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Você sabia que controlar sua respiração diariamente tem efeitos incríveis no seu corpo e mente?

Você sabia que controlar sua respiração diariamente tem efeitos incríveis no seu corpo e mente?

O diafragma, principal músculo da respiração, divide a cavidade torácica da abdominal, é responsável pela manutenção da postura e sua mobilização miofascial além de melhorar a capacidade respiratória, auxilia no trânsito intestinal, na circulação de retorno e descompressão lombar.

Quando o diafragma está encurtado e hipertônico, pode gerar compressão de vértebras, órgãos internos, má postura e abdômen protuso. Um dos maiores pesquisadores da meditação e do poder das crenças na promoção da saúde, estimou que 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas apenas usassem a mente para combater as tensões.

O treinamento da consciência respiratória tem efeitos positivos nos sistemas nervoso e metabólico, como também nos processos cognitivos. Estudos sobre os efeitos da respiração intercalada por fases da apneia no controle e resposta inibitória (processo cognitivo que ajuda a interromper, ou não, o comportamento) revelam que praticar uma sessão de exercícios de consciência respiratória e uma sessão de exercícios respiratórios combinados com apneias pode melhorar a resposta inibitória de forma imediata, os quais são atribuídos ao efeito de relaxamento e equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

Mudar conscientemente a maneira como respiramos envia sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, que pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da respiração, promovendo sensação de calma, e também do sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Durante o treino do Low Pressure Fitness (LPF), o praticante realiza apneia expiratória, com a abertura das costelas, sucção abdominal e elevação do diafragma, o que causa o levantamento dos órgãos internos através da tração dos pilares do diafragma. A aspiração diafragmática combinada com posturas específicas promovem uma descongestão na cavidade pélvica ao mesmo tempo que recruta os músculos profundos do core e regula a pressão interna das cavidades abdominal, torácica e pélvica.

A pratica regular e sistemática do método melhora o padrão respiratório e com isso, minimiza quadros de ansiedade e estresse crônico. Trabalhamos a respiração consciente, rítmica e controlada que é também um dos fundamentos do treinamento de ioga, ambas as práticas valorizam muito o treinamento das três fases respiratórias: inalação, expiração e apneia. 

Mudar conscientemente a maneira como você respira equilibra o sistema nervoso simpático e parassimpático (SNP) e como a pratica do LPF associa pautas posturais, também reprograma seus músculos do core para trabalhar em um nível subconsciente durante suas atividades da vida diária e pratica esportiva. Além de promover uma sensação de calma  e controlar a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

Interação Fitness
Luana Franco da Luz Fabiano
Luana Franco da Luz Fabiano Seguir

Fisioterapeuta adepta dos abdominais hipopressivos, certificada internacionalmente pelo método Low Pressure Fitness. Atua também com Pilates e treinamento/reabilitação funcional. Amante dos esportes, incentivadora da saúde e estudante de Nutrição.

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