Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gestão empresarial: 14 termos que todo gestor fitness deve conhecer.

Gestão empresarial: 14 termos que todo gestor fitness deve conhecer.
Tecnofit Tecnologia
fev. 9 - 6 min de leitura
000

Começar a estudar um novo tema, como a gestão empresarial, tem início pelo vocabulário. Através de palavras novas, você conhece maneiras de trabalhar e acaba tendo ideias para colocar em prática, melhorando a atuação da sua academia, estúdio, escola ou box de CrossFit.


Pensando nisso, criamos um pequeno glossário sobre gestão empresarial. Escolhemos termos que têm ligação com os recursos do Tecnofit e podem facilitar (e muito) a sua rotina. Aproveite!

1. B2B

É um conceito de gestão empresarial importado do inglês, mas neste caso é uma sigla que significa “Business to Business”. Este termo é usado em negociações feitas entre duas empresas — ou seja, entre duas pessoas jurídicas.

Precisando de um exemplo? Simples: quando a sua empresa fitness personaliza contratos no Tecnofit e oferece promoções para uma outra companhia. Veja que o objetivo é conseguir um número maior de alunos, mas a negociação foi feita entre duas empresas, constituindo um acordo do tipo B2B.

2. B2C

Se o B2B abrange negociações entre empresas, o B2C (“Business to Consumer”) é relacionado às negociações feitas entre a sua empresa e o cliente. Por exemplo: quando você fecha o contrato com um aluno, no balcão da sua empresa, essa é uma operação de B2C.


3. Capital de Giro

Capital de Giro diz respeito aos custos que a sua empresa tem para operar — isso pode ser calculado por dia, semana, quinzena, mês e assim por diante. Esse número é utilizado para saber qual é o mínimo de receita que o seu estabelecimento precisa ter para funcionar e começar a gerar lucro.

4. Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa consiste no controle de todas as despesas (saída de dinheiro) com todos os ganhos (entrada de dinheiro). Esse cálculo é utilizado para saber se você está no vermelho e para prever lucros ou dívidas.

Essa é uma das iniciativas principais da gestão empresarial, pois avalia de forma muito clara a saúde do seu negócio, e é por isso que Tecnofit oferece todas as ferramentas para que ela seja feita da maneira correta. É só clicar aqui para conferir.


5. CRM

Do inglês “Customer Relationship Management”, que significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. De maneira simples, esse termo abrange toda e qualquer iniciativa que tenha como objetivo criar uma conversa com os seus clientes. Como exemplo, podemos citar disparos de e-mail, envios de SMS e ligações telefônicas!
Para saber como o CRM pode transformar a sua empresa do ramo fitness, clique aqui e confira outro de nossos textos!


6. Core Competence

Esse termo diz respeito aos diferenciais que a sua empresa tem em relação à concorrência, gerando uma vantagem única para o seu negócio. Por exemplo: se seu box de CrossFit está em uma localização de fácil acesso e coachs experientes, com nomes fortes no mercado, esses podem ser os Core Competences do seu negócio, pois são características fortes na atração de clientes. Para descobrir quais são as suas Core Competences, é possível utilizar o app Tecnofit. Com ele, você conversa com os seus alunos, identificando quais seus pontos fortes!

7. Autogestão

Ao contrário do que pode parecer, esse não é um termo sobre pessoas que trabalhar sozinhas. Autogestão é um modelo de gestão empresarial em que a companhia é administrada pelos próprios participantes ou colaboradores, sem haver um chefe como ponto de controle.
Além disso, a autogestão não precisa ser algo eterno. Por exemplo: se você acabou de abrir a sua academia e ela ainda é pequena, operada apenas por sócios igualitários, vocês estão em um momento de autogestão.


8. Benchmarking

Benchmarking é um outro jeito de mencionar a famosa “pesquisa de mercado”. Toda vez que você avalia a concorrência e se compara com ela, está aplicando o conceito de benchmarking.

 

9. Endomarketing

Marketing é o processo de se comunicar com o público externo, sempre procurando por mais clientes. Enquanto isso, o Endomarketing é a comunicação feita para os seus funcionários, tendo como objetivo manter um clima agradável ao mesmo tempo em que transmite metas.

 

10. Feedback

Dentro da gestão empresarial, a palavra feedback é utilizada para designar o ato de dar ou receber informações ou opiniões sobre você, uma outra pessoa ou uma situação qualquer. O feedback é muito aplicado em empresas para dar retorno aos colaboradores sobre o desempenho deles dentro da companhia.


11. Network

Network é mais uma palavra importada do inglês e, dentro do mundo dos negócios, significa “rede de contatos”. Dessa maneira, sempre que você conhece alguém do segmento fitness (seja empresário ou profissional), você está alimentando a sua network — e, por consequência, aumentando as chances de sucesso.


12. PDCA

É uma sigla em inglês que significa “Plan, Do, Check, Act” — em português, “Planejar, Fazer, Checar, Agir”. Este método tem a intenção de resumir o que deve ser feito em todas as iniciativas da sua empresa, criando uma linha de raciocínio. Por exemplo:

a. Primeiro, você planeja a reforma dos vestiários.
b. Em seguida, começa a reforma.
c. Com o andamento das obras, vá checando se está tudo em ordem.
d. Se houver algo de errado, reaja para que a reforma aconteça conforme planejado.

 

13. Pivotar

Significa uma mudança extrema nos rumos do seu negócio. Digamos que você abriu uma academia no bairro em que mora, mas todos que entram nela procuram por aulas de pilates. Por conta disso, você decide transformá-la em um estúdio de pilates. Com essa mudança, você pivotou a sua empresa.

 

14. SWOT

Mais uma sigla do inglês, que significa “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”. Em português, a sigla é FOFA, abreviação para “Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças”. Essa nada mais é do que uma avaliação de todos os potenciais e pontos a melhorar da sua empresa.

....

E aí, gostou dos termos escolhidos? Esperamos que esse glossário seja útil para a sua gestão empresarial! E, se você deseja ainda mais dicas sobre o mercado fitness, não deixe de comentar aqui e nós da Tecnofit teremos o maior prazer em escrever sobre o assunto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você