[ editar artigo]

O que são KPIs e como medir os resultados do seu negócio fitness?

O que são KPIs e como medir os resultados do seu negócio fitness?

Uma falha bastante comum de muitos gestores, e que acontece na correria do dia a dia, é achar que é possível saber de todos os resultados do negócio apenas “de cabeça”. E a gente entende que a sua rotina muitas vezes é uma loucura mesmo, o problema é que isso pode significar que você está acompanhando poucos números, ou ainda, perdendo boas oportunidades de usá-los estrategicamente nas tomadas de decisão. 

A importância de medir os resultados

Ter apenas informações soltas e não investir em um planejamento de crescimento para sua empresa pode ser uma armadilha, às vezes pouco perceptível. Ao identificar um pico de sazonalidade em um mês isolado, por exemplo, um dos maiores erros cometidos é acreditar que está tudo bem com base nisso. Porém, ao deixar de considerar as taxas médias de mercado e também o seu histórico de períodos anteriores, você pode estar no caminho de ter prejuízos ou mesmo falir em um curto/médio prazo, sem ao menos perceber em qual etapa falhou. 

Medir e acompanhar constantemente seus indicadores e resultados, é o que te dá propriedade para afirmar se o negócio está indo bem ou não, e então definir quais ações tomar para aumentar sua performance. Se você ainda não sabe por onde começar, não se desespere! Trouxemos alguns conceitos e dicas para te ajudar.

O que são KPIs e como defini-los?

A sigla KPI vem do inglês, Key Performance Indicator, e significa indicador-chave de desempenho. Sua função é medir o desempenho dos processos realizados para que seja possível, através destes dados, analisar e tomar decisões sobre mudanças de atuação e/ou novas ações necessárias para atingir metas. 

Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos pretendidos. Entre as inúmeras métricas que você pode olhar, defina as mais relevantes para determinar o sucesso da sua estratégia. 

Principais indicadores de gestão para negócios fitness

São muitos os KPIs que podem ser acompanhados em empresas da área fitness, mas quando o objetivo é o crescimento em número de alunos, por exemplo, é possível definir alguns indicadores que não devem faltar:

1- Para fidelização:

a. Vencimento de contratos - quantidade de planos que vencem no mês;

b. Renovações - dos planos a vencer, qual é a média dos que renovam;

c. Cancelamentos - quantos cancelamentos de planos (antes de chegarem ao fim) ocorrem em média por mês;

d. Rotação - qual a soma das não renovações e cancelamentos.

2- Para novas captações:

a. Visitas espontâneas - quantas pessoas em média vêm até a sua empresa de maneira espontânea para conhecer;

b. Conversões - quantas efetuam a matrícula;

c. Indicações - qual o número de indicações por novos alunos ou renovações;

d. Agendamentos - da lista de indicados, quantos agendamentos de aula são feitos;

e. Vendas - dos agendamentos, quantas novas vendas/matriculados.

Quer colocar a mão na massa, saber mais sobre como medir os resultados do seu negócio e descobrir se as suas taxas estão dentro da média do mercado? Baixe grátis o Kit com eBook + planilha: Guia prático de indicadores para gestão fitness.

Esperamos que você tenha excelentes resultados!

Até a próxima.

Redação Tecnofit

Interação Fitness
Tecnofit Tecnologia
Tecnofit Tecnologia Seguir

A Tecnofit é responsável pelo desenvolvimento do software online mais moderno e completo para gestão de negócios do segmento Health & Fitness. Fornece sistema de gestão e aplicativos para o gestor e alunos de todo o Brasil.

Ler matéria completa
Indicados para você