Olá Personal Trainers, hoje vamos falar um pouco de como e quando dispensar um cliente.
Em minha carreira nesses 15 anos, lembro-me de ter feito isso umas 2 ou 3 vezes e posso afirmar, a sensação é ótima!!!
A primeira delas foi logo no início, estava recém formado e com pouca experiência técnica, mas um pouco de experiência comercial da época em que trabalhava com meu pai como Office Boy.
Era uma cliente que faltava muito e que não conseguia desenvolver meu trabalho de forma satisfatória, tínhamos fechado um plano semestral (2005) (algo extraordinário), pagou em 6 cheques para serem descontados na data de vencimento (que coisa antiga... Ainda bem que hoje temos app que fazem isso, como o da Tecnofit). No final do terceiro mês, eu já estava cansado de ficar tentando repor aula, sem contar os constantes pedidos para segurar o cheque por mais alguns dias pois estava com dificuldades financeiras.
Logo pensei, Personal Trainer é para quem pode pagar! Concordam?
Antes de virar o 4o. mês não tive dúvida, mesmo sabendo que aquele valor mensal faria falta, conversei numa boa com ela e expliquei que não poderia dar continuidade ao trabalho, em virtude das constantes faltas e atrasos no pagamento.
Confesso que doeu, mas acredito que doeu mais nela do que em mim, afinal ela não estava esperando por isso.
A segunda vez foi quando fui fazer meu Mestrado em Portugal, no ano de 2009. Vendi parte da minha carteira de clientes, 15 alunos dos 25 no total. A ideia era para ser pago ao longo de um ano mensalmente e de forma proporcional, pelos clientes adquiridos.
Para o Personal que aceitou foi um ótimo negócio pegar 15 alunos de "graça", porém o desafio era mantê-los. Parte desses alunos continuam com ele até hoje, outros pararam e outros voltaram a treinar comigo.
A terceira e mais recente foi esse ano. Vejam só, quase 10 anos depois!!!
Uma história muito parecida com a primeira. Claro que o discurso e perda de tempo agora foi menor, sabe por que?
Pelo simples fato de ter um contrato para prestação do serviço, com regras claras e com os deveres para ambas as partes.
Antes de encerrar o período contratado fiz a rescisão de forma antecipada e numa boa, por dois motivos básicos:
1- atrasos no pagamento;
2- constantes faltas e dificuldade de desenvolver minha metodologia de trabalho;
Vocês podem estar pensando: "Ah André, mas para você é fácil né? Já está cheio de alunos!"
Não!!!!
O ponto onde quero chegar é, se você não possui uma metologia clara para seu público, não perca tempo com aquele "aluno" que não dá valor para seu trabalho.
Nosso país é o 5º mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América do Sul, segundo a OMS.
Faz sentido ficar perdendo tempo com cliente que não te faz crescer?
Pense nisso e não tenha medo. Isso vai te trazer mais energia para buscar novos clientes e se possível, clientes que te valorizem mais.
Um forte abraço e até a próxima!