Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como e por que aprimorar a Aptidão Motora.

Como e por que aprimorar a Aptidão Motora.
Marcos Iubel
out. 22 - 2 min de leitura
000

Quando pensamos na pratica esportiva para fins de recreação, lazer ou competição, existem cinco pontos que são fundamentais para um bom desenvolvimento motor das nossas crianças. Assim, Virgilio (2015), resumiu estes aspectos em ‘Aptidão Motora’, que reúne na sua definição a:

  •  Velocidade,
  • Agilidade,
  • Potência,
  • Coordenação
  • Equilíbrio.

A seguir, irei trazer uma breve definição de cada aspecto e uma brincadeira para desenvolvê-los ainda mais.

Velocidade como: habilidade de executar um movimento no menor tempo possível.

Brincadeira para Velocidade: Corrida de Revezamento; Alunos separados em equipe, devem percorrer um trajeto pré-definido com um bastão na mão, cada vez que um aluno percorrer a trajetória, passa o bastão para o outro colega, até que todos tenham corrido, declarando assim uma das equipes vencedoras.

Agilidade: habilidade de mudar rapidamente a direção ou posição corporal de modo correto durante a movimentação espacial

Brincadeira para Agilidade: Pega-pega, uma criança deve encostar e ‘’colar’’ nas outras em um determinado tempo, sem que estas que já foram coladas fiquem livres com a ajuda dos outros amigos, sendo uma brincadeira simples e de fácil execução.

Potência: é o produto da força e velocidade; movimentos explosivos durante intervalos curtos de tempo.

Brincadeira para Potência: Salto em distância; determinar um local que eles deverão correr e saltar a maior distância possível, como se fosse uma competição.

Equilíbrio: manter equilibrada a posição do corpo, seja em movimento (dinâmico) ou em repouso (estático).

Brincadeira para Equilíbrio: Guerra de Cotonete; cada aluno deverá estar em uma base estreita, e tentar derrubar o outro colega com o auxílio de um macarrão de piscina.

Coordenação: integrar certo número de habilidades motoras em um padrão motor eficiente e regular.

Brincadeira para Coordenação: O Mestre Mandou; designar um aluno para ser o 'Mestre' a cada rodada. Ele poderá fazer vários movimentos, que devem ser repetidos pelos colegas, e aquele que executar da melhor maneira será o próximo Mestre.

Uma criança que tem uma boa aptidão motora desenvolvida, será capaz de planejar movimentos de maneira mais rápida e precisa, não somente no seu esporte preferido, como nas atividades cotidianas. Afinal, quem nunca conheceu uma pessoa que conseguia se sobressair em qualquer modalidade que ela praticava?

O desenvolvimento da aptidão motora deve fazer parte das nossas aulas, estando inserido em jogos e brincadeiras, sendo trabalhados de maneira lúdica e saudável.

 

Espero que gostem das dicas,

um grande abraço!!

Até a próxima!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você