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Como manter seu cliente focado no objetivo com as festas de fim de ano?

Como manter seu cliente focado no objetivo com as festas de fim de ano?
Gabriela Karasek
nov. 29 - 4 min de leitura
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Fim de ano é uma época de muita confraternização e pouco foco na manutenção da vida saudável. Esses diversos eventos são os momentos perfeitos para surgirem desculpas ainda mais "perfeitas"para seu paciente fugir de tudo, certo?!

As presenças em consultas começam a reduzir, são reagendadas para "ano que vem" e com isso, é muito provável que seu cliente coloque, quase tudo que foi conquistado durante o ano, a perder.

Claro que entendemos que isso seria um problema só dele, certo?! Afinal, os objetivos, metas, planos, são todos dele, você só está o ajudando nessa caminhada.

Mas será que não podemos ajudá-lo a não se "perder tanto" nessa época?! Será que não devemos, enquanto profissionais da saúde, dar aquela força que ele precisa para não colocar tudo a perder?!

Bom, eu sempre penso que devemos entregar 100% de nós e que ele deverá dar 100% dele, então coloco nesses meus 100% a ajuda que ele precisa, mesmo que "longe da consulta".

E como podemos ajudar nossos clientes, para que eles se sintam importantes e, assim sejam fiéis ao seu atendimento?!

Vou te dar 3 passos que acredito que farão a diferença. Vamos lá.

Passo 1 - Crie, com seu cliente, uma rotina que se adapte a essa época.

Não vai adiantar você falar o que "pode ou não pode" comer agora, mas ajuda se você buscar, com ele, o que ele gosta desta época. É bebida? É sobremesa? O que faria ele "escapar" de um plano saudável?

Entendendo isso, você conseguirá encontrar alternativas para que ele se mantenha no foco, mas não desista de tudo.

Passo 2 - Eliminar o "Efeito Já Que".

Pode parecer muito óbvio para a maioria dos profissionais, mas será que explicamos isso aos clientes?! 

O efeito Já Que é o famoso "Ah Já Que comi esse doce, vou comer mais disso aqui., "Ah Já Que não treinei, vou furar a dieta", "Ah Já Que briguei com namorado, vou comer o que quiser.".... E por aí vai.

Esse é um efeito sabotador que pode arruinar um plano. E você, enquanto profissional, deve conversar com seu cliente e explicar, com detalhes, porque ele deve eliminar esse efeito da sua vida. 

Quando seu cliente entender isso, metade do caminho rumo ao sucesso, foi conquistado.

Passo 3 - Nunca imponha, sempre questione.

Outro passo importante a ser dado é o fato de que, nesta época do ano, a pessoa está cansada, com muita vontade de tirar férias do trabalho, da rotina, da dieta, do treino, de você, de tudo. Então entenda que a última coisa que ela quer agora, é ouvir o que ela pode ou não pode fazer. Ela não quer mais imposições. Ela quer leveza, afinal é final de ano.

Então aprenda a nunca impor objetivos e cobrar resultados, mas questioná-los, assim ela mesma irá pensar e entender que só depende dela.

Por exemplo: Você quer que ela treine 3x por semana nas férias, e você fala que montou um planejamento de 3x na semana e etc, com detalhes. Possivelmente ela esteja te olhando e pensando na praia, então reformule.

Pergunte a ela o que de pior aconteceria se ela não treinasse conforme sua prescrição. E aguarde a resposta.

Pergunte o que de pior aconteceria se ela "furasse"a dieta todos os dias. Aguarde a resposta.

Pergunte como ela vai se sentir se, quando retornar à rotina, ela perceber que não fez o que deveria ter sido feito. 

Deixe que ela mesma reflita sobre os prós e contras, assim ela toma a responsabilidade para si e assume o controle do processo.

Esses foram 3 passos básicos e, um tanto óbvios, mas que, bem aplicados, mudarão a forma como o paciente/cliente enxergará a bagunça de final de ano, e ainda melhor, mudará a forma como ele te enxergará como profissional comprometido com os resultados.

Espero que tenha ajudado.

Abraços!


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