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Gestão de Equipe: como começar?

Gestão de Equipe: como começar?

Estamos na era digital, tudo está altamente ligado a tecnologia, inclusive os negócios.

Mas nos bastidores de toda tecnologia sempre teremos humanos, pessoas que desenvolveram tal tecnologia que hoje tanto nos ajuda.

No nosso mercado não é diferente e ainda temos mais um tempero em relação a muitos outros: são pessoas cuidando de pessoas! E se o seu funcionário não estiver bem, o cliente será diretamente atingido, e o final da história já sabemos: atendimento ruim, reclamações, evasão de alunos.

Sugiro que você tenha atenção sobre alguns pontos que vão contribuir para uma boa gestão da sua equipe potencializando seu engajamento:

  • Propósito: em sua maioria, as novas gerações são movidas por propósitos. Esse comportamento é percebido inclusive quando se consome um produto ou serviço, caso a empresa fornecedora estiver engajada com alguma causa social existe um grande potencial de ser mais relevante do que outra que não é. Portanto, caso seu funcionário não identifique sentido no que ele estiver fazendo, não haverá comprometimento, ele não será eficiente e não acontecerão bons resultados.

 

  • Gestão Singular: se devemos nos preocupar com o propósito como impulsionador de resultados, automaticamente identificamos que não conseguiremos de forma alguma cuidar de todos da mesma forma. Sendo assim, a gestão de pessoas deve sempre ser regida de forma separada e unitária, e nunca massificada. É comum encontrarmos equipes que não possuem uma freqüência de encontros de estratégia ou feedback individual periódico. Dessa forma, o dia a dia da operação consome o tempo de todos os envolvidos e acaba-se por não identificar o que move cada um dos integrantes da equipe, e quando se tem tempo, a conversa é tão superficial que desperta pouco interesse. O contrário também acontece: acaba-se fazendo uma reunião coletiva para dar a famosa “bronca" na equipe inteira, sendo que os engajados estão presentes e não precisariam estar ali… É necessário entender o que move cada um, fazer a gestão singular e oferecer estímulos e subsídio de informações para que ele atinja seu propósito e conseqüentemente mova-se para o seu propósito.

 

  • Comunicação clara: uma frase mal entendida pode desencadear uma série de problemas, causados em sua maioria por uma simples interpretação distorcida. A sugestão é que, sempre após a transmissão de uma informação, peça que o ouvinte faça um resumo do que foi dito para que você se certifique de que a informação foi recebida da forma que esperava.

 

  • Cumpra suas promessas: por último, comprometa-se somente com o que você conseguirá cumprir, caso contrário perderá toda credibilidade perante seus liderados.

Acredito que com essas práticas simples iniciadas, os próximos passos serão mais fáceis de ser alcançados e consequentemente melhores resultados surgirão.

 

Até já!

 

Herbert Oliveira

 

 

Interação Fitness
Herbert Oliveira
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Atuo no mercado fitness a mais de 15 anos passando por todas as camadas: de estagiário a proprietário. A mais de 5 anos me dedico integralmente a projetos de consultoria, com foco em desenvolvimento estratégico, de processos e treinamentos.

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