Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 dicas de finanças de academias que prosperaram no lockdown

10 dicas de finanças de academias que prosperaram no lockdown
Tecnofit Tecnologia
mai. 20 - 8 min de leitura
000

Se alguém te contasse, alguns anos atrás, que passaríamos por uma pandemia que levaria boa parte dos empreendedores, donos de negócios e gestores a rasgarem seus planejamentos e realizarem planos a curto prazo?

Sim, ninguém acreditaria, mas o fato é que ainda estamos enfrentando uma das piores crises sanitárias de todos os tempos, e o nosso mercado, o fitness, é um dos que mais sofre com a pandemia. Enfrentamos um cenário de incertezas e não podemos fazer longos planejamentos.

O fato é que, durante a pandemia, arriscamos menos, pois a única certeza é a de que não temos certeza de quando tudo isso vai passar.

Em vez de arriscar um passo, podemos aprender com empresas que deram esse passo, melhor que errar e aprender, é aprender com a jornada do outro, não é mesmo?

Quais dicas de finanças as academias que venceram o lockdown podem passar para outros empreendedores? É isso que você confere hoje!

1 - Não esperar as coisas acontecerem

O momento certo pode ser hoje. Pior que ter poucos alunos, é não ter aluno algum. As academias que estão usando a pandemia para alugar equipamentos têm mais chance de prosperar, pois mantêm seus alunos ativos e receita de planos e aluguéis.

Esse pode ser um momento de monetizar seus equipamentos que estão parados. Caso faça um aluguel, formalize isso em um contrato e termos de responsabilidade.

2 - Não entre em guerra de preços

Gerar receita é importante nesse momento. Evite entrar em guerra de preço, pois pode ser um tiro no pé. No futuro, pode sair mais caro manter esses alunos, pois aqueles que veem por preço, vão embora pelo mesmo motivo.

Academias que se preocupam em gerar valor para o cliente não precisam baixar os preços dos planos, a negociação é importante, caso o seu negócio esteja enfrentando um lockdown, reter os alunos que geram receita pode ser mais importante que trazer alunos novos.

Aqui vale campanha de CRM, prorrogação de planos, negociar condições de pagamento para manter o aluno na sua base de clientes.

3 - Reduza seus custos fixos

Negociação de aluguéis e prorrogação de pagamento de impostos podem trazer economia para seu negócio.

Mas você sabe a diferença entre custo e despesa? A despesa pode ser eliminada, um exemplo é o cafézinho. Agora, o custo, esse não tem como cortar do seu plano de contas, porque sem ele, sua academia não funciona. Por exemplo, salário de funcionários é um custo.

Empréstimos bancários devem ser a última opção, pois geralmente é um dinheiro mais caro, mas caso seja necessário, pesquise muito e encontre a opção mais adequada à sua realidade.

As academias que conseguiram reduzir seus custos fixos, puderam projetar seu caixa para um período maior. A recomendação dos especialistas é que haja uma reserva para cobrir, pelo menos, 3 meses de portas fechadas.

4 - Diversifique seus meios de pagamento

Com a popularização de treinos e aulas online, se torna mais comum o fato de um aluno não precisar se deslocar até a academia para realizar um pagamento, muitas vezes o gestor não conhece pessoalmente seu aluno. Essa é uma das tendências do futuro no mundo fitness.

Facilitar o pagamento de planos é garantir a receita nos meses seguintes. Hoje, no sistema Tecnofit, você pode vender um plano online e lá do outro lado, o aluno tem a possibilidade de comprar e escolher a forma de pagamento, se vai ser no cartão de crédito online, boleto e, inclusive PIX, por que não?

5 - Faça um planejamento financeiro

Sabemos que no mercado fitness existem períodos de alta e baixa, como verão e inverno e, como citamos no item 3, é importante ter uma reserva para seu negócio cobrir esses períodos de baixo movimento.

