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Como fazer a retenção de clientes nos primeiros meses de matrícula

Como fazer a retenção de clientes nos primeiros meses de matrícula

A retenção de clientes sempre foi um assunto importante para academias e quaisquer outros modelos de negócios fitness.

De acordo com um estudo publicado pela IHRSA, em 2016 a maioria dos negócios fitness têm uma taxa anual de evasão entre 30% a 50%, que é a quantidade de alunos que NÃO renovam contratos.

Isso significa que, ao longo de 365 dias, muitas academias estão perdendo até metade de seus clientes.

Mas, por que isso acontece?

São muitas as razões pelas quais alguns alunos matriculados desistem e nunca mais retornam. Por isso, implementar estratégias que convençam os alunos a continuarem usufruindo do seu serviço são fundamentais. Dessa forma, sua academia, estúdio ou box de CrossFit consegue manter o número de desistências abaixo da média do mercado.

Se você é um gestor ou dono de negócio e está sofrendo com este tipo de situação, então agora é o momento de aproveitar todas as nossas dicas!

1- Tenha um programa / sistema de indicação

Para algumas pessoas, ir treinar ou desempenhar qualquer tipo de atividade física é mais do que uma busca pela saúde - é também um evento social.

Sendo assim, recompense os alunos por recomendarem os serviços do seu negócio para amigos e parentes, por exemplo. Como? Comece com ideias simples e ofereça a eles os benefícios de um bom programa de indicação.

Você pode dar ao novo matriculado uma porcentagem de desconto, além de estender o benefício ao aluno que fez a indicação. Outra maneira, igualmente eficiente, é conceder um mês grátis ao aluno toda vez que alguém que foi indicado por ele, se matricular.

2- Invista em equipamentos e equipe

Entre os principais modelos de negócios fitness há duas tendências que impactam diretamente na retenção dos alunos. A primeira, é a qualidade da equipe, seguida do nível das instalações e equipamentos. Essas duas características, quando bem implementadas, cativam por completo os clientes.

Por esse motivo, passa a ser tão importante contratar profissionais que tenham facilidade (e uma certa dose de paixão) em lidar com o público. Da mesma forma, investir na estrutura do seu espaço com instalações atualizadas, limpas e sempre em ótimas condições faz parte de um caminho certeiro para manter seus clientes.

3- Promova eventos e interação

Uma das principais estratégias para reter clientes é fazer com que os alunos frequentem o seu espaço, mas, não só para treinar. Crie uma comunidade na qual seus alunos desenvolvam, em algum nível, um sentimento de pertencimento.

Realize eventos como campanhas de doação de sangue, festas temáticas, palestras e workshops. Enquanto eles estão participando dessas ocasiões, que não necessariamente tem a ver com uma rotina de exercícios ou treinos, você consegue estreitar os laços. Consequentemente, os alunos estarão mais propensos a ficar no seu negócio por mais tempo.

4- Dê dicas de finanças

Quando o seu aluno perde o emprego ou tem qualquer outra mudança que afete seu orçamento, a matrícula é uma das primeiras coisas a ser cortada. 

Por isso, seja proativo e produza materiais com conteúdo e/ou dicas de como manter as finanças em dia. Isso demonstra zelo pelo cliente e passa a percepção de um serviço diferenciado.

Além disso, informe ao seu aluno sobre alguma outra facilidade que o seu negócio tenha e que auxilie em possíveis débitos e inadimplência. A ideia é que esse tipo de informação esteja sempre muito clara para o seu cliente, principalmente para aquele que esteja cogitando parar de pagar pelo serviço. Veja também 7 passos para diminuir a inadimplência.

5- Esteja sempre em contato com o cliente

Mantenha os clientes próximos ao seu negócio, alimentando a relação com conteúdo via e-mails, mala direta, SMS e redes sociais. Utilize estratégias de CRM.

Esse contato é importante e serve como lembrete de que você está valorizando o aluno. Quando a atenção individual deixa de existir, é provável que o cliente tenha a percepção de que ninguém notará se ele, simplesmente, cancelar o contrato.

 

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Até a próxima!

Redação Tecnofit

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