Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Raio-X da Pandemia no Mercado Fitness: Um estudo dos dados de retomada do segmento

Raio-X da Pandemia no Mercado Fitness: Um estudo dos dados de retomada do segmento
Tecnofit Tecnologia
jun. 12 - 4 min de leitura
000

O mercado fitness foi um dos mais impactados pela pandemia do Coronavírus! Academias, box de CrossFit, centros de treinamento e studios perderam muitos alunos por manterem as portas fechadas, respeitando os decretos municipais.

Pouco a pouco, à medida em que o risco é controlado, os governantes vão flexibilizando as medidas de isolamento e permitindo alguns segmentos a retomarem suas atividades.

Mas para que a análise não fique apenas no campo das “achologias”, a Tecnofit elaborou um estudo juntamente com especialistas do segmento fitness a respeito dos impactos da COVID-19 no segmento e as ações tomadas por gestores que estão dando resultado. 

Neste artigo, trazemos um resumo de alguns dos dados analisados pelo estudo. No final do texto, você encontra o link para que você acesse o estudo completo! 

Importante ressaltar que este estudo é atualizado periodicamente, então uma dica é que volte a consultá-lo com frequência.

 

O fitness em números

 

Média de cancelamentos e retorno às atividades

Umas das consequências com o fechamento das Unidades foi o cancelamento de planos, em média, as empresas fitness perderam 54,4% dos alunos ativos. Esse número varia de acordo com o segmento de atuação (academias, centros de treinamento e studios).

Entre as empresas que aparentemente mostraram sinais de abertura, a média de perda de alunos foi de 58% enquanto estavam de portas fechadas, e ao retomarem as atividades, a recuperação dos alunos teve a média de 50,2% sobre a base que se manteve ativa.

Este é um ponto de atenção para empresas que estejam retomando as atividades, respeitar os decretos municipais e adotem todas as medidas preventivas.

No estudo completo temos um detalhamento por segmentos e por estados.

 

Tipos de planos vs Retenção de alunos

Um dos dados analisados foi se o tipo de plano que o aluno tinha contratado facilitou a retenção. Considerando a média, os planos trimestrais tiveram queda 69,5% de contratos ativos, seguido de planos mensais com média de 65,6%.

As Unidades que tiveram sinais de movimentação dos alunos e que exploraram planos anuais antes do fechamento tiveram uma perda de 45,7%, bem menor que a média geral.

E observando a média de retorno dos alunos, os planos mensais se mostram mais aderentes nessa retomada. Diante de um cenário em constante mudança, um plano mensal pode se mostrar mais seguro para os alunos.

 

Formas de cobrança vs Retenção de alunos

Sobre as formas de cobrança, empresas que tiveram planos vendidos por recorrência tiveram uma menor queda entre as demais. As empresas que retomaram suas atividades tiveram recuperação de formas variadas, dinheiro, débito e boleto são as formas que mais tiveram recuperação na reabertura.

 

Comunicação e interação ajudaram a reter clientes

A comunicação e interação com os alunos ajudaram a reter os alunos e um ponto que os especialistas reforçam é de manter a comunicação ativa e constante com os alunos.

O relacionamento ajudou unidades a manterem alunos matriculados, nosso estudo mostra que empresas que usaram nossas ferramentas para se comunicar com os alunos perderam menos alunos do que as que não utilizaram.
 

 

Frequência média dos clientes

A frequência dos alunos nas unidades que estão reabrindo está aumentando gradualmente após uma leve queda na primeira semana de retomada. É um momento em que é necessário fazer o aluno se sentir seguro para treinar no seu estabelecimento.

Outros pontos abordados estão no estudo completo, vale a pena conferir, estamos atualizando periodicamente.

 

Os 10 passos para o sucesso da reabertura da sua academia, box ou studio!

Além desse profundo estudo do cenário atual do segmento fitness, elaboramos em parceria com os especialistas que participaram do estudo Os 10 passos para o sucesso da reabertura da sua academia, box ou studio que vão te ajudar a passar por esse momento com muito mais tranquilidade.

Os 10 passos estão em formato de cartaz para você baixar, imprimir e não esquecer destes poderosos conselhos.

 

Acesse o Raio-X da Pandemia no Mercado Fitness completo:

Acesse o estudo Raio-X da Pandemia no Mercado Fitness completo clicando na imagem abaixo: 


Conte com a Tecnofit para te ajudar a passar por esse momento!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você