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Homens fazem Pilates?

Homens fazem Pilates?

O método Pilates se difundiu entre as mulheres por seus resultados estéticos e benefícios durante a gestação e pós-parto, mas os ganhos com a prática vão muito além, e restringir o público apenas ao sexo feminino é um desperdício!

Se você é homem e pratica Pilates, já deve ter ouvido de alguém coisas como: “sério que você faz Pilates?”; “minha esposa fez quando estava grávida. Pra quê você está fazendo isso?”; “e fica lá deitado só alongando, né?”; “vai pro Ballet hoje?”; “isso é coisa de mulher!”; “isso é pra velho!”; “isso é pra grávida!”; etc.

Deixa eu te contar um segredo então: Pilates é para homem, sim!!!

O método foi criado por Joseph Pilates, homem, alemão, autodidata, boxeador profissional, que se inspirou em Yoga e artes marciais para criar os primeiros movimentos. Quando Joseph foi preso na Primeira Guerra Mundial, ensinou Pilates aos seus colegas de confinamento e acredita-se que por conta da prática, nenhum deles morreu de influenza na epidemia de 1918. Pilates ainda trabalhou como treinador da força policial em Hamburgo aplicando seus conceitos em grande parte para o público masculino até então.

Quando Joseph abriu seu studio em Nova Iorque, começou a trabalhar com bailarinos lesionados e percebeu que o Pilates podia reabilitar e prevenir lesões. Ele também pode observar a melhora do rendimento desses profissionais na prática do Ballet.

Os 6 princípios do método são respiração, concentração, fluidez, centralização, precisão e controle, e há grande preocupação com a qualidade do movimento na aula. Fazer errado ou mal feito não é uma opção.

Alguns dos ganhos obtidos com a prática de Pilates são:

  • Equilíbrio muscular através do trabalho bilateral e simétrico;

  • Flexibilidade;

  • Força do core (power house);

  • Prevenção de lesões através do fortalecimento da musculatura profunda, melhora da mobilidade e estabilidade;

  • Alívio de dores, principalmente nas costas;

  • Pesquisas recentes sugerem melhora do sono e até aumento do QI;

  • Melhora da performance esportiva;

  • Melhora da postura.

Há quem diga que o Pilates é muito fácil, mas acredito que quem afirma isso nunca o praticou. O que mais ouvimos de quem faz Pilates é: “se estiver fácil não é Pilates”; “Meu Deus, não sabia que existia esse músculo”; “1 minuto no Pilates passa muito devagar”; etc.

Os exercícios são globais, trabalham a musculatura profunda e o corpo todo. Raramente é trabalhada uma musculatura isoladamente como na musculação. Existem formas de modificar o movimento para torná-lo mais simples ou variar para torná-lo mais complexo. É preciso buscar um studio com bons profissionais, que percebam quando modificar e variar e para quem.

Cada caso é um caso. Gestante faz Pilates? Sim, mas atleta também faz e seus atendimentos são completamente diferentes.

Finalizo com alguns exemplos de homens que praticaram ou praticam Pilates que encontrei numa busca rápida no Google: David Beckham, Alexandre Pato (futebol), Vin Diesel, Samuel L. Jackson, Reynaldo Gianecchini, Lebron James (basquete), Andy Murray (tênis), Kobe Bryant (basquete).

 

Até a próxima!

Interação Fitness
Luiza Queiroga
Luiza Queiroga Seguir

Fisioterapeuta, sócia do Hama Pilates e Neopilates.

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