Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância do LPF — Low Pressure Fitness — no rendimento esportivo

A importância do LPF — Low Pressure Fitness — no rendimento esportivo
Luana Franco da Luz Fabiano
out. 23 - 3 min de leitura
000

A prática excessiva de esportes, ou até mesmo a execução inadequada de alguns movimentos e exercícios, pode provocar um aumento da pressão intra-abdominal-PIA e uma hipertonicidade do diafragma, o que gera muito mais do que uma resposta antiestética da faixa abdominal e cintura, muitas vezes com aquele abdômen distendido e protuso.
 
É frequente o relato de pacientes meus, atletas amadores e até mesmo profissionais com queixas de lombalgias, hérnias (discais, inguinais, abdominais), incontinência urinária por esforço, prolapsos, devido à falta da pré ativação da parede abdominal durante o esforço.

Então como conseguir essa ativação e prevenir essas patologias com o LPF - Low Pressure Fitness?


O Low Pressure Fitness é um programa de treinamento postural e respiratório baseado nos hipopressivos,  cadeias miofasciais e neurodinâmica, que proporciona a liberação miofascial e alongameno do diafragma, principal músculo da respiração, melhorando a capacidade respiratória, o trânsito intestinal, ajudando também na descompressão lombar, na circulação de retorno e normalização da pressão intra-abdominal.

A prática sistemática e correta do LPF trabalha essa ativação, especialmente dos músculos oblíquos, transverso abdominal e lombar multifidus, que são músculos abdominais internos, raramente incorporados nos treinos e frequentemente negligenciados.

Os músculos abdominais internos apoiam a postura e controlam a respiração profunda durante os movimentos de força, como agachamentos pesados, estes geralmente são mais fracos que os outros músculos do abdômen, o que causa um desbalanceamento do CORE e aumento da PIA.

Além de reduzir a circunferência abdominal, o método auxilia na melhora postural do atleta, auxiliando na estabilidade lombo-pélvica, o que por consequência melhora o  tônus de base e sua musculatura estabilizadora passa a ter co-ativação, gerando com isso melhora da gestão de forças. 

Por isso, todo atleta deveria incluir como parte do seu treino diário, 5 a 10 minutos dos abdominais hipopressivos - LPF, pois os movimentos nas posturas com o estímulo e tensão corretos, estimulam uma fáscia saudável e sua biotensegridade o que melhora a hidratação, elasticidade e resiliência para o tecido, consequentemente, o atleta ganha mais mobilidade e amplitude de movimento.

O treinamento respiratório é outro item a ser destacado, pois além de potencializar o treinamento de força explosiva, alivia o estresse e ansiedade.

E aí, o que você achou de todos esses benefícios do LPF? Já conhecia? Me conte nos comentários! Até logo!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você