Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como a recorrência ajuda o controle financeiro também do segmento fitness?

Como a recorrência ajuda o controle financeiro também do segmento fitness?
Tecnofit Tecnologia
jun. 13 - 6 min de leitura
000

Manter o controle financeiro da sua academia pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Basta apostar em formas de pagamento que reduzam as taxas de inadimplência, aumente as vendas e lhe dê previsões mais assertivas sobre balanço de caixa. Assim você poderá tomar decisões estratégicas mais facilmente, como a aquisição de novos equipamentos ou modernização das instalações, por exemplo.

Além disso, potenciais clientes estão sempre em busca de ambientes agradáveis que lhes proporcionem a melhor experiência possível. Para não perder nenhuma conversão, você precisa oferecer benefícios que sejam atrativos para cada um. E, nesse momento, um dos maiores fatores de decisão é a forma de pagamento.

Nessa hora, nada melhor do que a recorrência: um meio interessante para seu cliente e que garante uma série de benefícios ao seu estabelecimento. Mas como ela pode auxiliar no controle financeiro da sua empresa fitness? Descubra logo abaixo!

Como a cobrança recorrente ajuda o controle financeiro?

Uma das principais vantagens de trabalhar com o modelo de pagamento recorrente é que, além de não tomar o limite do cartão do cliente, ainda contribui para que você tenha maior controle sobre o fluxo de caixa.

Uma vez que o consumidor opte pela cobrança recorrente, você não precisará mais se preocupar com altos índices de inadimplência, pois o pagamento será agendado. Com isso, você poderá fazer projeções de lucro muito mais realistas e seguras.

Você também poderá oferecer a opção de pagamento recorrente no cartão de crédito. Mas, para isso, será necessário o uso de uma plataforma de recebimento online, como a Vindi.

Ao vender, serão registradas informações como:

  • Dados do cartão;
  • Data de cobrança;
  • E-mail;
  • Dados do cliente.

Após essa fase, o software fará a cobrança do valor da mensalidade no dia programado, que será debitado do limite de crédito do cartão do cliente.

Assim como em vendas pontuais, na recorrência é preciso conectar-se a uma adquirente, o que pode ser feito de três formas:

. Integração direta com adquirente (um processo mais complexo e burocrático), que se conecta às bandeiras de cartões e bancos emissores para que o processo de venda, transação, aprovação e recebimento ocorra;

. Gateway de pagamento: aqui, o processo de captação e transmissão das informações de venda (aprovação e transação) ficam a cargo do gateway. Ele se conecta às adquirentes, recebe o retorno processado por elas junto às bandeiras e bancos emissores. A principal vantagem do gateway é que ele oferece taxas mais atrativas do que os outros meios, além de possuir uma série de benefícios;

. Subadquirente, ou intermediadoras de pagamento, são responsáveis por todo o processo e riscos das operações (logo as taxas são maiores). Ao usar uma subadquirente, a empresa é credenciada nela e não nas adquirentes, como a exemplo do gateway.

Benefícios da recorrência para academias

controle financeiro_mercado fitness

Ao contar com uma plataforma que automatiza pagamentos, você terá muito menos preocupações. Isso porque softwares de pagamento recorrente oferecem a opção do cliente pagar por meio do débito recorrente.

Como somente o valor de uma parcela será debitado por mês, de forma automática, você reduz a taxa de inadimplência e aumenta a taxa de vendas. Isso garantirá maior estabilidade na hora de ter uma receita previsível, pois você saberá exatamente quantos alunos estão com a assinatura ativa e quando o valor será debitado do cartão.

Por não ter mais a preocupação em lembrar de pagar a academia na data certa, o aluno se engaja mais com o seu espaço, investindo mais tempo para alcançar seus objetivos; o que garante uma experiência muito melhor e efetiva.

Vantagens da recorrência

Algumas das principais vantagens ao utilizar a cobrança recorrente incluem:

  • Maior taxa de adesão;
  • Argumento de venda mais convincente;
  • Taxa de crédito à vista reduzida;
  • Cobrança automática.

Contudo, com uma plataforma de cobranças, como a Vindi, além das vantagens acima você também terá benefícios como:

. Redução de inadimplência: quando você não tem um sistema de recorrência para academia e o pagamento deve ser feito pessoalmente na recepção, a taxa de recebimento tende a cair;

. Aumento de vendas: além dos planos que você oferece, a forma de pagamento também conta muito. Oferecer descontos e diferentes meios de pagamento, permite ao cliente escolher aquela que melhor se encaixa em seu perfil;

. Aumento da retenção (renovação automática em caso de cartão vencido): um aluno pode continuar treinando com você por diversos aspectos — seja a localização do seu estabelecimento, as condições dos equipamentos ou a praticidade na hora de realizar pagamentos. Atendimento ruim, instrutores mal preparados e equipamentos danificados podem, em contrapartida, ser prejudiciais para a retenção de clientes. Por isso, ofereça sempre uma experiência positiva aos alunos, como a facilidade em realizar pagamentos;

. Controle financeiro: ter uma previsão maior do fluxo de caixa e saber qual será o saldo ao final do mês é fundamental para sua academia. Se um ou mais clientes se esquecem de pagar a mensalidade, fica muito mais difícil fazer um balanceamento preciso.

Se você ainda não trabalha com recorrência, saiba que o uso do cartão é um fator indispensável para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, a Vindi desenvolveu um gateway de pagamentos online completo, que conta com a certificação máxima do PCI Compliance para garantir a segurança em todos os sentidos. E que ainda oferece as principais integrações de pagamentos do país.

Que tal ter mais liberdade para vender? Impulsione os seus resultados com esse modelo de pagamento.

Redação Vindi

Leia também:

Mercado fitness: o que apostar e o que evitar em 2018

Pagamento via aplicativo: mais uma novidade EXCLUSIVA Tecnofit!

 

Sobre a Vindi

A Vindi é uma empresa de pagamento especializada em serviços, com um software de gestão para otimizar os processos e operações de recebimento online, emissão de notas fiscais, conciliação bancária e soluções financeiras.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você