[ editar artigo]

Vale a pena fazer o retorno de consultas?

Vale a pena fazer o retorno de consultas?

Olá nutris, vamos falar sobre um assunto que assombra muitos de nós: O retorno de consultas. 

A maioria dos profissionais em início de carreira (ou não), costumam dar um retorno gratuito aos pacientes, mas ao mesmo tempo reclamam incessantemente, que isso é um problema sem solução.

Mas por que problema? Porque paciente desmarca, remarca, resultando em uma bagunça inevitável da agenda.

Muitas das vezes em que o paciente pede para remarcar o retorno, ele acaba dando um desculpa sem sentido para ter mais tempo, resultando em um atraso no tratamento e,  muito provavelmente, em um pedido de nova prescrição nesse retorno afinal, demorou tanto para que o retorno acontecesse que ele não pode ficar tanto tempo com a mesma prescrição não é mesmo?!

Como falo com tanta propriedade sobre isso? Porque eu sou uma pessoa que deu retorno até ano passado, tendo mais de 14 anos de carreira nas costas. Pois é, eu conheço todas as desculpas, todas as mensagens e todas as supostas trocas.

Sempre lidei bem com isso, sempre pensando que eu precisava dar esse retorno, visando o bem-estar do paciente, porém na hora do retorno que demorou tanto tempo para acontecer, eu tinha que fazer uma nova consulta e adivinha, DE GRAÇA.

Depois de muito penar pensando no valor do trabalho, decidi retirar o retorno dos meus atendimentos e adivinha?! Tudo bem! Porque você consegue ter mais tempo dedicado ao paciente em todas as consultas, sem precisar "correr" com aqueles 15 minutos de retorno tendo medo de atrasar as próximas pessoas.

Agora vamos falar de legislação. Segundo nosso conselho de classe, NÃO somos obrigados a incluir o retorno gratuito em nosso método de trabalho. Eles entendem que o nutricionista não deve cobrar, quando houver continuidade dos procedimentos iniciais de avaliação, diagnóstico nutricional e prescrição dietética, ou seja, quando você vai somente tirar dúvidas e fazer avaliação física, porém é aí que mora o perigo. O paciente sempre vai esperar alguma alteração no plano, mesmo com pouco tempo de planejamento.

Por isso, estude bem o seu atendimento e veja que cada caso é um caso. Muitas vezes você pode fazer apenas uma consulta, enquanto outras, você precisará ver seu paciente antes do tempo previsto.

Hoje em dia, eu trabalho sem retorno incluído para a maioria dos pacientes, o que não atrapalha em nada o andamento do planejamento mas, em alguns pouquíssimos casos, se eu quiser ver meu paciente no "meio do caminho" eu mesma marco um retorno sem custo e o aviso sobre isso.

Lembre-se sempre que a sua hora de trabalho é VOCÊ quem monta, por isso estude como sairá melhor para você.

Você costuma dar o retorno ou não?

Beijos e até a próxima!

Interação Fitness
Gabriela Karasek
Gabriela Karasek Seguir

Nutricionista clínica e esportiva. Atua com mentoria e criação de conteúdo para a internet.

Ler conteúdo completo
Indicados para você