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Por que você deve reavaliar o seu negócio fitness agora

Por que você deve reavaliar o seu negócio fitness agora

O segmento fitness passou por grandes mudanças nos últimos meses e infelizmente academias, box e studios que não acompanharam essa dinâmica fecharam as portas.

Por outro lado, muitos gestores que adaptaram seus negócios com aulas online e aluguel de equipamentos descobriram uma nova forma de manter o negócio aberto.

Estamos num período de incertezas onde cada Estado e cada cidade enfrenta essa crise de maneira diferente, trazendo mais incertezas ainda. 

E como se preparar para uma reabertura definitiva, onde não há uma resposta para o que pode acontecer no futuro?

A resposta é Planejamento Estratégico!

Vamos apresentar uma ferramenta muito conhecida por vocês, chama-se Matriz SWOT. Ela serve para analisar o ambiente interno e externo, que são as forças e fraquezas que seu negócio possui, e as oportunidades e ameaças no ecossistema que sua empresa está inserida.

A sigla SWOT significa:

  • S: Strenghts (Forças)
  • W: Weaknesses (Fraquezas)
  • O: Opportunities (Oportunidades)
  • T: Threats (Ameaças)

Aqui no Brasil, temos uma adaptação dessa ferramenta chamada de Análise FOFA, que seria Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, a mesma lógica da SWOT. 

Preparamos um desafio interativo da Matriz SWOT para o negócio fitness em 5 passos. Para acessar o material completo, basta clicar na imagem abaixo:

A matriz SWOT é dividida em quadrantes, sendo possível analisar em qualquer lugar, numa folha de papel, post-it, num slide, caderno, etc.

Analisamos assim o ambiente interno e externo, então vamos lá!
 

Análise do ambiente interno na análise SWOT

Aqui é você quem manda! Esses são os fatores que sua empresa tem total controle e são divididos em pontos fortes e pontos fracos.

Pontos fortes: São os pontos que brilham aos olhos do aluno, tudo que é decisivo e que leva o cliente a fechar um contrato no seu estabelecimento.

Pontos fracos: Aqui você pode melhorar, são pontos em que os clientes mais reclamam ou fornecem feedback.

 

Análise do ambiente externo na análise SWOT

São fatores que você não consegue controlar, são divididos em oportunidades e ameaças.

Oportunidades: São todos os pontos que favorecem o crescimento da sua empresa, como por exemplo, ser o único estabelecimento com profissionais capacitados.

Ameaças: Aqui você pode analisar fatores ou cenários que podem prejudicar o seu negócio, um exemplo atual é a COVID-19 que pegou muitos gestores desprevenidos.

 No nosso desafio, listamos diversos fatores para te ajudar a começar a análise e  reavaliar o seu negócio.

Siga esses 5 passos e monte a sua análise SWOT hoje mesmo!

Lembrando que você pode baixar o material completo e com mais detalhes na página do desafio interativo da análise SWOT.

 

1 - Agende uma reunião com toda sua equipe

Chame todos para ajudar na análise, todos mesmo!

2 - Analise os fatores internos do seu negócio

Preencha os dois quadrantes de análise interna com as sugestões do seu time.

3 - Analise os fatores externos do seu negócio

Faça uma análise do mercado, buscando informações com o que você considera oportunidades e ameaças. 

4 - Transforme a análise SWOT em Estratégia

Com as informações coletadas, é hora de traçar sua estratégia. Neste ponto, é hora de ir além da análise individual e realizar o cruzamento dos quadrantes, no material que preparamos detalhamos cada uma delas.

5 - Descubra nosso segredinho

Volte na matriz preenchida e observe se você enquadrou alguma das caixinhas com contorno azul como ponto fraco ou ameaça. Se esse for o caso é porque você ainda não conhece o sistema de gestão Tecnofit.


A análise SWOT ajuda a evitar aquelas surpresas desagradáveis, além de mostrar pontos que podem ser melhorados ou explorados, permitindo uma tomada de decisão rápida e objetiva.

Explore todo o potencial do seu negócio e transforme-se em referência no mercado!

A Tecnofit está aqui para te ajudar também nessa missão! Conte com a gente!

 Até a próxima!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

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