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Você conhece o seu cliente?

Você conhece o seu cliente?

Você conhece bem seus clientes e suas necessidades? Quando identificado seus desejos, de que maneira você os atende? Apenas criar um produto ou oferecer um serviço, por mais interessante e diferente que ele seja, pode nem sempre ser o melhor caminho para alcançar bons resultados.

Saber exatamente o que os clientes querem é, de longe, a alternativa mais eficiente para entrar em sintonia com os seus alunos e tirar o melhor proveito disso. Porém, descobrir quais são os principais problemas dos clientes nem sempre é fácil.

Então, qual o jeito mais prático de conseguir essas informações? Por onde começar?Existem algumas formas do gestor coletar esses dados, seja usando as redes sociais, e-mails, formulários ou enquetes personalizadas.

E é justamente a última opção, enquetes personalizadas, um dos métodos mais eficazes.

ENQUETE OU PESQUISA: 

A enquete é uma ótima ferramenta para conhecer mais a fundo sobre o que pensa seu cliente. Mas, para obter resultados precisos, você tem que fazer as perguntas certas.

Por isso, reflita sobre os tipos de questões que serão feitas. Perguntas que revelam os problemas e vontades de seus clientes devem ser prioridade. Esse feedback auxiliará você a segmentar sua prospecção e campanhas de mídias pagas da melhor maneira possível.

Já falamos algumas vezes sobre esses assuntos (prospecção e campanhas de mídia paga), você pode dar uma busca aqui na Interação Fitness. De qualquer maneira, nunca é demais recapitular:

  • Prospecção

É a etapa inicial do processo de aproximação entre seu negócio e o cliente final. Aqui, o objetivo é encontrar e qualificar potenciais clientes por meio de ligações, e-mails ou redes sociais.

  • Campanhas de mídia paga

Com o objetivo de alcançar resultados de forma mais rápida, esse tipo de mídia requer investimentos para que o seu negócio se destaque diante a concorrência. Os espaços mais usados para anúncios são as redes sociais e produtos do Google.

Explicada essa parte, seguimos para as dicas que guiarão você na missão de “descobrir o seu aluno/cliente”.

Então, vamos começar?

  1. Evite perguntas com opções de resposta “sim” e “não”
  2. Escolha um modelo simples e de fácil entendimento. Lembre-se que elaborar perguntas muito complicadas podem confundir, e até mesmo frustrar ou desanimar os entrevistados.
  3. Sendo assim, evite questões desnecessariamente longas e confusas. Mas na tentativa de simplificar, use com cuidado perguntas múltipla escolha com as opções de "sim" ou "não".

E por que isso?

Bem, a razão é que quando você monta enquetes com esse tipo de pergunta, a tendência é que sua pesquisa perca um pouco de qualidade - com respostas tão simples como "sim" ou "não". Não dá para tirar muito aprendizado e conteúdo de respostas assim, não é?

Esse é o momento que você precisa ter um embasamento mais rico por parte do seu cliente, sobre tudo o que está ou não está funcionando no seu negócio. 

  • Peça opiniões sobre o seu serviço

‘Perguntas livres’ são aquelas questões em que as pessoas podem escrever a vontade. Você não precisa elaborar todas as perguntas desta forma. Se a sua enquete tiver uma ou duas, então já será o suficiente.

Esse formato dá alguma liberdade para quem está respondendo a pesquisa, deixando fluir ideias e impressões mais autênticas e espontâneas.

É uma ótima oportunidade para conseguir avaliações e opiniões que podem, de fato, levar o seu serviço para um outro nível.

A partir do momento que você sabe o que fazer para melhorar seu serviço e tudo mais que envolva a sua empresa, baseado em comentários dos seus clientes/alunos, o seu negócio só tem a crescer e ganhar com isso.

  • Faça uma pergunta de cada vez

Coloque-se no lugar do cliente que recebe, de uma só vez, 3 ou 4 perguntas, juntas, em uma só frase. Já imaginou? Não passa uma impressão de desespero por parte de quem elaborou a enquete? É exatamente assim que os entrevistados percebem você, caso distribua uma enquete que contenha perguntas feitas desta maneira.

Quer um exemplo, na prática? Então considere a questão abaixo:

"1. Como encontrou nosso CrossFit? Está satisfeito com os resultados que conseguiu? Qual dos nossos horários você considera o melhor, e por quê?"

Observou o atropelo no texto? Perguntas assim induzem a respostas menos precisas, o que, por sua vez, dificulta a interpretação e avaliação.

Por isso, encadeie suas questões em um enunciado ou frase mais simples e abrangente - mas sem perder o objetivo.

 

Conclusão!

A excelência no serviço e atendimento começam no momento que você passa a conhecer o seu cliente. Quanto mais você sabe sobre ele, mais seu negócio vai se diferenciar do resto. E a enquete é a ferramenta perfeita para que o gestor avance nesta etapa de descoberta.

Com base nas nossas dicas, se você dedica um tempo em preparar boas perguntas, então estará no caminho certo para obter informações úteis para o seu negócio.

Na próxima vez que você planejar uma enquete, saiba que o Sistema de Gestão da Tecnofit pode auxiliar você de maneira completa, e sem custo adicional por isso. Desde o disparo (inclusive com notificações via app) até orientações sobre o conteúdo e tipos de perguntas que lhe darão aquilo que você quer saber.

 

Até a próxima!

Redação Tecnofit

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