Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

NEM TUDO SÃO ROSAS, MAS NESSE OUTUBRO PODE SER!

NEM TUDO SÃO ROSAS, MAS NESSE OUTUBRO PODE SER!
Tecnofit Tecnologia
out. 8 - 6 min de leitura
000

Outubro. O mês da conscientização. O mês de fazer a diferença. 

Você sabia que mulheres que ganham mais de 27kg após os 18 anos, tem as chances dobradas de desenvolver câncer de mama? E que exercícios, mesmo que de baixa intensidade, podem diminuir em 18% as chances de desenvolver a doença? Ou então, você sabia que os casos de câncer são 24% mais frequentes em pessoas fumantes? Pois é! 

Pequenos hábitos, coisas que fazemos no nosso dia a dia, como comer mal, beber algo aqui ou ali, ou aquele cigarrinho só para relaxar fazem SIM muita diferença. Uma pequena mudança de hábito, pode salvar uma vida. 

Referencia: http://www.ipsm.mg.gov.br/arquivos/outubro_rosa.pdf

 

Tá, mas como posso incentivar meus alunos nesse Outubro Rosa?

Outubro Rosa é muito mais do que encher seu estabelecimento com balões rosa, ou colocar fitinhas de cetim na camiseta de todos os seus funcionários. 

É importante falar sobre o assunto!! 

Por isso FALE. Comente, converse com quem frequenta seu estabelecimento. Mostre esse texto para seus clientes!!

Separamos vários pontos para você se atualizar e aproveitar para compartilhar nos seus canais de comunicação, sejam eles redes sociais, e-mails ou um bate-papo pessoalmente.

Conhecimento relevante nunca é demais!

O câncer de mama é a segunda doença mais frequente no mundo todo e ela atinge não apenas as mulheres, mas também uma porcentagem dos homens. Por isso é preciso falar sobre o autoexame, pois quanto antes a doença for descoberta, melhor é o prognóstico. 

Existem algumas coisas que podemos evitar ou começar a fazer para diminuir as chances de desenvolver a doença, como: 

  • BEBA MENOS

Beber de 2 a 5 doses de álcool por dia aumenta os riscos de câncer de mama em 1,5x 

  • COMA BEM 

Comer produtos frescos, diminuir o consumo de carne vermelha, sal e produtos enlatados pode diminuir até 20% os riscos da doença 

  • VÁ AO MÉDICO 

Se todas as mulheres com idade acima de 50 anos fizessem a mamografia uma vez por ano, diminuiria o índice de mortes pela doença em pelo menos 25% 

  • AUMENTE O CONSUMO DE FIBRAS

Aumente o consumo diário de fibras e diminua em até 7% as chances de desenvolver a doença. 

  • VITAMINA D 

A alta absorção de vitamina D diminui em 50% as chances de desenvolver a doença. Você pode ficar no sol por tempo limitado, consumir alimentos como salmão, atum, leite e cereal fortificado. 

 

A prevenção é muito importante. Você pode incentivar alguém com hábitos ruins a mudar o estilo de vida através da informação. 

E você sabia que quando há algo de errado, nosso corpo apresenta sinais? 

Principalmente quando se trata de câncer de mama. Muitas mulheres acabam ficando com um certo medo de visitar um médico quando notam que algo não está normal, por isso é importante deixar claro quais sinais o corpo apresenta quando o câncer começa a se manifestar: 

  • Mudança no tamanho ou formato do seios 

  • Vermelhidão ou coceira na pele ou em volta do mamilo

  • Vazamento de fluídos em um ou em ambos os mamilos 

  • Inchaço da axila ou clavícula 

  • Nódulo ou espessamento que pareça diferente de todo o tecido da mama 

  • Mudança da textura da pele, com enrugamento ou aparência de “casca de laranja”

  • Inversão ou mudança de posição ou formato do mamilo 

  • Dor constante na mama e/ou axilas. 

Caso alguém venha a se queixar de dores na região do peito ou axilas, oriente que um médico seja procurado imediatamente. Às vezes uma “dorzinha” ou uma mancha ou ‘’é só um grosseirão” pode não ser isso. 

Referencia: http://www.ipsm.mg.gov.br/arquivos/outubro_rosa.pdf

 

Como a alimentação pode ajudar, tanto na PREVENÇÃO quanto durante o TRATAMENTO? 

Quando alguém descobre que desenvolveu a doença, ela passa por diversas mudanças em sua rotina e hábitos, fazendo com que ela deixe de gostar de alguns alimentos que antes gostava. Por conta da medicação, a alimentação se torna algo complicado, pois os remédios são muito fortes e um de seus efeitos pode mudar o paladar das pessoas. 

Segundo a nutricionista Priscilla Formigari:

 “Uma nutrição adequada em teores de macro e micronutrientes mostra benefícios tanto na prevenção, quanto no tratamento do câncer. Incluir fontes de magnésio, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e fibras pode atuar como fator protetor na progressão do câncer e melhora na qualidade de vida.”    

A nutricionista Priscilla separou uma pequena lista de alimentos que podem ser incluídos em uma dieta que ajudam tanto na prevenção quanto no período de tratamento da doença. Veja: 

  • Zinco: é um importante regulador do apetite e sua deficiência leva à diminuição da ingestão de alimentos, podendo o apetite ser aumentado com a suplementação desse mineral. Você pode encontrar em semente de abóbora, amendoim, castanha do Pará, castanha de caju;

  • Fibras alimentares: fator protetor para o desenvolvimento de câncer de mama. Você pode encontrar em leguminosas como feijões, grão de bico, lentilha, cereais integrais, frutas e verduras;

  • Vitamina A: A ingestão insuficiente deste nutriente apresenta vários efeitos sobre o metabolismo da tireoide, o que pode ter relação com o excesso de peso. Você pode encontrar esta vitamina no mamão, cenoura, abóbora, manga e ovos; 

  • Ômega 3: ajuda a resolver a inflamação e altera a função dos biomarcadores vasculares e carcinógenos, reduzindo assim o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Você  pode encontrar este nutriente em peixes como atum, bonito e sardinha, além das fontes vegetais como linhaça dourada e chia. 

  • Niacina (Vit. B3): Contribui com o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. Seus principais fontes são: fígado, atum, gergelim, amendoim, batata doce, abóbora, goiaba. 

 

 É muito importante divulgar essas informações, pois quanto mais pessoas souberem e mais elas procurarem se cuidar, mudar seus hábitos, menores serão os índices de mortes decorrentes do câncer. 

Converse com seus alunos, crie ações, divulgue, compartilhe. Esse pode ser o primeiro passo para mudarmos o mundo. 

 

Um grande abraço!! 

Marketing Tecnofit


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você