Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Treinamento funcional é coisa de criança?

Treinamento funcional é coisa de criança?
Marcos Iubel
ago. 21 - 2 min de leitura
000

O mundo do ‘bol’ ainda domina as atividades físicas. Futebol, voleibol, handebol e basquetebol continuam entre os esportes prediletos das crianças e de seus pais, que procuram escolinhas destas modalidades para que seus filhos façam alguma atividade extracurricular. Entretanto, nos últimos anos o treinamento funcional infantil começou a aparecer como alternativa de exercício para aqueles que não gostam tanto assim dos jogos tradicionais.

Existem estúdios voltados exclusivamente para este público, e academias que disponham de horários para as aulas infantis. O profissional que ministra estas aulas deve estar preparado para torná-las atrativas e lúdicas, através de jogos e brincadeiras que desenvolvam os componentes da Aptidão Motora:

  • agilidade;
  • velocidade; 
  • potência; 
  • equilíbrio;
  • coordenação.

Exercícios como polichinelo, abdominal, flexão de braço, burpee e agachamento, podem estar inseridos nos circuitos motores, mas não precisam ser o ponto principal da aula, pois, como crianças, elas ainda vão preferir às brincadeiras.

Uma das características que tornam atrativas as aulas funcionais, é que não somente uma modalidade precisa ser trabalhada, como nas escolinhas. Podemos vivenciar esportes nem tanto difundidos para a maioria da população, como: squash, badminton, tênis, hóquei, golfe, peteca, críquete, futebol americano, rúgbi, e qualquer outro que possa ser adaptado ao espaço.

Então se você, profissional de educação física, ainda pensa em trazer o treinamento funcional para a sua aula, procure por exercícios e brincadeiras que contemplem diferentes habilidades motoras e que integrem as crianças de maneira lúdica e prazerosa, onde o exercício vire diversão e não uma obrigação.

Um abraço e até a próxima.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você