul. 8 - 7 min de leitura
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Quando falamos sobre atendimento em negócio fitness, precisamos falar sobre a satisfação. Hoje, não basta apenas atender bem, precisamos surpreender, pois um cliente satisfeito é sinal de mais clientes para seu negócio.

Já ouviu um feedback do seu cliente sobre o seu atendimento ser excelente?
Se sim, ótimo! Esse é o caminho. Se ainda não, saiba que isso pode ser um diferencial.

Agora, já parou para pensar em quantas vendas são perdidas, quantos negócios ou contratos não são fechados porque o atendimento foi ruim ou não encantou o cliente?  Exato, um bom atendimento faz toda a diferença.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como tornar o atendimento na sua Academia excelente e bem visto pelos seus alunos. Vem com a gente!

🥰 1 - A primeira impressão é a que fica

Quando se tem uma boa impressão, ela rapidamente se espalha entre o círculo social do seu cliente. Com o passar do tempo, mais clientes chegam de forma espontânea e você destina menos recursos na captação de novos alunos.

Para causar uma boa primeira impressão, podemos deixar o cliente mais à vontade para conhecer o seu espaço e sua estrutura. Crie uma conexão com seu cliente para tornar o atendimento mais humanizado. Sua equipe precisa ser simpática e sem nada forçado. Receber bem o aluno, passar as informações possíveis e se colocar à disposição.

No fim, tudo que o cliente quer é se sentir importante.

👂 2 - Ouça atentamente

Nada de distrações, o importante é fazer uma coisa de cada vez. Treine sua equipe para atender prontamente o aluno presencialmente. É importante ouvir o que ele está dizendo, assim podemos fechar um contrato que mais se encaixa na rotina dele.

Evite atender o cliente fazendo outras coisas ao mesmo tempo, como atender outros clientes, redes sociais ou qualquer outra atividade que comprometa o atendimento. Um atendimento de excelência é feito ouvindo as dores do seu cliente.

🚀 3 - Capacite sua equipe

Treinamentos de atendimento cada vez mais humanizados e construção de um atendimento com a cara do seu negócio, onde não só a recepcionista, mas os professores e os gestores tenham segurança e possam conversar com o cliente com identidade do seu negócio.

Dê autonomia à sua equipe e sempre busque pontos de melhoria. Treinamentos de reciclagem são excelentes opções. Veja este texto com dicas para ajudar sua equipe a vender mais.

✅ 4 - Ofereça soluções

Ir sempre além no atendimento e deixar claro que sua equipe está ali para ajudar o cliente.

Você não vende apenas um contrato, mas vende um condicionamento físico, qualidade de vida. Seu aluno vai usar da sua estrutura para o bem-estar dele.

Mantenha o foco no objetivo do cliente, vendas de contrato e cobranças são etapas burocráticas, isso tudo pode ser automatizado, mas a solução é humana, seu aluno só terá benefícios com o tempo.

Veja como criar um time comercial que é uma máquina de vendas!

💻📞📱 5 - Esteja disponível em vários canais

O atendimento presencial é uma ótima oportunidade de surpreender o cliente, mas é importante ter outros canais de atendimento. As redes sociais para academias são a melhor opção nesse momento. 

Canais digitais funcionam todos os dias. Dependendo da sua estrutura, um site é uma boa opção.

Temos um texto para ajudar seu negócio a ser encontrado no Google Meu Negócio.

🤖 6 - Não robotize seu atendimento

Ficar no vácuo é chato, não é verdade? Agora imagina deixar um cliente esperando por horas uma primeira resposta. Não é legal para seu negócio.

Mensagens prontas são ótimas para agilizar o atendimento, mas em excesso tiram a sensação de estar conversando com uma pessoa humana. Isso serve para o seu WhatsApp Business, Chatbot, Instagram ou Facebook.

Temos algumas mensagens prontas para WhatsApp para você usar em seu negócio fitness. Mas lembre-se: pessoas se comunicam com as pessoas.

🔠 7 - Evite vocabulário difícil

Devemos sempre falar a linguagem do cliente, mas falar bonito nem sempre é utilizar termos difíceis. Precisamos adaptar a nossa forma de falar para que o cliente entenda e não fique com nenhuma dúvida.

Provavelmente você recebe diferentes tipos de pessoas no seu estabelecimento, logo sua equipe precisa se adequar para atender esse pessoal com uma linguagem flexível, mostrando a identidade do seu negócio.

Termos difíceis são conhecidos por pessoas que já treinam há anos ou que já conhecem o mercado. Mas usar termos difíceis para uma pessoa que está chegando agora pode afastá-la de fechar um contrato.

⚠️ 8 - Seja o resolvedor de problemas

O atendimento de excelência não vale só para novos alunos, deve ser o mesmo para todos os alunos.

Podem surgir situações que exigem um jogo de cintura da sua equipe. Pode ocorrer um bloqueio na catraca por conta de um pagamento ou plano vencido, por exemplo. Tenha isso mapeado e esteja sempre atualizado para agir rapidamente caso algo assim aconteça..

Temos um texto sobre marketing de relacionamento que aborda táticas para se aproximar dos alunos.

Uma das queixas mais recorrentes de alunos é não conseguir realizar os exercícios por filas nos aparelhos. É necessário sempre encontrar meios de surpreender os alunos e visitantes com planos de ação eficientes.

📬 9 - Peça feedback

Mostre que está disposto a melhorar o seu atendimento, mesmo ele já sendo excelente. Colete feedbacks dos seus alunos, a melhor opção é usar uma enquete ou uma pesquisa de NPS.

Lembre-se: um feedback é um presente. Acolha e crie ações com base nas respostas recebidas. Afinal, o cliente está te dizendo onde você precisa melhorar. Então bora agir!

👦👧 10 - Seu aluno é um ser humano, não um número de matrícula

Continue cuidando dos seus alunos, cuide do seu espaço, da sua equipe, deixe claro que seu negócio é proporcionar o bem-estar e ajudar o aluno a alcançar seus objetivos. Mostre que, acima de tudo, está proporcionando um ambiente seguro para seus alunos.

Um bom relacionamento com seus clientes ajuda a manter o número de matrículas em períodos de baixa temporada. 

Conclusão

Existem muitas outras dicas que poderíamos utilizar para melhorar o atendimento na sua academia ou ajudar a se tornar referência. Isso varia de região para região, época do ano, sazonalidade e outros fatores que podem contribuir para deixar o cliente satisfeito e fiel ao seu negócio.

Um atendimento bem-sucedido é realizado por pessoas que amam o que fazem, pois não conseguem fingir que estão ali, nada é forçado e tudo acaba dando certo no final. Negócios bem-sucedidos são aqueles que colocam o cliente no centro do negócio e cada decisão é pensada com o objetivo de aumentar a sua satisfação.

É bom ouvir do cliente que o seu atendimento foi decisivo na hora de ele escolher o seu negócio dentre tantos outros?

A Tecnofit está aqui para te ajudar também com dicas sobre mercado fitness. Conte com a gente! Até a próxima!


 
*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.
 


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