Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ficha de exercícios: evolução que motiva seus alunos

Ficha de exercícios: evolução que motiva seus alunos
Tecnofit Tecnologia
jan. 3 - 5 min de leitura
000

Não é segredo para nenhum empresário do ramo fitness que um dos maiores problemas em atuar nesta área é a evasão de alunos. O cenário é bastante conhecido: a pessoa sente a necessidade de praticar exercícios, começa com muita empolgação, mas a rotina saudável não se mantém — e os motivos são inúmeros, como falta de tempo ou simplesmente preguiça.

Por conta disso, a fidelização é uma das iniciativas essenciais para que um empreendimento fitness alcance o sucesso — e é por isso que batemos nesta tecla constantemente aqui no blog da Tecnofit. Neste post, abordaremos a ficha de exercícios como um recurso que vai além da organização, servindo também como guia motivacional. Confira!

Um uso mais inteligente

Como comentamos, a intenção é ir além do uso convencional. Para isso, aconselhamos o uso do aplicativo Tecnofit — isso porque a nossa plataforma trabalha com uma série de dados especiais, resultando em uma versão mais inteligente da ficha de exercícios, capaz de conversar diretamente com o aluno.

Entre esses diferenciais de cadastro, destacaremos três deles, que são de importância tanto para a academia quanto para o aluno. O primeiro é a utilização de dados de avaliação, como Anamnese, ParQ e antropometria. Em segundo lugar, há a possibilidade de cadastro de vídeos para mostrar como cada exercício é feito. Por fim, o aviso de vencimento de treinos e avaliação.

Além de tudo isso, também existem os recursos exclusivos de Área do Aluno — estes são de interesse majoritário do cliente final. Nesta seção do aplicativo, é possível encontrar a Ficha de Exercícios tradicional (com possibilidade de dar notas para esses treinos), assim como o Histórico de Presença e Checkin para reservar vaga em aulas específicas, como spinning ou boxe, por exemplo.

Por que tudo isso é útil?

Talvez você esteja se perguntando sobre a utilidade de acumular tanta informação em prol de uma ficha de exercícios — afinal de contas, manusear uma quantidade massiva de dados dá trabalho. A questão aqui é: cada uma dessas informações leva um tipo de vantagem para o seu aluno, ajudando-o a criar uma trajetória dentro da academia ou estúdio.

Não entendeu? Nós explicamos:

• Dados de Avaliação: assim que o aluno entra na academia, acontece o processo de avaliação, que é o ponto de início para que ele atinja seus objetivos, como emagrecimento ou definição.
• Lista de Exercícios/Movimentos: é o tópico mais tradicional, representa a lista de afazeres do aluno e funciona como um norte para os objetivos definidos anteriormente.
• Informações sobre Exercícios: ao fornecer instruções já na ficha de exercícios, o aluno tem mais independência e rapidez no momento de treinar, fazendo com que esse momento entre na rotina dele de forma mais harmoniosa.
• Avaliação de Treino: fazer algo que não se gosta ou que não se acha bom é sempre muito chato. Com a possibilidade de avaliar o treino e conversar com o professor, o esforço físico deixa de ser um sofrimento para ser algo prazeroso.
• Controle de Vencimentos: ao saber que um treino está para vencer, o aluno imediatamente sabe que uma etapa será concluída e uma nova irá começar. O mesmo acontece com o controle sobre avaliação física, que é o momento de avaliar os resultados de todo o esforço já realizado.

Com essas vantagens, a trajetória mencionada logo acima se torna muito clara e natural. Isso porque o aluno consegue entender o que está fazendo, o porquê de estar treinando de determinada maneira e ainda é capaz de avaliar sua própria evolução. O que nos leva ao próximo tópico de nosso texto...

Evolução significa motivação!

Com todo o processo que acabamos de descrever, o aluno que identifica evolução (como aumento de massa muscular ou diminuição de gordura) passa a ter uma sensação de dever cumprido. Como consequência, ele se sente motivado e passa a almejar passos mais largos, como melhorar de condicionamento para começar a correr, por exemplo.

Dessa maneira, fica claro que evolução significa motivação, simplesmente porque o cliente terá resultados palpáveis através do sistema de treinos da sua academia. Com isso, você evitará a evasão, fidelizará uma quantidade maior de clientes, tornando o seu negócio financeiramente saudável e implantando uma cultura agradável na prática de exercícios.

Dessa forma, a ficha de exercícios se transforma em uma ferramenta importantíssima no relacionamento com os clientes e na estratégia de atração de alunos — clique aqui para saber mais sobre este assunto —, proporcionando um potencial de melhorias incrível para o seu empreendimento fitness.

Beneficie-se você também!

Toda essa riqueza de informações e as vantagens geradas por isso podem ser implantadas não apenas em academias, mas também em estúdios de pilates e ioga, assim como em boxes de CrossFit, pois o objetivo é atrair e motivar o aluno de qualquer modalidade esportiva para que ele coloque o exercício (e a saúde) no seu dia a dia.

Para fazer proveito disso, clique aqui e fale conosco!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você