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É POSSÍVEL EMAGRECER SEM DIETA?

É POSSÍVEL EMAGRECER SEM DIETA?

A primeira estratégia adotada por quem quer reduzir a gordura corporal é iniciar um programa de exercícios. A indicação é sempre procurar um profissional capacitado e experiente para orientar a atividade escolhida.

Deve-se lembrar também que o início da prática de atividades sistematizadas, com o objetivo de emagrecimento, produz alterações nas necessidades dietéticas que devem ser ajustadas por uma nutricionista.

Então chegamos a conclusão de que a melhor opção é exercício combinado com uma dieta equilibrada. Até aqui, sem novidades.

Mas será que é possível dizer o que é mais importante? A dieta? O exercício? Quanto cada uma dessas atitudes contribui para a perda de gordura corporal?

 

Lição número 1: não existe diferença na importância.

 

Sempre que qualquer pessoa quiser dar um valor para a importância do exercício ou da dieta no processo de emagrecimento, duvide do conhecimento desse indivíduo sobre o assunto. É impossível fazer tal afirmação.

Já vi muito profissional dizendo: “...exercício é 30% e dieta 70% do resultado...” ou o contrário “... o exercício é a parte mais importante, a dieta contribui, mas um pouco menos...”. Não tem como afirmar isso.

Imagine o exercício e a dieta como as duas rodas de sua bicicleta. Se eu te perguntar qual das duas rodas é mais importante para te fazer chegar no destino, qual sua resposta? Exatamente.

Em vários momentos os estímulos mecânico e fisiológico fornecidos pelo exercício serão os fatores determinantes. Em outro momento as refeições e restrições conduzidas na dieta é que produzirão os maiores impactos. E isso vai se alternando. Constantemente.

 

Lição número 2: exercício faz efeito sozinho sim!

 

Outro argumento completamente equivocado é de que a atividade física isolada, sem dieta, não produziria efeitos de emagrecimento. Mentira.

Novamente vamos deixar claro: não é a melhor opção apostar só no exercício. Não produzirá o efeito mais duradouro e nem o mais rápido.

Mas com certeza absoluta, produzirá um efeito.

Para ilustrar essa afirmação, vou apresentar aqui alguns estudos bem recentes que, entre outras coisas, controlaram apenas o efeito do exercício no emagrecimento.

Wu e colaboradores (2017) aplicaram dois protocolos diferentes de exercícios em mulheres pós-menopausa com sobrepeso ou obesidade. Após 12 semanas, tanto o exercício intenso (-2,1kg e -1,5%G) como o leve (-3,1kg e -1,7%G) produziram reduções significativas na massa e gordura corporal.

Rosenkilde e colaboradores (2017) testaram diferentes abordagens para o emagrecimento, sendo que duas delas compreendiam apenas dieta, ou apenas exercício. Tanto apenas a dieta (-5,2kg) quanto apenas o exercício (-5,9kg) foram capazes de produzir redução da massa corporal.

Kang e colaboradores (2018) realizaram durante 12 semanas um treinamento do tipo “circuit training” com mulheres obesas. No final do estudo, verificou-se uma redução de 6,6kg na massa e 4,8% no percentual de gordura.

 

Além de dieta, o que mais pode ser feito?

 

Informação! Alguns estudos investigaram o papel do exercício somado a instrução de hábitos que pudessem contribuir para o emagrecimento, mesmo que uma dieta nova e restritiva não fosse implantada.

Em 2017, Kwon e colaboradores observaram o efeito exclusivo do exercício e da educação de boas práticas alimentares sobre obesos que sofriam do efeito sanfona. Após 6 meses, quem apenas recebeu instrução reduziu em 1,3kg o peso corporal (-1,2% de gordura). Quem somou a educação ao exercício obteve redução de 5,7kg no peso (-3,1% de gordura).

Beavers e colaboradores (2017) incluiu o exercício aeróbico e a musculação em um programa de controle de peso onde as pessoas recebiam instruções de como emagrecer. Quem apenas recebeu as instruções reduziu em 5,7kg a massa corporal (-4,8%G). Quem somou o exercício aeróbico no programa, perdeu 8,5kg (-6,8%G) e quem adicionou a musculação reduziu 8,7kg (-7,8%G).

 

Qual a lição?

 

Depende. Se você é professor, personal, coach ou seja lá o título que você usa, saiba que você tem responsabilidade sim de gerar emagrecimento, mesmo que seu aluno não ajude muito. Se o exercício é bem orientado, ele faz efeito.

Se você é proprietário de academia e seus alunos não estão emagrecendo, seus professores não estão prescrevendo direito. Ou pior, não estão educando de maneira correta, já que tal estratégia também gera resultados. Na sala de musculação o trabalho vai muito além de apenas fazer correções.

Ou quem está lá é apenas “passador de ficha”?

Abraços.

Interação Fitness
Ricardo Martins de Souza
Ricardo Martins de Souza Seguir

Dr. em Educação Física, atua a mais de 20 anos no mercado. Ministra disciplinas de Fisio. Exercício e Biomecânica para graduação e pós na Ed. Física, Fisioterapia e Nutrição, além de ser proprietário de empresa de consultoria científica no setor.

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