Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CORONAVÍRUS e o mercado fitness: o que as Academias, box de CrossFit e Studios devem saber

CORONAVÍRUS e o mercado fitness: o que as Academias, box de CrossFit e Studios devem saber
Tecnofit Tecnologia
mar. 16 - 6 min de leitura
000

Devido à pandemia de Coronavírus e visando orientar as academias, box e studios a como agir nesse momento, a Tecnofit convidou a virologista Luz Alba M. G. Fornells para contar o que é o coronavírus e como as empresas do segmento fitness podem proteger seus alunos.

Confira o texto da especialista:

Nos últimos 2 meses temos vivenciado um assunto de saúde pública global, o que vem impactando de forma não esperada, a economia mundial, e consequentemente o mercado fitness. Qual é o motivo? Um vírus novo que se disseminou pelo planeta e tomou proporções pandêmicas, chamado de COVID-19, o famoso Coronavírus. 

O que é o Coronavírus (COVID-19)? Vamos a uma breve explicação:

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A maioria das pessoas se infecta com alguns deles, típicos ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os que mais atingem os humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados em 1937. No entanto, somente em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência da imagem obtida dele, parecendo uma coroa. 

O novo coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença coronavírus (COVID-19). A questão é que se trata de um vírus de fonte animal, ou seja, raro para populações humanas. Foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, China, em pessoas expostas em um mercado de frutos do mar e de animais vivos.

A exemplo dos surtos causados por dois outros coronavírus respiratórios humanos que surgiram nas últimas duas décadas (SARS-CoV, MERS-CoV), o novo COVID-19 causa doença respiratória potencialmente grave em alguns indivíduos. 

Relatos das autoridades sanitárias da China de milhares de casos confirmados e centenas de mortes atribuídas ao novo coronavírus COVID-19, assim como a detecção de casos em diversos países, acometendo principalmente adultos acima de 60 anos e portadores de comorbidades, alçaram a importância deste novo patógeno. 

Por que o Coronavírus (COVID-19) é considerado uma pandemia?

Em 11 de Março de 2020, foi declarado como pandêmico e aqui a definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo, sendo que o número de países afetados chegou a 114 nações. 

As orientações e medidas das autoridades de saúde têm alertado a sociedade a uma mudança de comportamento para reforçar os hábitos de higiene e proteção comunitárias.  São medidas necessárias para reduzir o avanço da pandemia. 

Como deixar seus alunos da academia, box de CrossFit ou Studio mais tranquilos?

Conforme orientações do Ministério da Saúde e de bom convívio, nessa situação de medo, você pode tomar as seguintes ações:

  • Incentive os alunos e funcionários a lavar as mãos com maior frequência;

  • Forneça álcool 70 para limpeza dos aparelhos e das superfícies de uso comum; 

  • Aumente a frequência de limpeza do ambiente, inclusive indicando quando o ambiente foi limpo para os seus alunos. Mostrar que está fazendo algo para proteção da saúde é sempre bom para os negócios, não acha?

Em um ambiente fechado ou com ar condicionado tal como o de academias, as medidas a serem tomadas podem ser:

  • Melhoria da ventilação ou uso de ventiladores em vez de ar condicionado, abrindo as janelas.  Além disso, isso ajuda a não ressecar a mucosa nasal e deixa o ambiente mais ventilado. Isso pode ajudar a reduzir o medo dos alunos de frequentarem as academias. 

Como estamos em pleno verão e o calor nem sempre deixa abrir as janelas, ou às vezes, nem todos os estabelecimentos possuem grande quantidade de janelas, 2 medidas são muito importantes:

  1. Verifique TODOS os filtros de ar-condicionado e faça manutenção dos mesmos, isso ajudará a manter o ambiente limpo e livre de vários microrganismos; 

  2. Sugira novos horários aos alunos, onde possa ser evitada a aglomeração. Isso pode parecer difícil, mas sugerir não é pecado!

Ficam as dicas!

Luz Alba M. G. Fornells

[ATUALIZAÇÃO]
 

KIT de Reabertura e Retomada do Crescimento

Se você trabalha ou é gestor de academia, box ou studio do segmento fitness, vai se interessar muito por esse material!

A Tecnofit criou um KIT completo com diversos materiais para você se preparar para a reabertura da sua empresa fitness. O Kit contém: 

✅ Ebook “Como me preparar para a reabertura do meu negócio?”
✅ Materiais de comunicação visual prontos para impressão
✅ Cartaz para imprimir com 10 passos para o sucesso da reabertura

Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente:

kit de reabertura e retomada do crescimento para academias box de crossfit e studios


 

Luz Alba M. G. Fornells

Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR, Mestre e Doutora em Química Biológica pela UFRJ. Experiência na área de Bioquímica dos Microrganismos, com ênfase em Virologia, tendo treinamento específico em técnicas físico-químicas, sorológicas e moleculares de caracterização de vírus. Executou treinamento específico no Curso Internacional de Dengue/IPK/OPAS, em Cuba e participou no desenvolvimento de projetos de diagnóstico de doenças virais de populações humanas, como dengue, febre do Oeste do Nilo. Trabalhou no setor de diagnóstico virológico com foco em raiva e influenza animais na PESAGRO/RJ. Concluiu o Pós-Doutorado na UFRJ, sendo docente visitante do IMPPG, UFRJ, onde desenvolveu linha de pesquisa em Viroses Aviárias no Estado do RJ, com ênfase em influenza aviária e doença de Newcastle, ambos de importância para a avicultura nacional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7881829616708195


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você