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6 dicas definitivas para motivar seus colaboradores

6 dicas definitivas para motivar seus colaboradores

Quando o assunto é motivação dos funcionários, o caminho natural do gestor acaba sendo o financeiro. Em muitas situações, o empresário pratica alguns reajustes para deixar o custo do negócio menos oneroso e, por consequência, ter mais dinheiro para redirecionar às remunerações dos funcionários. 

Porém, existem outras alternativas, e que podem ser tão ou até mais eficientes que um aumento ou bonificação salarial.

Quer alguns exemplos de como fazer isso e deixar seu time mais feliz e produtivo? Então coloque em prática essas 6 dicas de motivação para funcionários que a Tecnofit separou para você!

#1. Faça perguntas

Muitos gestores impõem e apresentam suas próprias motivações à equipe, quando na realidade as pessoas são motivadas por coisas diferentes. Então, pare e olhe ao redor. Quais são os incentivos postos em prática? Como você chegou a eles? Será que eles são o que seus colaboradores de fato querem?

Para não depender de "achismos", questione seus funcionários.

Pergunte aberta e sinceramente o que move cada um deles. E tome nota dessas respostas. Na sequência, procure oferecer diferentes benefícios para diferentes funcionários. Afinal de contas, ninguém é igual a ninguém.

Isso fará com que as motivações individuais sejam, de fato, certeiras e tragam mais resultados.


#2. Promova momentos de descontração no seu ambiente

6 dicas definitivas para motivar seus colaboradores

O trabalho não tem que parecer trabalho todo o tempo. Separe, por exemplo, um horário que sua academia, estúdio ou box tenha um movimento menor durante a semana e implemente uma espécie de ócio criativo. Pode ser um ótimo momento para fazer algo diferente. Uma palestra motivacional de um convidado externo, uma roda de violão, um torneio de videogame ou qualquer coisa que esvazie a mente naquele período.

Além de promover a interação e o engajamento, o que colabora diretamente para uma sinergia maior entre a equipe como um todo, esses momentos traduzem um valor de qualidade de vida no trabalho que é inestimável.

E, consequentemente, mantém as pessoas motivadas e comprometidas com a sua empresa.

#3. Incentive o feedback

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O feedback é aquele momento que gestor e colaborador se reúnem para avaliar uma determinada tarefa ou período de trabalho.

Por conta da rotina atribulada, típica nos mais variados nichos de mercado, esta etapa se mostra absolutamente essencial no gerenciamento de equipes. Além de alinhar estratégias  e expectativas, a prática mantém o time unido em prol de um objetivo comum.

E, nessa via de mão dupla, entre demandas e escopo que são passados pelo gestor, o funcionário também reporta tudo aquilo que está sendo realizado, o que deu e o que não deu certo durante a execução de determinado projeto.

Toda essa interação, recolhimento de impressões e informações, pode ser fundamental para evitar a rotatividade dos colaboradores. É justamente aqui onde o gestor consegue acompanhar de que maneira o trabalho está sendo desenvolvido e corrigir os erros a tempo.

Além disso, é relevante que você, gestor, esteja ciente de que existe uma ligação clara entre insegurança e desmotivação. Quanto mais o funcionário se sente desconfortável em realizar alguma tarefa, mais sem vontade ele fica - não apenas com o trabalho, mas também em vestir a camisa da sua empresa.

Por isso, com certa frequência, separe um ou dois dias no mês para dialogar e trocar ideias com os colaboradores sobre o que acontece no seu negócio, bem como medir a qualidade de envolvimento nos projetos.

O resultado desses momentos pode surpreender você, positivamente!


#4. Não se esqueça de elogiar (quando um funcionário merecer)

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O elogio e o reconhecimento são importantes técnicas motivacionais. Mas, apesar de sua eficiência comprovada, muitas vezes é deixado de lado, pois esperamos que o funcionário simplesmente saiba que estamos satisfeitos com o trabalho dele.

Não caia nesta cilada. A sua satisfação pode parecer óbvia para você, mas precisa ser dita com todas as palavras para aqueles que merecem reconhecimento.

