[ editar artigo]

A maior pesquisa com alunos do país revela segurança e otimismo na volta do segmento fitness

A maior pesquisa com alunos do país revela segurança e otimismo na volta do segmento fitness

A Tecnofit, em parceria com Luis Amoroso, um dos consultores fitness mais respeitados do país, está realizando uma pesquisa com alunos de todo o Brasil e uma prévia dos resultados traz ótimas notícias para você, gestor fitness: os alunos estão se sentindo seguros dentro das unidades e os que ainda não retomaram aos treinos pretendem voltar assim que elas reabrirem!

É isso mesmo, a Tecnofit está ouvindo a peça mais importante nesse momento, o aluno de academias, box e studios através de uma pesquisa que já conta com mais de 13 mil respostas em todas as regiões do país!

A pesquisa permanece ativa e captando respostas de alunos de clientes e não clientes da Tecnofit, mas hoje nós vamos antecipar alguns pontos que demonstram uma percepção muito positiva sobre o segmento.

Quer conhecer a pesquisa e realizar com seus alunos? Clique abaixo e receba um link exclusivo para aplicar com seus clientes e para acompanhar as respostas sobre a sua empresa, além de ter acesso a um panorama geral sobre os negócios de todo o Brasil.

Agora vamos aos números!

O que falam os alunos que já voltaram a treinar nas unidades?

*As respostas são em uma escala de notas de 0 a 10 

Alunos se sentem seguros

Perguntados sobre o quão seguros se sentem dentro da unidade, fica claro que a percepção é de total segurança: 88% das respostas foram notas 9 e 10!

Os alunos estão percebendo os cuidados tomados

Eles se sentem protegidos, porque estão percebendo os cuidados que as empresas do segmento estão tomando para tornar o ambiente seguro. 85% deram notas 9 e 10 quando perguntados se a unidade está cuidando com atenção da limpeza e higiene!

Ainda sobre a percepção de segurança dos alunos, a equipe de trabalho também tem um papel fundamental para reforçar os protocolos de segurança e transmitir essa sensação. 

Perguntados se a equipe está seguindo os procedimentos e incentivando os alunos a seguirem também, 89% deu nota 9 e 10.

 

Unidades fitness são espaços de geração de saúde

Uma das maiores preocupações das pessoas durante a pandemia foi em manter as áreas física e mental saudáveis para enfrentar esse momento complicado que passamos.

Nesse sentido, é perceptível como os alunos enxergam os espaços fitness como fontes importantes de geração de saúde. 

O percentual de notas 9 e 10, ou seja, que vêm como muito importante a manutenção da rotina de exercícios somou impressionantes 95%.


Alunos não só treinam, como também recomendam

A sensação de segurança e bem estar é tão grande que, além dos alunos voltarem ao treinos, eles também recomendam. 94% deu notas 9 e 10 quando perguntados se indicariam a unidade para um amigo!

E os alunos que estão com suas unidades abertas, mas ainda não voltaram a treinar, o que falam?

Na camada de alunos que já poderiam ter voltado aos treinos, mas ainda não retornaram, também temos dados muito interessantes de serem analisados. Vamos a eles:

Muitos alunos estão pensando em voltar, poucos decidiram que não voltam esse ano

Ao serem perguntados sobre quando pretendiam retomar ou iniciar os treinos presenciais, vemos que uma boa parcela ainda não decidiu, 47%. Vale destacar também que 14% responderam que voltarão quando sentir segurança que o estabelecimento está tomando as medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos competentes.

Isso ressalta a importância de você, gestor, divulgar as ações que tem tomado para fazer do seu ambiente um local seguro. Mais abaixo temos algumas dicas para te ajudar.

18% disseram que irão voltar nos próximos dias e uma pequena parcela, 7%, informou que volta somente no ano que vem.

Preocupação com a saúde se destaca como motivador

Como já dissemos um pouco acima, as unidades fitness são reconhecidamente vistas como parceiras para a manutenção da saúde das pessoas. Isso fica evidente quando 64% dos alunos responderam que pretendem voltar aos treinos para cuidar da saúde.

A frequência de treinos será como antes

Tudo voltará ao normal! Isso é o que nos indica o percentual de 36% dos alunos que voltarão a treinar 3x por semana. Há ainda uma parcela muito relevante que aponta que frequentará as unidades 4x vezes por semana, essa parcela representa 32% das respostas.

 

Seguir as recomendações dos órgãos competentes é essencial para os alunos

Diversos órgãos de saúde e institutos de pesquisa renomados fizeram recomendações para que unidades fitness estejam aptas a receberem seus clientes. 

Como não poderia deixar de ser, a grande maioria dos alunos, 65%, vê como Essencial que a empresa siga essas recomendações, logo atrás vem uma grande parcela que avalia o assunto como Muito Importante, 23%.

Ainda nessa linha, 71% considera Essencial o cuidado extra na limpeza e higienização geral, seguindo por 21% que coloca o tema como Muito Importante.

