Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COMO INCLUIR TODAS AS CRIANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

COMO INCLUIR TODAS AS CRIANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Marcos Iubel
abr. 9 - 2 min de leitura
000

Será que nós conseguimos incluir todas as crianças nas nossas aulas? Devemos pensar não somente nas crianças com algum tipo de deficiência, mas também aquelas que não gostam muito do esporte, ou aquelas também que tem alguma preferência, como a turma que só gosta de futebol. Qual professor nunca esteve diante de uma turma que só gosta de fazer um tipo de brincadeira, ou sempre jogam o mesmo esporte?

Uma das maneiras mais fáceis é adaptar um jogo que já existe, colocando ou tirando regras, ou seja, inovar sem precisar fazer uma grande preparação prévia.

Como exemplo podemos pensar no jogo do basquete, mas como regra adicional, quem está com a bola não pode andar pela quadra, sendo imprescindível fazer o passe para outro colega da equipe. Sendo assim, aquele aluno que se sobressai perante os outros, não irá simplesmente pegar a bola e correr de um lado para o outro na quadra, ele vai precisar de toda a equipe.

Outra ideia que eu gostava de usar nas minhas aulas, era que os alunos pudessem escolher uma brincadeira, por exemplo, na data do aniversário deles, ou, outra opção é sempre determinar um dia no mês para que a aula seja ‘’feita’’ por eles. Em uma aula de 50min. determinar quatro ou cinco alunos que poderão escolher uma atividade. Podendo determinar um tipo de material, ou deixar material livre, trabalhando também a criatividade deles.

Nunca é fácil agradar todos os alunos, mas cabe a nós profissionais de educação física, aventurar-se em outras atividades, jogos ou brincadeiras, para que mais crianças adotem hábitos diários de atividade física de qualidade.

Um grande abraço, e até a próxima!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você