[ editar artigo]

Como abrir uma academia?

Como abrir uma academia?

Se você está planejando abrir uma academia ou studio de personal, esse passo a passo é pra você!

Vou te mostrar a primeira chave para você começar sua academia com uma base excelente e não quebrar a cara nos primeiros meses. 

Aqui na BRANDFIT eu costumo falar para os donos de academias que o negócio tem 3 etapas:

Primeiro, parece que é o melhor negócio do mundo. Depois, vêm os problemas após a inauguração e parece o pior negócio do mundo. E, por último, parece um negócio normal. 

Se você está neste post pensando em lançar sua marca no fitness, é importante você entender que não é o melhor negócio do mundo. 

Já tire da sua cabeça as frases: 
- não tem como dar errado;
- ninguém teve uma ideia como a minha.

Porque é claro que tem como dar errado, e eu tenho presenciado muitos que começam falando que não tem como dar errado e logo chegam as grandes dificuldades.


E você não conhece todas as academias do Brasil, muito menos do mundo, então, não tem como saber se ninguém teve essa mesma ideia. 

Então, vamos lá a essa primeira chave.


Comece pensando no seu modelo de negócio. Muita gente começa procurando imóvel. Aí, acha um imóvel grande e fala "hmmm... vai ser uma academia grande!" ou acha um imóvel pequeno e fala "hmm... aqui daria um belo studio de personal".

Não é o imóvel que fala qual será o seu negócio. É o modelo de negócio que vai determinar que tipo de imóvel você vai buscar. 


Quando pensar no modelo de negócio, têm 3 possibilidades: 
- academia low cost;
- academia middle marketing;
- academia premium.

De cara, eu te recomendo ir para academia premium. Por quê?


Academia low cost é uma academia de volume. Então, se você não estiver pensando em ser uma grande rede, eu acredito que é difícil você ser sustentável em 10 anos. Pode ter certeza que tudo estará diferente daqui a alguns anos. 

E a academia middle marketing é a academia que não é nem uma coisa e nem outra, e já está tendo as suas dificuldades também. 

Academias premium, que são academias pequenas, que atendem a um nicho de mercado e são excelentes para esse público alvo são as que estão mais crescendo!

Espero ter aberto sua cabeça, é só o começo, mas se quiser compartilhar sua ideia e desenvolver a sua marca a partir da sua ideia, é só me chamar!

Interação Fitness
Vitor Kawauchi
Vitor Kawauchi Seguir

Vitor Kawauchi, diretor da BRANDFIT Educação Física pela USP, MBA em Marketing, pela Madia Marketing School, MBA em Gestão de Negócios pela FGV, Coaching Integral Sistêmico, pela FEBRACIS e formação em Marketing Digital pela Udacity

Ler conteúdo completo
Indicados para você