Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A música e o impacto positivo nos treinos.

A música e o impacto positivo nos treinos.
Tecnofit Tecnologia
mar. 14 - 4 min de leitura
000

Já reparou como qualquer espaço em que se pratica atividade física, a música é sempre um elemento presente?

Mesmo saindo dos ambientes de treino “amadores”, também conseguimos ver o mesmo comportamento entre atletas de alta performance.

Jogadores de futebol, pilotos de Fórmula 1, atletas olímpicos e etc… Todos eles têm, em comum, um fone de ouvido e um smartphone com a sua playlist favorita tocando enquanto se preparam para competir. 

E há uma razão para tudo isso: a música pode transformar a maneira como eles e você se sentem em relação ao exercício ou atividade que está a prestes a iniciar.

Falando especificamente dos treinos, a distração que a música provoca é o suficiente para o praticante da atividade física ficar menos consciente do seu esforço.

É como se a música “mascarasse” toda a dor e energia gasta durante a execução daquele exercício. De acordo com uma pesquisa da Brunel University, de Londres, essa distração pode beneficiar o desempenho atlético em até 15%. 

Incrível, não? Então que tal mais boas razões para você incluir a música como estratégia de qualidade e retenção no seu negócio? Vamos a elas!

 

Menos esforço, maior produtividade

Em 2010, um estudo revelou que ciclistas se dedicavam muito mais durante a atividade física enquanto ouviam música. Isso quer dizer que quanto mais rápida era a música, mais energia e animação era empregada no exercício. 

O ideal é que as músicas tenham entre 120 e 140 batimentos por minuto (bpm), impactando moderadamente na execução dos exercícios.

 

Trabalho de resistência 

O trabalho de resistência também sofre influência positiva daquela sua sequência de canções favoritas. As pessoas que ouvem música durante o treinamento de força, por exemplo, podem agachar com mais facilidade e velocidade. 

Por outro lado, quem realiza o mesmo exercício sem nenhum estímulo musical, tende a sofrer um pouco mais. 

Sempre que nos exercitamos, nosso cérebro percebe o quão difícil é a atividade, e nosso corpo responde com mais esforço e gasto de energia. 

Mas, se uma música estiver tocando, ela acaba por roubar a atenção do seu cérebro, e ele processa menos sobre o quanto está difícil realizar aquela atividade.

Por isso, independente do ramo do seu negócio fitness, a presença da música ambiente é fundamental. É uma ‘reação em cadeia’, que só tem a favorecer o seu negócio. Seus alunos treinam melhor, conseguem resultados reais, sentem-se satisfeitos com os seus serviços e recomenda o seu espaço para outros clientes.

 

Manter o bom humor

Atletas costumam ouvir música como uma maneira de manter o bom humor e canalizar o foco. Neste estudo de 2013, os participantes contaram que passaram a pensar sobre si mesmos e em quem eles são, além de experimentarem alguns bons minutos de fuga da realidade.

O que chamou mais a atenção dos pesquisadores, neste caso, foi o uso inteligente da música em filtrar sentimentos negativos durante o treino - fazendo os atletas renderem mais e dando a certeza de que eles se sentirão bem quando terminarem a atividade.

Conclusão: A vontade de se manter em movimento

Na mesma pesquisa foi revelado que, de fato, o ritmo é contagiante. O que quer dizer que quanto mais groove (padrão rítmico), melhor. Desta maneira, o cérebro fica alerta e cria uma situação favorável para o praticante de atividade física.

É importante dizer que nem todo espaço tem equipamentos inteligentes, com músicas e sons personalizados para cada aluno. Por outro lado, a boa notícia é que isso não é necessário.

Um sistema de áudio, com caixas de som espalhadas por todo o espaço já é o suficiente para entregar uma experiência diferenciada para o seu cliente.

 

Agora é só montar a playlist e aproveitar o poder da música para você, seus instrutores e alunos.

 

Até a próxima!

Redação Tecnofit


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você