Se você está planejando abrir uma academia ou studio de personal, esse passo a passo é pra você!
Vou te mostrar a primeira chave para você começar sua academia com uma base excelente e não quebrar a cara nos primeiros meses.
Aqui na BRANDFIT eu costumo falar para os donos de academias que o negócio tem 3 etapas:
Primeiro, parece que é o melhor negócio do mundo. Depois, vêm os problemas após a inauguração e parece o pior negócio do mundo. E, por último, parece um negócio normal.
Se você está neste post pensando em lançar sua marca no fitness, é importante você entender que não é o melhor negócio do mundo.
Já tire da sua cabeça as frases:
- não tem como dar errado;
- ninguém teve uma ideia como a minha.
Porque é claro que tem como dar errado, e eu tenho presenciado muitos que começam falando que não tem como dar errado e logo chegam as grandes dificuldades.
E você não conhece todas as academias do Brasil, muito menos do mundo, então, não tem como saber se ninguém teve essa mesma ideia.
Então, vamos lá a essa primeira chave.
Comece pensando no seu modelo de negócio. Muita gente começa procurando imóvel. Aí, acha um imóvel grande e fala "hmmm... vai ser uma academia grande!" ou acha um imóvel pequeno e fala "hmm... aqui daria um belo studio de personal".
Não é o imóvel que fala qual será o seu negócio. É o modelo de negócio que vai determinar que tipo de imóvel você vai buscar.
Quando pensar no modelo de negócio, têm 3 possibilidades:
- academia low cost;
- academia middle marketing;
- academia premium.
De cara, eu te recomendo ir para academia premium. Por quê?
Academia low cost é uma academia de volume. Então, se você não estiver pensando em ser uma grande rede, eu acredito que é difícil você ser sustentável em 10 anos. Pode ter certeza que tudo estará diferente daqui a alguns anos.
E a academia middle marketing é a academia que não é nem uma coisa e nem outra, e já está tendo as suas dificuldades também.
Academias premium, que são academias pequenas, que atendem a um nicho de mercado e são excelentes para esse público alvo são as que estão mais crescendo!
Espero ter aberto sua cabeça, é só o começo, mas se quiser compartilhar sua ideia e desenvolver a sua marca a partir da sua ideia, é só me chamar!