 

Medir a temperatura na entrada da unidade é importante?

Sim, e quem diz são os alunos! 

Para 43% dos respondentes é Essencial que essa conferência seja feita, a fim de evitar que alguém com sintomas esteja no ambiente. Muito importante corresponde a 26% das respostas e Importante soma 19%.

 

Uso dos chuveiros não é o mais importante no momento

Para a maioria dos alunos que participaram da pesquisa, a liberação para uso dos chuveiros é Nada ou Pouco Importante, representando 58% das respostas.

 

DICA DE OURO para os gestores que já reabriram as portas!

Você pôde perceber pelas respostas que os alunos estão se sentindo seguros para treinar, então cabe a você Gestor, comunicar de forma clara e eficiente todas as ações que a sua unidade está tomando para fazer do seu ambiente um lugar seguro e saudável!

Utilize fotos para divulgar as ações de prevenção, colete depoimentos de alunos, faça transmissões ao vivo com seus clientes treinando. Use e abuse das redes sociais, e-mail, WhatsApp e outros canais de comunicação que tiver à sua disposição!

Todo mundo precisa saber que a unidade está apta a receber novamente os alunos!

 

Qual a visão dos alunos que ainda não voltaram a treinar porque a unidade está fechada?

Se você é gestor e a sua empresa ainda não teve liberação para reabrir, também temos excelentes notícias para você!

 

A maioria dos alunos quer voltar imediatamente

Sim! É isso mesmo! A maioria dos alunos que estão com as suas unidades de treinamento fechadas pretendem retornar aos treinos presenciais assim que as portas reabrirem! Essa parcela representa 37% das respostas. 

Em segundo lugar, com 23%, estão aqueles alunos que voltarão a treinar quando sentirem segurança que a empresa está seguindo as recomendações de prevenção das autoridades competentes. Vale ressaltar novamente a importância de seguir todos os protocolos impostos e também de divulgar amplamente aos clientes!

Saúde sempre em primeiro lugar

Para esse grupo de alunos, que ainda não pode voltar aos treinos presenciais, o fator motivador mais relevante para que eles retornem é o Cuidado com a Saúde, com 63% do total de respostas, seguido pela Saudade da Rotina, com 16%.

 

Os treinos retornarão ao patamar anterior

Para a grande maioria dos alunos, os treinos voltarão com tudo quando as unidades reabrirem. 39% informou que pretende treinar 4x por semana, seguido pelo grupo que pretende ir 3x na semana, com 31% e 13% para que os irão 2x.

 

Os alunos indicam que seguir os protocolos dos órgãos competentes é essencial

Assim como para outros grupos de clientes, a grande maioria desses alunos, 64%, considera Essencial que a empresa adote os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, seguido por aqueles que consideram Muito Importante, 21%, e Importante, 12%.

 

Distanciamento social, sinalização, proteção de acrílico e aferição da temperatura também são bem avaliados

Dentre as ações avaliadas como relevantes, tais como prevenção e criação de um ambiente seguro, podemos destacar o Distanciamento Social, apontado por 63% das pessoas como Essencial e Muito Importante para outros 22%.

Proteção de acrílico na recepção das unidades também conta com alta importância para uma parcela significativa dos alunos: 32% - Essencial, 22% - Muito Importante.

Já sobre a aferição da temperatura na entrada, novamente os alunos avaliam como Essencial, 43%, Muito Importante, 23% e os que avaliam como Importante somam 20%.

 

Conclusão

Nada melhor do que ouvirmos o que os clientes têm a dizer, não é mesmo?

Com essa prévia da pesquisa, fica evidente como a sensação dos alunos é extremamente positiva sobre o momento do mercado fitness! As perspectivas são ótimas!

Quem já voltou a treinar se sente seguro, quem ainda não voltou entende a importância das unidades fitness para a sua saúde e ainda tem os que pretendem voltar imediatamente quando as unidades abrirem! 

A maior pesquisa com alunos do segmento fitness do Brasil ainda está ativa e captando respostas e esses são apenas alguns pontos e insights que ela apresenta, existem vários outros que podem te dar uma visão ainda mais detalhada sobre o seu público.

Se quiser fazer a pesquisa com seus alunos e descobrir o que eles esperam da sua empresa, é só clicar abaixo!

Conte com a Tecnofit para passar por esse momento! 

Estamos ao lado dos nossos clientes e parceiros criando soluções para que nosso segmento passe logo por essa fase e saia dela ainda mais fortalecido!

#VamosJuntos

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

Interação Fitness
Tecnofit Tecnologia
Tecnofit Tecnologia Seguir

A Tecnofit é responsável pelo desenvolvimento do software online mais moderno e completo para gestão de negócios do segmento Health & Fitness. Fornece sistema de gestão e aplicativos para o gestor e alunos de todo o Brasil.

Ler conteúdo completo
Indicados para você