Olá Personal Trainers, já estamos no segundo semestre de 2019 e continuo vendo profissionais reclamando que não está fácil.
Realmente nossa economia aqui no Brasil não está lá aquela coisa, as taxas cobradas pelas academias sobem a cada ano, o CREF é isso ou aquilo, academias low cost estão abrindo em cada esquina e tem gente até pensando em mudar de profissão!
Mas será que só RECLAMAR resolve o problema de não ter clientes?
Desde a minha formação lá em 1999, nunca parei de estudar e tentar entender o mercado da nossa área. Nos últimos anos, busquei me posicionar (veja o post sobre como se posicionar) de modo que o cliente entrasse em contato comigo, sem ter a necessidade de ficar disputando "ele" dentro das academias.
De acordo com o International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), possuímos a 4ª maior população mundial que frequenta ACADEMIAS e estamos entre os 18 países com maior número de academias por habitante, somando mais de 8 milhões de clientes.
"Isso significa que somente 4% da população brasileira frequenta algum estabelecimento licenciado para se exercitar com a orientação da atividade física."
De acordo com estes dados, MENOS de 5% da população brasileira frequenta ACADEMIAS. Então, onde será que estão nossos clientes?
Abaixo, listei 14 sugestões para te auxilar a atrair novos alunos, considerando que você já seja um profissional formado, é claro, ou esteja prestes a começar a atuar nessa área:
Ter a sua marca própria;
Ter uma definição clara do público que você atende, por exemplo: hipertrofia ou emagrecimento;
Ter um site com a descrição dos seus serviços;
Fazer treinos presenciais ou semi-presenciais;
Oferecer um tipo de consultoria que resolva o problema das pessoas;
Dar aulas em condomínios;
Dar aulas em parques ou praças;
Ter uma carga horária em alguma academia, clube ou local de treinamento para que possa conhecer pessoas e ser conhecido;
Ministrar aulas em grupo, visando desenvolver mais habilidades de comunicação e também conhecer outras pessoas;
Fazer vídeos no YouTube para o seu público com dicas e orientações para a prática de exercícios;
Facebook e Instagram - são ótimas ferramentas quando utilizadas de forma profissional, e é possível atrair clientes também;
Ter a sua própria empresa, lembrando que Personal não pode mais ser MEI - fale com um contador;
Trabalhar com uma equipe multidisciplinar;
Atualizar-se todo ano, participando de cursos, eventos ou congressos. Mais estudo e menos rola a bola.
A lista é grande e não é garantia de um retorno imediato, afinal, como tudo na vida é preciso de muita dedicação no seu negócio para que ele possa prosperar.
Ao meu entender, grande parte do problema da FALTA de clientes e pessoas que não fazem exercícios regularmente está em nós mesmos, pois o mundo está cada vez mais ONLINE e a população mais SEDENTÁRIA e o que estamos fazendo para mudar isso?
Fazer uma, duas ou três pós-graduações na nossa área é lindo para a carreira acadêmica. Agora, além disso ter também a consciência do que realmente fazemos para mudar a vida das pessoas, FAZENDO mais e RECLAMANDO menos, parece ser o caminho do SUCESSO profissional e ao mesmo tempo, impactamos muito mais pessoas para uma vida melhor.
Se faz sentido para você, compartilhe este post, e se ficou alguma dúvida fico à disposição para ajudar.
Um forte abraço e até a próxima!