Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Obesidade e COVID-19: existe uma relação?

Obesidade e COVID-19: existe uma relação?
Chrissy Covatti
jun. 18 - 4 min de leitura
000

Não é segredo para ninguém que o sobrepeso e a obesidade propiciam malefícios à saúde e ajuda na propensão de doenças crônicas não transmissíveis como dislipidemias, resistência a insulina, diabetes meillitus tipo2 e doenças cardiovasculares.

Devido ao quadro atual de saúde de infecções pelo vírus COVID-19, novas preocupações e associações tem surgido na nossa sociedade.

Um dado extremamente relevante é que a obesidade e sobrepeso tem se demonstrado um fator de risco e/ou agravante nos casos de infecção. Segundo dados do sistema inglês de saúde, 71% dos internados por COVID-19 estão com obesidade ou excesso de peso.

Estudos recentes realizados na França e Estados Unidos identificaram, que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo coronavírus.

Esses estudos revelam que entre as 124 pessoas internadas por conta do Sars-Cov-2 de 27 de fevereiro a 5 de abril de 2020, 47,6% eram obesas (ou seja, apresentavam índice de massa corporal, o IMC, maior que 30) e 28,2% tinham obesidade grave (IMC maior que 35). Os cientistas notaram ainda que 85 pacientes (68,6% do total) utilizaram ventilação mecânica, sendo que a proporção foi maior entre os obesos graves (85,7%).

A inflamação generalizada e gerada pelo excesso de peso seria a grande responsável pelas complicações nesses indivíduos. Além da inflamação, o excesso de deposição de gordura se monstra um fator de risco por reduzir a reserva cardiorrespiratória protetora e por potencializar a desregulação imunológica, que parece pelo menos em parte, mediar a progressão para a doença e falência de órgãos.

Os médicos contam que os casos mais graves eram aqueles com maior número de marcadores inflamatórios no corpo, lembrando que o tecido adiposo, principalmente o viscera secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que ajuda na formação de forma trombos ou coágulos.

A relação entre obesidade e coronavírus passa por várias teorias e análises. Conhecer os motivos dessa associação e como identificar os pacientes que poderão complicar durante a internação hospitalar pode auxiliar no planejamento e execução de muitas medidas curativas.

Com essas informações de associação da obesidade e COVID-19, pode-se afirmar no que diz a respeito de saúde pública, que cuidados com a alimentação, atividade física e bons hábitos de vida como sono adequado, redução de estresse, podem ser intervenções terapêuticas (para reduzir potencialmente o risco de desenvolver comorbidades e também agravamento de COVID-19).

Espero ter ajudado! Nos vemos em breve!

 

Referências:

Radwan Kassir Risk of COVID‐19 for patients with obesityObes Rev. 2020 Jun; 21(6): e13034.

Simonnet A, Chetboun M, Poissy J, Raverdy V, Noulette J, Duhamel A, Labreuche J, Mathieu D, Pattou F, Jourdain M, Lille Intensive Care COVID-19 and Obesity study group. High prevalence of obesity in severe acute respiratory syndrome coronavirus-2 (SARS-CoV-2) requiring invasive mechanical ventilation. Obesity (Silver Spring). April 9, 2020 doi: 10.1002/oby.22831. [epub ahead of print].

Lighter J, Phillips M, Hochman S, Sterling S, Johnson D, Francois F, Stachel A. Obesity in patients younger than 60 years is a risk factor for Covid-19 hospital admission. Clin Infect Dis. April 9, 2020 doi: 10.1093/cid/ciaa415

Petrilli CM, Jones SA, Yang J, Rajagopalan H, O'Donnell LF, Chernyak Y, Tobin K, Cerfolio RJ, Francois F, Horwitz LI. Factors associated with hospitalization and critical illness among 4,103 patients with COVID-19 disease in New York City. medRxiv 2020;

Grasselli G, Pesenti A, Cecconi M. Critical care utilization for the COVID-19 outbreak in Lombardy, Italy: early experience and forecast during an emergency response.  JAMA. Published online March 13, 2020.

Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report-57. Published March 17, 2020. Accessed March 18, 2020


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você