[ editar artigo]

Cirurgia por vídeo para hérnia de disco lombar em atletas. É possível?

Cirurgia por vídeo para hérnia de disco lombar em atletas. É possível?

Um estudo publicado no Journal of Spine avaliou atletas que apresentavam hérnia de disco lombar e foram tratados com cirurgia endoscópica (por vídeo) em um hospital no Japão. Os esportes praticados pelos atletas incluíam: futebol, beisebol, futebol americano, arremesso de disco e handebol. 

Neste estudo, todos os atletas foram submetidos a cirurgia por vídeo com anestesia local, recebendo alta para casa no mesmo dia após o procedimento. Sete dias após a cirurgia os atletas iniciaram reabilitação fisioterápica, que incluiu alongamento muscular dos membros inferiores e fortalecimento do tronco (musculatura do core).

Todos os atletas retornaram ao seu esporte entre 6 e 8 semanas após o procedimento cirúrgico.

Como conclusão, os autores observaram que os resultados favoráveis desta técnica minimamente invasiva, incluindo anestesia local, mínimo sangramento, preservação da musculatura lombar e alta precoce para casa, além de rápido retorno ao esporte, qualifica a cirurgia por vídeo como padrão ouro para hérnia de disco lombar em atletas.

Nos vemos em breve. Até logo!

Interação Fitness
Antonio Krieger
Antonio Krieger Seguir

Médico ortopedista, especialização em Cirurgia da Coluna e Mestrado em Cirurgia. Atua na área de cirurgia minimamente invasiva e reabilitação de atletas. Praticante de CrossFit há 6 anos, certificado CF L1 e membro da comunidade CrossFit Health.

Ler conteúdo completo
Indicados para você