Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Atividade física para gestantes

Atividade física para gestantes
Antonio Krieger
jun. 18 - 2 min de leitura
000

Praticar atividades físicas na gravidez pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães. É claro que têm casos em que é preciso ter alguns cuidados, mas de forma geral, os exercícios são muito bem-vindos para as gestantes!

A regra é simples: mulheres que já realizavam atividade física regularmente (como musculação, CrossFit, triathlon, ginástica, dança...), continuam a treinar durante a gestação. Nas primeiras 12 semanas recomenda-se maior atenção e menor carga/impacto nos exercícios, por se tratar do período de implantação embrionária - portanto é o momento de maior cuidado com a saúde da mulher e do bebê. Após este período, o retorno gradual ao treino com maior intensidade é liberado, sempre com supervisão profissional.

Já as mulheres sedentárias devem ter alguns cuidados para começar uma atividade física durante a gravidez. Recomenda-se a orientação do seu obstetra e de um educador físico habilitado para prescrever exercícios adequados para a sua condição. Atividades de menor impacto como hidroginástica, Yoga e Pilates são muito bem recomendadas, pois vão auxiliar no fortalecimento do assoalho pélvico, que proporciona mais segurança à gestação, além de trazer benefícios físicos e endócrinos à mulher e ao bebê.

Por fim, estudos científicos têm demonstrado diversos benefícios do exercício físico durante a gestação, como:

  • Melhora do fluxo sanguíneo placentário;

  • Maior peso do bebê ao nascimento, comparado com filhos de mães sedentárias;

  • Melhor desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de mães fisicamente ativas durante a gestação;

  • Menor risco de doenças graves na gestação como diabetes, hipertensão e eclâmpsia.

Está gestando ou planeja engravidar em breve? Converse com seu obstetra, procure um professor de educação física e não perca tempo! Os exercícios farão bem a você e ao bebê.

Até a próxima!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você