Você empresário do fitness ou futuro empreendedor do setor, pensamos em um roteiro bastante objetivo, de certa forma mais lúdico, mas precioso, baseado e comprovado em nossas experiências e sem a pretensão de cobrir inteiramente todas as áreas da reabertura da academia ou do estúdio.
São observações de nossos anos de arquitetura, consultoria ou coordenação de obras junto à empresas como Bioritmo, Smartfit, Bluefit, Formula (Bodytech), ForceOne, Ride State, SESC, Clube Athlético Paulistano e Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. Além desses, também a Clínica de Emagrecimento "Dr. Máximo Ravenna" e Wall Street English, totalizando 250 projetos entregues e vivazes.
Vamos às 20 dicas para manter e melhorar a sua academia ou estúdio:
- Defina seu nicho de mercado. Ele é infinito. Crie ou invente, não copie.
- Sim, a aparência conta! Dentro do seu orçamento, faça o melhor design possível. Os seus clientes querem estar em espaços atraentes e bacanas.
- Iluminação é tudo. Invista nisto.
- Saiba que seu cartão postal é a sua fachada e, logo a seguir, a recepção, seu PDV. Eles são itens fundamentais na conquista do aluno.
- Aposte no digital "sem dó".
- O fator humano é fundamental em épocas de conquista ou reconquista de seus alunos. O fator "bom atendimento" de anos já era importante e, agora, é fundamental. Quem não quer ser bem atendido e se sentir parte da academia, do grupo?
- Cote com cuidado a parte de fornecedores, com zelo, com cabeça aberta se sua opção e visão de melhoria da academia for mais focada em equipamentos e máquinas.
- As academias tradicionais estão fadadas, se não a morrer, certamente a sofrer. O público em geral quer mais do que isto.
- Cuide bem do seu espaço e do seu público. A higiene virou tão importante quanto o novo layout da academia. O seu consumidor quer ver implantadas estas melhorias. Além disso, peça feedbacks e aplique as boas sacadas dos seus clientes.
- Sorriso no rosto dos colaboradores é hoje um cartão de visita. Não ignore isso.
- O seu cliente vem a pé ou de carro? Faça parcerias com estacionamentos, manobristas com seguro, seja lá o que for. Da maneira que ele vier, acolha-o da melhor e mais cômoda maneira possível.
- Negocie seu aluguel já. Está "meio quebrado"? Arrume um sócio investidor interessado no business. Antes, porém, invista em uma apresentação séria, com números e audiovisual em 3D gameficado.
- Use tecnologia em seu negócio. Mas use-a bem, assertivamente. De nada adiante ter um monte de soluções tecnológicas se não de uma primícia como a boa gestão e um bom software.
- Uniformize seus colabores com roupas bacanas e com bom corte.
- Cada detalhe agora é importante. Faça parcerias, promoções e tenha personalidade. A redução de preço não necessariamente traduzirá em resultados. A academia precisa ter identidade e transmitir isto aos seus alunos.
- Procure oferecer saúde e não apenas estética.
- Cuide da exaustão de ambientes pouco ventilados como as salas de spinning e de atividades de média e alta intensidade.
- Veja a circulação de ar natural assim como o protocolo de renovação de ar do circuito de ar-condicionado.
- Vale a pena pensar em fusão e aquisições no segmento fitness. Na crise, você já sabe, sempre há oportunidades.
- Pense positivo, 2021 está logo aí. O varejo retomará forte!
Espero que tenha sido de grande valia este "tutorial", que em muitas ocasiões rendeu fusões e aquisições de investidores e fundos de joint-venture e de maior porte, inclusive, para a continuidade ou mudança de quadro societário e todas as dicas nasceram de nossas pranchetas, ideias e computadores.
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