Faça uma projeção de seu fluxo de caixa para o período de 6 meses a 1 ano, pelo menos, e acompanhe as movimentações de mercado, decretos municipais e todas as variáveis que podem impactar no seu negócio, se antecipar a todos esses problemas é manter seu negócio em pé. Não seja pego de surpresa.

6 - Automatize as formas de recebimento

Academias que apostam na automatização de pagamentos evitam “esquecimentos” e garantem a entrada da receita.

Meios de pagamento online são uma ótima opção para diminuir o índice de inadimplência. Quanto mais automático forem as cobranças de seus alunos, mais tempo sobra para a gestão e o planejamento de seu negócio.

Planos recorrentes no cartão de crédito já têm a sua programação e o próprio sistema realiza as cobranças de forma automática, evitando deixar na mão do aluno ter que lembrar de realizar o pagamento.

7 - De olho no fluxo de caixa

Anotar tudo é importante, desde as suas receitas, até as pequenas despesas, e inclusive retiradas de pró-labore. Mantenha seu financeiro sob controle e evite surpresas. Saiba de tudo que está entrando e saindo do seu fluxo de caixa.

É importante que sua receita seja maior que a despesa, gerando assim, um saldo positivo, que pode ser usado para reserva, investimento ou partilha de lucro. No fim do mês você sabe se o seu negócio está fechando no azul. Para diagnosticar e corrigir seu fluxo de caixa, acesse a Calculadora de Lucro da Tecnofit.

8 - Fuja das dívidas

Enquanto essa fase difícil não passar, evite ao máximo comprometer totalmente a sua receita, tenha sempre um saldo positivo para cobrir gastos ou imprevistos de períodos futuros.

Outra coisa importante: aquele recurso de recorrências que entra 30 dias depois e você se sente tentado a fazer uma antecipação? Saiba que esse dinheiro pode custar mais caro e alternativas como essa devem ser as últimas opções.

Se o momento é de retenção de recursos, evite entrar em longas dívidas e se ficar com alguma dúvida, consulte seu planejamento financeiro.

9 - Tenha metas financeiras

Mesmo enfrentando uma pandemia de nível global, mantenha sua estratégia em pé. É importante ter as suas metas de venda, meta de inadimplentes, meta de renovações, meta de receita entre outros indicadores. São esses indicadores que mostram que seu negócio vai fechar no azul no fim do mês.

Ter metas significa desejar que seu negócio cresça e prospere, como se não houvesse lockdown na sua cidade.

10 - Ter um sistema de Gestão online

Independente do tamanho do seu negócio, ter um sistema de gestão facilita sua vida. Em poucos cliques é possível saber como está seu negócio, acessar várias planilhas, marcar aulas e cobrar alunos.

Hoje, o Tecnofit faz isso de forma programada, o que permite você gerenciar seu negócio de qualquer lugar do mundo, basta ter conexão com a internet. Além de ser online, pode ser acessado pelo app Tecnofit Gestão, que traz as principais informações do seu negócio, na palma de sua mão.

[BÔNUS] Disciplina é chave do sucesso

Todas as dicas são fáceis de se colocar em prática e podem sair do papel hoje mesmo. É necessário muita disciplina e força de vontade para levar seu negócio até onde você quer chegar, permitindo que você alto.

Conclusão

Ter as finanças sob controle é o que vai determinar se o seu negócio vai prosperar durante uma pandemia e após ela passar. Se podemos tirar um aprendizado disso tudo é possível sim, ser um gestor de sucesso, independente da fase que esteja enfrentando.

Ter um software de academia que possibilite você analisar todo o financeiro é melhor ainda, hoje o Tecnofit traz soluções em gestão para facilitar a sua rotina, com relatórios e dashboards financeiros.

A Tecnofit está aqui para te ajudar também com dicas sobre finanças e mercado fitness. Conte com a gente! Até a próxima!


 
*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você