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Como gerenciar sua base de prospects?

Como gerenciar sua base de prospects?

Após uma aproximação de sucesso entre empresa e potencial cliente, talvez a parte mais difícil seja conseguir alguma informação desse contato - um e-mail ou telefone, por exemplo, certo?

Pois é, talvez. Por incrível que pareça, depois que esses dados estão em poder do marketing ou atendimento, estabelecer uma conversa com o prospect pode ser ainda mais desafiador.

Por que isso acontece?

Hoje as academias, studios e boxes de CrossFit, com mais facilidade que antes, conseguem dados valiosos de potenciais alunos. Seja através da degustação de seus serviços, patrocínio de eventos da área, presença em feiras ou ferramentas de prospecção.  

Então, considerando este cenário, o que temos na mesa são:

        - o interesse por parte do consumidor, 

        - suas respectivas informações para iniciar uma conversa.

Porém, por alguma razão, quando as pessoas não concluem a aquisição do produto elas acabam saindo do radar da empresa, seja por decisão do gestor ou dificuldades técnicas de quem administra o negócio.

O futuro cliente é deixado de lado, e não há uma tentativa de reverter o cenário.

 

  • Mantendo os prospects por perto

Para isso, tire proveito de dois recursos que você deve ter disponíveis e que são bem importantes:

O primeiro deles? Humano. E é o próprio consultor da sua empresa, que conta com total disponibilidade de trabalho e que já tem desenhada suas metas de conversão e retenção dos alunos. 

O segundo é tecnológico. A funcionalidade de serviço de agendamento das ligações, do sistema de gestão, permitirá uma aproximação melhor entre o consultor e a sua base de contatos.

Além deles, outro recurso fundamental na etapa de acompanhamento dos prospects são os relatórios com dados dos interessados. Contendo informações como perfil demográfico, como chegaram ao serviço, tipo de visita gerada e demais interesses - um futuro plano de ação para aquisição desse público torna-se muito mais assertivo e proveitoso.

Por exemplo, se o cliente veio pelo Facebook, vale fazer ações de Facebook Ads para esse público. Se o prospect veio por indicação, vale trabalhar mais ações de indicações com os alunos atuais.

Campanhas que tenham o mote de “Indique e ganhe desconto ou aulas adicionais” também são indicadas. 

 

  • Mantenha a frequência do diálogo

Se você não está trabalhando a sua lista de e-mail com frequência, nós ajudaremos com um fluxo que te auxiliará a impactar mais e melhor.

Primeiro, você precisará criar uma série de e-mails de boas vindas. Oriente seu potencial cliente, avise que ele receberá periodicamente um conteúdo valioso e exclusivo. Pode ser um material que aborde exercícios, dieta, alimentação, nutrição e tudo o mais que tenha relação com o seu negócio fitness.

Importante: Sempre que precisar pausar a newsletter, haja com honestidade e transparência sobre o motivo pelo qual sua empresa parou de enviar os e-mails. Em seguida, comprometa-se a oferecer benefícios e materiais mais robustos, até mesmo através de suas redes sociais.

Primeiro passo: Mãos à obra! Pesquise assuntos e tendências para o mercado fitness. Por que não gravar pequenos vídeos com dicas? Não desanime se começar a receber notificações sobre cancelamentos de inscrições e críticas ao conteúdo da campanha. Tenha em mente que é natural esse feedback, ainda mais se está gerenciando uma lista mais antiga de potenciais clientes. Faz parte do processo.

Concentre-se no fato de que a sua empresa quer ajudar as pessoas. Por isso, neste momento, não se distraia com o que os concorrentes estão fazendo, apenas ponha em prática o seu planejamento.

Como estratégia, depois de algumas semanas enviando e-mail ou fazendo vídeos com conteúdo para “esquentar a base” de futuros clientes, envie e-mails com promoções dos seus serviços. Considere o intervalo de alguns dias até voltar com os envios normais, talvez uma pausa de três dias seja o ideal.

Após isso, volte com todo o gás à nutrição dos seus leads.


Dica!

Notificações em PUSH pelo aplicativo e mensagens via SMS funcionam, e muito bem. Se o seu sistema de gestão tem essas funcionalidades, use e abuse desses recursos.  Oferecendo vantagens ou benefícios àqueles que se matricularem.

E como sugestão, acompanhe do início ao fim essas ações, analisando os resultados e ajustando/ buscando a melhor performance possível.

 

  • Não tenha medo do telefone

Em meio a tantas (e poderosas) ferramentas digitais, não tenha medo de pegar o telefone e começar a ligar para os seus potenciais clientes.

Aqui vai um script rápido, facilmente adaptável para se conduzir uma conversa deste tipo:

"Olá [NOME DO PROSPECT],

Aqui é [NOME DO CONSULTOR], da [SUA EMPRESA]. Tudo bom com você? Espero que sim.

O motivo da minha ligação é simples. No momento eu estou trabalhando em alguns benefícios e promoções novas, ainda não lançadas, e nossa equipe pensou em você.

Precisamos validá-las, e gostaríamos que algumas pessoas com o seu perfil testassem para gente.

Isso seria interessante para você?”

 

A partir daí, explique sua oferta e a ofereça. Como já mencionado anteriormente, oriente os seus consultores a passarem segurança e verdade na apresentação do seu produto.

Seja sincero sobre o fato de que o seu negócio quer ajudar, de verdade, e que a sua oferta pode fazer a diferença.
 

Se quiser conhecer mais sobre o sistema de gestão Tecnofit, acesse o site, se cadastre para fazer um teste gratuito e saiba mais sobre todas as funcionalidades que o sistema e aplicativos podem te oferecer. www.tecnofit.com.br

 

Até a próxima.

Redação Tecnofit

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