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PERSONAL TRAINER, COMO SE POSICIONAR?

PERSONAL TRAINER, COMO SE POSICIONAR?
ANDRE HAUER
jun. 4 - 4 min de leitura
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Olá, pessoal da Interação Fitness tudo bem?

Hoje venho falar um pouco sobre posicionamento para o Personal Trainer.

Dando continuidade aos nossos conteúdos, o tema de hoje, é algo extremamente importante para nortear aonde você quer chegar na sua carreira como Personal.

Mas que assunto é esse, Posicionamento?

É um conceito relativamente simples e muitas pessoas têm dificuldade em colocar em prática. Ele pode ser aplicado de diversas formas através de um serviço para uma empresa ou para uma pessoa, ou seja, você posiciona o seu serviço, a sua metodologia, a sua forma de atendimento na mente do seu potencial cliente, sem necessariamente falar do seu método.


No livro "Posicionamento - A Batalha por sua Mente", os autores Al Ries e Jack Trout mostram como ser visto e ouvido em um mercado super competitivo.

Uma forma de exemplificar para nossa área: quando em um grupo de amigos, alguém fala sobre exercício físico e Personal Trainer, qual é a primeira imagem ou nome que vem na mente das pessoas? 

Se não é o seu nome, você tem sérios riscos em relação ao seu negócio e na forma com que está se posicionando no mercado.  

É só fazer algumas perguntas que geram uma reflexão sobre o assunto, por exemplo, qual a primeira marca que vem à sua cabeça quando você: 

  • Pensa em um refrigerante?
  • Pensa em um smartphone?
  • Pensa em um carro TOP?
  • Pensa em um Personal Trainer referência, que você contrataria para seu pai ou sua mãe. Qual é o primeiro nome que veio à sua cabeça?

Em um mundo repleto de anúncios e propagandas o tempo todo, nosso cérebro aprendeu a fixar algumas marcas e temos um limite para lembrar de parte delas. 

Da mesma forma, podemos fazer um paralelo ao serviço de Personal, exemplo: 

  • Quantos Personal Trainers existem no Brasil? 
  • E na sua cidade? 
  • E no seu bairro?
  • E na Academia que você trabalha? 
  • Qual é o Personal Trainer TOP para você?

Se a grande maioria dos profissionais não se posiciona de forma estratégica, gera o que chamamos de mercado AMADOR, pela falta de posicionamento.

Consequentemente somos vistos de forma negativa pelo consumidor final, ou seja, algo nada diferenciado, sendo o preço determinado pela oferta e demanda e não pelo produto. Automaticamente somos comparados na mente do consumidor em relação ao preço e por isso, a maioria das pessoas julgam o Perosnal Trainer um serviço caro - somos nivelados por baixo.

Considerando que a profissão ainda é nova e foi regulamentada a pouco tempo aqui no Brasil, a primeira estratégia é ser o primeiro a chegar na mente do consumidor. Agora se você quiser ser referência na sua cidade ou no país, requer um pouco mais de esforço.

A segunda estratégia para que você consiga estar na mente das pessoas caso não tenha dinheiro para investir em publicidade e propaganda, seria criar categorias na sua área de atuação, por exemplo:

  • Quem é o Personal Trainer referência em Reabilitação na sua cidade?
  • Ou referência em Emagrecimento?
  • Ou referência em Pilates?
  • Ou referência em Corrida de rua?
  • Ou referência em aulas para crianças?

Quando o assunto é posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos exemplos de maior sucesso. Número um em seu segmento, não é a toa que a empresa sobrevive a mais de 125 anos no mercado. Em suas diversas campanhas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Bebendo uma Coca-Cola com”, a marca sempre se apoiou em valores como Amizade, Felicidade, Alegria, Partilha, União e Diversão para se posicionar. Isso promove engajamento entre os seus consumidores, incentivando-os a compartilhar momentos e experiências. 

Em termos gerais, é isso que precisamos pensar na carreira e mostrar quem é de fato esse Personal Trainer.

A grande sacada é começar pequeno pensando grande, ou seja, comece pela Academia onde você trabalha, nos locais onde você atende ou crie uma categoria para um nicho de mercado, de forma diferente do que a maioria faz.

Lembre-se, posicionamento não é o que você faz com o seu treino e sim com a mente do consumidor.

Menos esmaga que cresce, fica grande p***, frango com batata doce e mais posicionamento em um mercado carente de bons profissionais.

Um forte abraço e até a próxima!

 

 

 

 


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