Posto isso, tenha em mente que quanto antes você pontuar que ficou feliz com uma determinada atividade, melhor. Neste caso, imediatamente nunca é cedo demais.

Outro ponto importante que devemos ressaltar é a essência desse elogio. Fazê-lo de forma genérica é bom? Sim, porém ser mais incisivo e discorrer sobre o assunto é melhor ainda.

O que isso quer dizer na prática? Que você pode ir um pouco mais além! Detalhe o que o funcionário fez para atingir um determinado resultado. Ele não só vai apreciar o gesto, como também perceberá que você, de fato, presta atenção no que ele faz.

Por fim, porém não menos importante: encontre maneiras de elogiar o colaborador que não performa tão bem quanto os outros. Um pouco de encorajamento pode ser tudo o que ele necessita para mudar de atitude e performar conforme suas expectativas.


#5. Invista em treinamentos para aprimorar as habilidades do seu time

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A retenção de funcionários é um enorme desafio para os gestores. Por isso, ter uma cultura focada no desenvolvimento de colaboradores pode ajudar, e muito, no trabalho de manter os talentos na sua empresa.

Afinal, o funcionário bem treinado, confiante e empenhado, vai entregar melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Assim, a medida que a equipe se torna mais eficiente e proficiente, o retorno vem gradativamente. O trabalho em constante aprimoramento deixa seus clientes mais satisfeitos - o que, por sua vez, acaba aumentando a relevância da empresa em seu mercado de atuação e abrindo mais possibilidades, tanto de novos negócios quanto novos e mais clientes.

Por isso, perceber que os funcionários são um ponto-chave para expandir e crescer um negócio é crucial.

Apenas atente-se sobre o quão atual está o seu treinamento.

Aquilo que funcionou ano passado, pode não funcionar no próximo. A forma que você entende e toca o seu negócio pode ter que passar por mudanças, de acordo com as necessidades do cliente e do setor.

#6. Distribua mais responsabilidades

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Da mesma forma que algumas pessoas são mais motivadas pelo dinheiro, algumas outras (ainda que mais raras) são motivadas pelos desafios que possuem diante de si. Pessoas inteligentes, muitas vezes, anseiam por oportunidades para crescer, imaginando que as habilidades e experiências adquiridas com a nova rotina de trabalho as tornem mais valorizadas.

Saber reconhecer esse tipo de colaborador é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Portanto, mantenha-se sempre em contato com seus funcionários e atento aos sinais.

Geralmente, essas pessoas:

  • Pedem metas constantemente;
  • Anseiam por feedbacks, tanto positivos quanto negativos;
  • Procuram maneiras de otimizar processos e fazer melhor as tarefas que possuem em mãos;
  • Sempre procuram fazer mais do que lhes foi solicitado.

Quando você identifica essa sede por crescimento, tudo o que tem a fazer é proporcionar um ambiente de trabalho pautado em confiança e transparência, para que o colaborador em questão tenha liberdade para dar vôos cada vez maiores.

Nesses casos, as duas partes só têm a ganhar!

 

Conclusão

Os negócios, como um todo, estão mudando de forma significativa. A partir do momento que a empresa consegue entender isso, e reconhecer a importância em adotar tais práticas, incorporar novas formas de recompensar e motivar seus funcionários fica muito mais fácil.

No entanto, as empresas não são mais apenas números e dados, e uma planilha de excel não informa tanto quanto deveria. Isso quer dizer que o fator humano conta muito na maneira de avaliar o sucesso de um negócio, qualquer que seja o segmento.   

Os colaboradores querem fazer parte de algo que traga significado para a suas vidas, e a empresa precisa trazer isso de forma transparente, a todo o momento. O que o gestor vai realizar para manter os funcionários motivados e com um nível alto de pertencimento ao seu negócio, passa muito pela qualidade do engajamento que ele consegue proporcionar aos funcionários ao longo do tempo.

Posto isso, use as dicas acima para manter suas equipes satisfeitas e lembre-se: mostrar apreço aos seus colaboradores, em um nível mais pessoal, pode ser o ponto de virada para um ambiente de trabalho mais produtivo e feliz.
 

Até a próxima,

Equipe Tecnofit

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